O gabarito oficial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 está previsto de ser liberado nesta quarta-feira, 12 de novembro, segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Super Vestibular disponibilizará o material por meio desta página, assim que ele for publicado pelo órgão.
Enquanto isso, os participantes desta edição podem conferir o gabarito extraoficial com a correção comentada feita pelo Super Vestibular, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas-SP, dos dois dias de provas. No primeiro dia, a correção foi feita com base no caderno de cor amarela, já as provas de domingo tiveram a correção feita com o caderno na cor azul
Ainda não foi informada a data de liberação do resultado do Enem 2014, juntamente com as notas dos participantes, mas isto deve acontecer até o final do mês de dezembro ou início de janeiro de 2015. No início de 2015 também estão previstas de serem abertas as inscrições para a 1ª edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
As provas do Enem 2014 foram aplicadas neste final de semana, nos dias 08 e 09 de novembro, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente. No sábado, a prova foi composta por 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química).
No domingo, os inscritos responderam mais 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física), além da confecção de uma redação, que teve como tema “Publicidade infantil em questão no Brasil". O tema surpreendeu os candidatos.
Segundo balanço preliminar divulgado no início da noite de ontem, dia 09, pelo Ministro da Educação, Henriquem Paim, houve uma queda no número de abstenção nesta edição. O Enem 2014 teve 28,6% de abstenções, enquanto no ano passado este número foi de 29,7%.
Nos dois dias de provas foram eliminados 236 inscritos por uso indevido de telefones celulares. Levando em conta os demais casos, o número preliminar de eliminações chega a 1.519. Estes números ainda podem aumentar, com a análise das atas de cada local de prova. Foi confirmada ainda pelo Ministro a ocorrência de pelo menos três prisões, mas os números ainda não são oficiais, já que isto será feito posteriormente, com a presença da Polícia Federal. Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2014 ou entre em contato pelo telefone 0800 616161.