O Ministro da Educação, Henrique Paim, acabou de divulgar um balanço preliminar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, finalizado com a aplicação das provas de hoje, 09 de novembro, das 13h às 18h30. Elas tiveram início na tarde de ontem, dia 08, das 13h às 17h30.
Segundo o Ministro, a avaliação pode ser considerada positiva, visto que tudo correu dentro da normalidade e com tranquilidade, o que demonstra para ele, uma consolidação do processo, com o aperfeiçoamento da logística.
De acordo com os dados preliminares divulgados, houve uma queda no número de abstenção. A edição de 2014 teve 28,6% de abstenções, enquanto no ano passado este número foi de 29,7%. Nos dois dias de provas foram eliminados 236 inscritos por uso indevido de telefones celulares. Levando em conta os demais casos, o número preliminar de eliminações chega a 1.519. Estes números ainda podem aumentar, com a análise das atas de cada local de prova.
Paim também voltou a lamentar a morte da estudante de Olinda-PE, Edivania Florinda de Assis, que faleceu minutos antes do início dos testes. Uma participante também entrou em trabalho de parte durante a prova. Foi confirmada ainda pelo Ministro a ocorrência de pelo menos três prisões, mas os números ainda não são oficiais, já que isto será feito posteriormente, com a presença da Polícia Federal.
Provas
No sábado, a prova do Enem foi composta por 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química). Hoje, os inscritos responderam mais 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física), além da confecção de uma redação.
Esta última surpreendeu os candidatos em relação ao tema deste ano, cujo qual foi “Publicidade infantil em questão no Brasil". Para subsidiar a produção textual dos participantes, a proposta de redação trouxe três textos motivadores: um texto jornalístico que discute se a publicidade infantil deve ser proibida no Brasil, um infográfico sobre a publicidade para crianças no mundo, e outro texto sobre a criança como o consumidor do futuro. Confira a proposta e o comentário do Colégio Oficina do Estudante aqui!
O Super Vestibular conversou com o diretor pedagógico do Colégio e Curso Oficina do Estudante, de Campinas-SP, Célio Tasinafo, sobre as provas de hoje. Ele acredita que os estudantes ficaram surpresos com o tema, já que o mesmo não estava entre as hipóteses exercitadas durante os meses de preparação de pré-vestibulares e escolas de todo o país. Mas segundo ele, passado o susto, os candidatos fizeram o texto sem grandes dificuldades.
Tasinafo ressaltou que a prova de hoje exige um tempo maior de resolução, o que acaba se tornando escasso durante o processo, tornando uma dificuldade maior para os candidatos. Em relação a prova de Matemática, Tasinafo a considerou bastante previsível levando em conta os temas abordados.
Segundo o diretor, Análise Comprobatória, Porcentagem e Geometria Especial já são temas esperados e estudantes pelos candidatos. O problema realmente está no tempo em que o candidato tem para desenvolver o raciocínio e chegar nas respostas, o que pode fazer com que o aluno que sabe muito ter um desempenho inferior.
Em relação as provas de Linguagens, Célio afirmou que os textos grandes foram preservados, mas que foram cobrados grandes autores nacionais, inclusive estes que integram as leituras obtigatórias dos principais vestibulares do país.
Correção comentada
O Super Vestibular, em parceira com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, está disponibilizando a resolução comentada das questões em tempo real e sem qualquer custo, do segundo dia de testes com base nas provas de cor azul. A resolução, que teve início às 18h30 no sábado e às 19h30 da noite de hoje, também pode ser acompanhada pelo twitter.
Confira aqui a correção comentada do Enem 2014
O gabarito oficial será divulgado pelo MEC na próxima quarta-feira, 12 de novembro. Já o resultado do Enem 2014, com as notas dos participantes, está previsto para o final dezembro até o início de janeiro de 2015. No início de 2015 também estão previstas de serem abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2014 ou entre em contato pelo telefone 0800 616161.