Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Cartilha de redação do Enem 2020 é divulgada pelo Inep

Cartilha de redação do Enem 2020 é divulgada pelo Inep

Nesta edição, "A redação do Enem 2020 - Cartilha do Participante" contém algumas novidades como as versões para surdos, pessoas com deficiência auditiva ou com dislexia.

Publicado por Érica Caetano
04/01/2021 10h30 , atualizado em 04/01/2021 11h58

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já disponibilizou aos inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 o documento com as explicações de forma detalhada da redação do maior exame educacional do país.

Nesta edição, "A redação do Enem 2020 - Cartilha do Participante" contém algumas novidades como as versões para surdos, pessoas com deficiência auditiva ou com dislexia. Confira:

Confira a cartilha da redação do Enem 2020

Cartilha para pessoas surdas ou com deficiência auditiva

Cartilha para pessoas com dislexia

A cartilha explica como deve ser a estrutura da redação, o método de correção da prova e ainda exemplos de textos que tiraram nota mil no Enem 2019. 

A redação do Enem

A produção textual do Enem é a única parte dissertativa do Exame e, por isso, tem um peso muito significativo para a nota e tem suas especificidades.

A redação do Enem 2020 deverá ser um texto em formato de prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com mais de 7 linhas - máximo de 30 linhas. O título não é obrigatório mas se for utilizado, terá o desconto de uma das linhas da produção textual.

A proposta de tema tem ordem social, tendo como acompanhamento textos ou elementos de apoio para o participante, sejam mapas, charges, gráficos, charges, mapas, propagandas, obras de arte.

O participante precisa desenvolver o assunto baseado no tema propondo uma solução para o problema apresentado, o que é chamado de proposta de intervenção. 

A correção da redação do Enem

A redação do Enem é feita por meio de dois corretores e, no caso de grande divergência de pontuação, um terceiro faz a correção. Isso acontece quando houver nas notas diferença de mais de 100 pontos no total da prova ou mais de 80 pontos em qualquer uma das competências. 

Leia também: Como fazer uma redação nota mil no Enem

A correção é feita por competências, que são aspectos  esperados na redação do participante. A redação do Enem é formada por cinco competências, cada uma com nota de 0 a 200 pontos, podendo o estudante totalizar notal mil em sua produção textual.

Veja abaixo quais são elas:

  • Competência 1: Ter domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 
  • Competência 2: Compreender a proposta da redação e utilizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema.
  • Competência 3: Saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação.
  • Competência 5: Elaborar um proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Há a possibilidade de zerar a redação do Enem. Para isso, o candidato precisa comete alguma das falhas listadas no Manual do Candidato.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2020

As provas do Enem 2020 foram adiadas para 2021 devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), onde costa os locais de prova, está previsto de ser divulgado amanhã, 05 de janeiro. No documento é possível verificar além dos locais de prova, a opção de língua estrangeira e informações sobre atendimento especializado, se for o caso. 

Nos dias 17 e 24 de janeiro estão previstas de serem aplicadas as provas do Enem impresso e o Enem Digital ocorrerá em 31 de janeiro e 07 de fevereiro. 

No primeiro dia serão aplicadas 45 questões de Linguagens e Códigos, Redação e 45 perguntas de Ciências Humanas. Já no segundo serão 45 de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. 

O resultado do Enem 2020 é esperado para o mês de março. As notas poderão ser utilizadas para ingresso em cursos superiores pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em abril.

Para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021/1 e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021/1, não serão utilizadas as notas da edição 2020 do exame para seleção de seus candidatos. 

Covid-19

O Inep reforça que todos os participantes e colaboradores terão que usar máscaras durante as provas do Enem 2020, assim como haverá a higienização das mãos com álcool gel em alguns momentos. 

As pessoas consideradas do grupo de risco farão as provas em salas específicas, locais que terão lotação máxima de 12 participantes. Estão no grupo de risco: gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas. 

Aqueles que estiverem com Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa nos dias do Enem 2020 deverão solicitar a reaplicação do exame. 

Outros detalhes podem ser vistos no site do Inep.

Veja também

Enem 2020 encerra com 55,3% de ausentes
Exame educacional apresenta maior índice de abstenção da história

Inscrições do Vestibular 2021 da UEMS encerram neste domingo (24)
Estudantes da rede pública de ensino puderam solicitar isenção de taxa de inscrição. Eles tiveram que apresentar documentação comprobatória. A lista de beneficiados com a gratuidade já foi disponibilizada.

Enem 2020: provas do 2º dia são realizadas neste domingo (24)
Participantes responderão 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Hoje, provas terminam às 18h30.

Locais de prova do Vestibular 2021 da UFGD estão disponíveis
As provas objetiva e de redação serão realizadas no dia 07 de fevereiro, nas cidades de Dourados e Campo Grande. 

Fundação Estudar recebe inscrições para bolsas de estudo 2021
Bolsas são parciais, podendo ser de 5% a 95%, no Brasil e no exterior. Há vagas para graduações e pós-graduações.

UFBA adere ao SiSU 2021 para todos os cursos, exceto Música
O SiSU será usado excepcionalmente esse ano, pela inviabilidade de realizar os testes de habilidades específicas de forma presencial.

IFMT inscreve para o seu Vestibular 2021/1
A seleção será feita exclusivamente pela análise do histórico escolar dos dois primeiros anos do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia.

Covid-19: UFRJ cancela THE de alguns de seus cursos
De acordo com a Universidade, o motivo da suspensão do THE se deve a necessidade de distanciamento social causada pela Covid-19

Faculdade Albert Einstein (SP) divulga resultado do Vestibular 2021/1 de Enfermagem
A oferta do Vestibular da Albert Einstein é de 240 vagas, das quais 120 são para Medicina e outras 120 para Enfermagem. 

UEM solta locais de prova do Vestibular EaD e PAS 2020
As provas do vestibular EaD e PAS estão previstas de acontecerem nas cidades de Apucarana, Cascavel, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama. 

Univag (MT) divulga aprovados no Vestibular 2021/1 de Medicina
As provas do Vestibular 2021/1 de Medicina foram aplicadas em 20 de dezembro, das 13h30 às 18h. O processo seletivo do Univag contou com uma redação e 60 questões objetivas de disciplinas estudadas durante o Ensino Médio.

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Instituição divulgou lista de aprovados oito dias antes do esperado. Resultado sairia dia 29 de janeiro.