O Ano Novo chegou e com ele eventos importantes do calendário estudantil. Apesar de janeiro ser considerado um mês de férias, é comum que nele sejam liberados cronogramas e até inscrições de programas educacionais que auxiliam o ingresso do vestibulando no ensino superior.
Confira alguns deles separados pelo Super Vestibular e programe-se:
SiSU 2018
O Ministério da Educação (MEC) já divulgou as datas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018/1. As inscrições terão início no dia 29 de janeiro e seguem até 1º de fevereiro. Esta edição ofertará 239.601 vagas usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Veja aqui o cronograma completo do SiSU 2018/1!
Vagas SiSU 2018
Ainda sobre o SiSU 2018/1, as inscrições só terão início no final deste mês. Contudo, a consulta as vagas já está disponível. Os participantes podem conhecer quais são as quase 240 mil oportunidades exclusivamente pela internet. Consulte as vagas do SiSU 2018!
Pela consulta é possível ver quais as vagas por curso, cidade ou instituição de ensino. Durante o período de inscrição, os candidatos poderão escolher duas opções de graduação e terão a possibilidade de mudar sua escolha até o último dia do cadastro no SiSU.
ProUni 2018
Ainda não foi disponibilizado o cronograma da edição de 2018 do Programa Universidade para Todos (ProUni) mas a expectativa é que isso aconteça ainda este mês. Geralmente, as inscrições também são iniciadas no final do mês de janeiro, no mais tardar início de fevereiro. Poderão participar do ProUni aqueles candidatos que alcançaram média de 450 pontos nas provas do Enem, sem ter zerado a prova de redação.
Fies 2018
As regras do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram sancionadas no final de 2017 e as inscrições para a oferta de 310 mil vagas para este ano a juros zero devem ser abertas no final deste mês, no mais tardar no mês de fevereiro. De qualquer forma, é bom ficar alerta durante o mês de janeiro para que nenhuma informação passe batida.
No Novo Fies, os participantes terão três opções de financiamento, os quais são separados por requisitos. Dentro das categorias do novo modelo, estudantes de baixa renda poderão concorrer às vagas com juros zero.
Enem 2017
E já que falamos tanto nele e muitos processos dependem do seu resultado, a expectativa é que o desempenho do Enem 2017, aplicado no mês de novembro do ano passado, seja liberado em 19 de janeiro. Após a divulgação, é hora de ficar atento aos prazos de inscrições e concorrer a tão sonhada vaga no ensino superior no curso desejado. Aproveite e tire aqui todas as suas dúvidas sobre o resultado do Enem!
Enem 2018
Com o resultado da última edição do Enem em mãos, é hora de aquecer as turbinas e iniciar a preparação para as provas da edição de 2018. O cronograma ainda não foi disponibilizado, mas o Edital com as regras do Exame sempre é publicado no Diário Oficial nos primeiros meses do ano, até maio mais precisamente. Então atente-se! Enquanto isso, que tal aperfeiçoar os estudos com nossas dicas?
Vagas remanescentes
Grande parte dos programas que dependem do Enem abrem prazo também para o preenchimento de vagas remanescentes. É importante que o estudante fique atento após a divulgação dos resultados oficiais, já que ele poderá ter uma segunda chance se não for selecionado de primeira.
Vestibulares com o Enem
O MEC soltando o resultado do Enem 2017, possibilita que os candidatos se inscrevam nos programas já citados acima, quando estes iniciarem prazo de cadastro, além de Vestibulares que também utilizam as notas do Exame. Confira a relação das Universidades que utilizam o Enem como forma de ingresso.