Candidatos privados de liberdade podem se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 a partir desta terça-feira, 30 de setembro. Os interessados podem participar do certame mediante cadastro até o dia 30 de outubro.
As inscrições serão realizadas somente pela internet, por meio deste link, pelo responsável pedagógico da unidade prisional ou socioeducativa na qual eles estão instalados. Para isso, é necessário que o estabelecimento tenha firmado compromisso com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Provas
O exame será aplicado nos dias 09 e 10 de dezembro, nas unidades onde os candidatos se encontram. No primeiro dia, durante 4 horas e 30 minutos, eles serão condicionados a provas de ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia).
Já no segundo dia, ao longo de 5 horas e 30 minutos, eles farão testes de Matemática, linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua portuguesa, Literatura, Língua estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da informação e Comunicação) e também vão produzir uma Redação.
Órgãos prisionais e socioeducativos com intenção de sinalizar unidades para aplicação do Enem devem se inscrever até o dia 20 de outubro no site do Inep. Caberá ao responsável pedagógico da unidade comunicar mais informações sobre o exame e o resultado. Além disso, esse profissional deverá encaminhar a participação dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a outros programas de acesso à educação superior.
A edição 2013 do Enem recebeu mais de 30 mil inscrições de privados de liberdade. Mais detalhes podem ser obtidos no Edital.