O Diário Oficial da União (D.O.U.) publicou nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, o edital da 1a edição de 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Novo Fies. Confira:
De acordo com o documento, as inscrições terão início já na segunda-feira, 19 de fevereiro. Os interessados em participar poderão se inscrever até às 23h59 do dia 28 do mesmo mês, exclusivamente pela internet, por meio do SisFies.
Durante o mesmo prazo também serão recebidas as inscrições do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
Quem pode participar?
Para se inscrever é necessário ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, sem ter zerado a redação e ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos.
Além disso, também é preciso cumprir o requisito de renda de uma das duas modalidades do Novo Fies. Na primeira modalidade, é exigido renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Na segunda, a renda familiar mensal exigida é de até cinco salários mínimos por pessoa.
O Novo Fies foi sancionado em dezembro de 2017 e esta será a sua primeira edição que, dentro das categorias do novo modelo, estudantes de baixa renda poderão concorrer às vagas com juros zero.
Veja as diferenças do Antigo Fies x Novo Fies
Os participantes possuem duas opções de financiamento, os quais são separados por requisitos.
FIES
- 100 mil vagas
- Fonte de recurso: Tesouro Nacional
- Juros zero com correção da inflação
- Prestações máxima de 10% da renda familiar
- Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa
P-FIES
- 55 mil vagas
- Fonte de recurso: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento
- Juros de acordo com o banco em que o financiamento for fechado
- Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa
Opções no ato da inscrição
Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a sua opção de grupo de preferência, constituído de subárea de conhecimento combinada com conceito atribuído pelo Sinaes aos cursos de determinada microrregião que compõem a subárea referida, bem como efetuar o seu cancelamento.
Também é possível alterar a sua opção de curso, turno e instituição. O candidato deverá indicar até três opções de curso. A classificação será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada.
Resultado
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 05 de março, para modalidade do Fies, e no dia 12 de março, para a modalidade do P-Fies e observará o seguinte:
I - na modalidade de financiamento do Fies, os resultados serão constituídos de chamada única e de lista de espera;
II - na modalidade de financiamento do P-Fies, os resultados serão constituídos apenas de chamada única.
Já a pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera ocorrerá no período de 06 a 30 de março. Aqueles que estejam na lista de espera na modalidade do Fies deverão acompanhar o resultado de eventual pré-seleção por meio do FiesSeleção, observados as regras, procedimentos e prazos previstos nos itens 3 e 4 do Edital para essa modalidade.
Os candidatos pré-selecionados na lista de espera na modalidade do Fies, deverão acessar o FiesSeleção e complementar sua inscrição para contratação do financiamento no referido sistema, no período de três dias, contados do dia subsequente ao da pré-seleção.
É de exclusiva responsabilidade do candidato participante da lista de espera do processo seletivo na modalidade do Fies observar os prazos e demais procedimentos em caso de pré-seleção.
Vagas
Ainda não foi divulgada a quantidade de vagas ofertadas mas a expectativa é que o programa passe a ofertar 310 mil vagas, sendo que 100 mil destas serão a juros zero. Quem teve contrato firmado até a metade de 2017 poderá optar pela migração para o novo modelo.
Mais informações poderão ser obtidas neste site ou no Edital do Fies.