O Ministério da Educação (MEC) já informou as regras do primeiro processo seletivo de 2019 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
A previsão é que sejam oferecidas 100 mil vagas em 2019. O candidato pode escolher até três opções de cursos, indicando ordem de preferência.
Para participar de qualquer um dos programas, é necessário que o estudante tenha feito alguma edição do Enem a partir de 2010 e tenha obtido média acima de 450 pontos sem zerar a redação.
Veja como o Enem é usado no Fies
Confira abaixo as diferenças dos financiamentos:
Fies
- Estudantes devem comprovar renda per capita de até 3 salários mínimos, ou seja, R$ 2.994
- Financiamento não tem juros
P-Fies
- Candidatos com renda de até 5 salários mínimos, ou seja, R$ 4.990
- Condições de financiamento são estabelecidas de acordo com o agente financeiro
Os financiamentos serão concedidos prioritariamente para esses candidatos, nessa ordem:
I - candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
II - candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
III - candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e
IV - candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
O prazo de inscrições do Fies e P-Fies ainda não foi informado, mas, segundo o Edital, somente haverá uma chamada regular. Poderá ser feita lista de espera apenas para o Fies.
Saiba como se inscrever no Fies
Para mais informações, acesse o Edital do Fies 2019.