Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Provas do Enem 2014 chegam ao fim e surpreende estudantes com o tema da redação

Provas do Enem 2014 chegam ao fim e surpreende estudantes com o tema da redação

Redação teve como tema “Publicidade infantil em questão no Brasil"

Publicado por Érica Caetano
09/11/2014 20h15 , atualizado em 10/11/2014 11h52

Chegou ao fim às 18h30 deste domingo, 09 de novembro, as provas da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elas tiveram início na tarde de ontem, dia 08, em todas as Unidades da Federação para mais de 8 milhões de estudantes.

No primeiro dia de provas, foram registradas 65 eliminações devido a postagens de fotos na internet de supostos cartões de resposta da prova. O Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) monitorou as redes sociais e as postagens detectadas terão os respectivos candidatos das mesmas eliminados, assim como aconteceu ontem. 

No sábado, a prova foi composta por 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química). Hoje, os inscritos responderam mais 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física), além da confecção de uma redação.

Esta última surpreendeu os candidatos em relação ao tema deste ano, cujo qual foi “Publicidade infantil em questão no Brasil". Para subsidiar a produção textual dos participantes, a proposta de redação trouxe três textos motivadores: um texto jornalístico que discute se a publicidade infantil deve ser proibida no Brasil, um infográfico sobre a publicidade para crianças no mundo, e outro texto sobre a criança como o consumidor do futuro. Confira a proposta e o comentário do Colégio Oficina do Estudante aqui!

O diretor pedagógico do Colégio e Curso Oficina do Estudante, de Campinas-SP, Célio Tasinafo, acredita que os estudantes ficaram surpresos com o tema, já que o mesmo não estava entre as hipóteses exercitadas durante os meses de preparação de pré-vestibulares e escolas de todo o país. Mas segundo ele, passado o susto, os candidatos fizeram o texto sem grandes dificuldades. 

O único cuidado necessário que o participante deveria se atentar é o que diz respeito a se perder no tema, já que ao mesmo tempo em que pode se levar a discussões de linhas sociológicas e filosóficas, também há o risco de acabar se atrapalhando, já que a proposta é clara e específica, não sendo interessante a generalização e claro, se atentar que a criança é pública muito sensível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os candidatos deveriam produzir um texto dissertativo-argumentativo de, no mínimo, 8 linhas e, no máximo, 30. Eles serão avaliados de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita; compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Polêmicas

Depois de muitas polêmicas e problemas quanto as redações das últimas edições do Enem, o Ministro da Educação Henrique Paim, garantiu que o rigor nas correções será mantido e ampliado, com o aprimoramento dos itens de correção e na capacitação de corretores.

Nesta edição, cada redação será avaliada por dois corretores, e caso as notas dadas por cada corretor tiverem diferença de 100 pontos, um terceiro irá avaliar o conteúdo. Até a edição de 2012 a diferença era a partir de 200 pontos. Após erros grotescos nos textos, as regras foram alteradas na edição do ano passado. Na redação do Enem, o título da mesma é opcional, sendo que a folha destinada a confecção dela não possui espaço para o preenchimento do título. 

Correção Comentada

O Super Vestibular, em parceira com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, está disponibilizando a resolução comentada das questões em tempo real e sem qualquer custo, do segundo dia de testes com base nas provas de cor azul. A resolução, que teve início às 18h30 no sábado e às 19h30 na noite de hoje, também pode ser acompanhada pelo twitter.

Confira aqui a correção comentada do Enem 2014

O gabarito oficial será divulgado pelo MEC na próxima quarta-feira, 12 de novembro. Já o resultado do Enem 2014, com as notas dos participantes, está previsto para o final dezembro até o início de janeiro de 2015. No início de 2015 também estão previstas de serem abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2014 ou entre em contato pelo telefone 0800 616161.

Veja também

UnB suspende provas da 3ª etapa do PAS 2020
Candidatos fariam provas no próximo domingo, 7 de março, em Brasília, Taguatinga e Gama

UFMG abre inscrições para Vestibular 2021 de Habilidades Específicas
Processo seletivo é específico para cursos que exigem aptidão, tais como Música e Artes Visuais

UECE divulga 1ª chamada de classificáveis do Vestibular 2020/2
Também foi disponibilizada a chamada única de classificáveis cotistas e de pessoas com deficiência.

UFCG terá mais de 3 mil vagas oferecidas no SiSU 2021/1
A média mínima para tentar o ingresso em cursos da UFCG é 400. Já o peso atribuído às provas é 1, igual para todos os cursos.

UFPR ofertará mais de 1.200 vagas no SiSU 2021/1
Os cursos da UFPR são ministrados nos campi Centro, Agrárias, Batel, Centro Politécnico, Jandaia do Sul, Jardim Botânico, Juvevê, Litoral, Palotina, Pontal do Sul, Rebouças, Toledo, Santos Andrade e Unidade Mirassol.

Abertas inscrições para lista de espera do ProUni 2021/1
Interessados podem participar somente até amanhã (2). Resultado sairá na próxima sexta-feira (5).

IFS recebe inscrições para Vestibular 2021/1 somente até hoje (1º)
Estudantes devem apresentar as notas do Enem de 2011 a 2019, desde que sejam acima de 300 pontos

IFB finaliza inscrições para Vestibular 2021/1 via Enem
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram a edição de 2019 do exame educacional e que não zeraram alguma das provas

Chegam ao fim inscrições para Vestibular 2021 do IFAM
Estudantes serão avaliados pelas notas do Enem ou pelo desempenho no ensino médio

Mais de 8 mil estudantes fazem provas do Pism 2021 da UFJF
Somente inscritos na terceira etapa vão realizar os testes. Para primeira e segunda fase, exames foram adiados.

UFMA ofertará quase 2,5 mil vagas no SiSU 2021/1
Inscrições para o SiSU poderão ser feitas entre os dias 6 e 9 de abril

Ufes estará presente no SiSU 2021/1 com 2,7 mil vagas
Termo de Adesão contém os cursos que estarão no SiSU, as vagas e notas mínimas exigidas.