Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Provas do primeiro dia do Enem 2014 são consideradas tranquilas

Provas do primeiro dia do Enem 2014 são consideradas tranquilas

Participantes fizeram provas de geografia, história, sociologia, filosofia, biologia e química

Publicado por Silvia Tancredi
08/11/2014 22h08 , atualizado em 08/11/2014 22h09

O primeiro dia de provas de quase 9 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 transcorreu com tranquilidade. Ao longo de quatro horas e meia, eles foram condicionados a 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química).

As provas foram consideradas boas por Célio Tasinafo, coordenador pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas (SP), parceiro do Super Vestibular. “Não houve textos longos, as questões foram enxutas, sem abrir mão de imagens”, comenta ele. 

Confira a correção comentada do 1o dia de provas do Enem 2014

O Enem 2014 registrou diversidade de temas e algumas novidades. “Por exemplo, até ano o ano retrasado, na prova de Biologia, havia o predomínio da temática meio ambiente. Nesta edição, caiu genética pela primeira vez. Quanto ao exame de Física, percebemos menos contas e abordagens mais conceituais, como gráficos e imagens. As questões de Química foram contextualizadas. Não rompeu com a expectativa dos alunos”, afirma Tasinafo. 

Para o coordenador pedagógico, os exames de Ciências Humanas valorizaram o aluno que se manteve atualizado, pois foram abordados assuntos como as manifestações que ocorreram no ano passado em relação ao aumento dos valores das passagens do ônibus. De acordo com ele, também foram beneficiados os estudantes que se atentaram a datas comemorativas, como os cem anos da 1ª guerra mundial, 50 anos do golpe militar, entre outras. 

Saiba como foi o primeiro dos exames

Segunda dia

Amanhã, 09 de novembro, a prova terá uma hora a mais, pois será aplicado o exame de Redação. Das 13h às 18h30, os estudantes também terão que responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física). Ao todo, o Enem é composto por redação e 180 questões objetivas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os participantes devem chegar ao local de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência. O Enem começa às 13h, horário de Brasília, portanto, os estudantes que moram em Estados com horário diferente devem ficar atentos para o horário em que a prova irá ser aplicada na sua cidade.

Apenas um documento original de identidade com foto é obrigatório para as provas, mas é recomendável que o participante leve também o Cartão de Inscrição. Entre os materiais, somente uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente será permitida. Objetos como lápis, lapiseira e borracha, devem ser colocados na embalagem a ser distribuída na entrada da sala e depositada na parte inferior da carteira.

Detalhes do Enem: O que levar e fazer no dia da prova?

O que não levar e não fazer no dia do Enem

Ao receber o caderno de questões e o cartão de respostas, o participante deverá ler todas as instruções antes de preenchê-los. Será necessário assinar o cartão, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno. Muitos candidatos acabam tendo a prova anulada por esquecer-se destes detalhes.

Durante as provas, os participantes poderão sair para ir ao banheiro e beber água, sempre acompanhado de um fiscal. Caso queiram, podem levar água em um recipiente transparente e barras de chocolate e cereais. Os cadernos de provas poderão ser levados somente pelos candidatos que saírem nos últimos 30 minutos. Além disso, os três últimos candidatos deverão sair juntos.

Quem não fez a prova hoje pode realizá-la amanhã. Contudo, as notas de somente um dia não serão suficientes para que o aluno seja aprovado em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Veja também

Dia do Papa: conheça mais sobre esta data católica
Saiba a história e os símbolos por trás do dia do Papa, lendo nossa entrevista com o Padre Brasileiro Alexandre Nunes.
Conheça o experimento online compartilhado da Unicamp para calcular Pi
A olimpíada de matemática da Unicamp desenvolveu um experimento em que você pode ajudar a trabalhar em um dos maiores mistérios da matemática, as casa decimais do número Pi
Cederj aplica provas do Vestibular 2024/2 neste domingo (30)
Candidatos concorrem a vagas de cursos superiores à distância no Vestibular 2024/2 do Cederj
Provas do Vestibular 2024/2 da Fatec (SP) serão aplicadas no domingo (30)
Candidatos terão de responder a 54 questões objetivas e produzir uma redação no Vestibular 2024/2 da Fatec
Enem 2024: Inep encerra recursos do atendimento especializado nesta sexta (28)
O atendimento especializado no Enem 2024 é direcionado a candidatos que precisam de recursos específicos para as provas
Unimontes (MG) publica Edital do Vestibular 2025
Processo seletivo marcado para novembro ofertará mais de 2,2 mil vagas em vários cursos de graduação
UFNT, no Tocantins, abre inscrição para Vestibular 2024/2 via Enem para Medicina e outros cursos
Para participar deste processo seletivo, estudantes precisam ter feito uma edição do Enem de 2019 a 2023
MEC abre inscrição do Fies 2024 para vagas remanescentes
Podem concorrer estudantes já matriculados em faculdades participantes do Fies
Locais de prova do vestibular 2024/2 da Fatec estão disponíveis
Confira onde as provas do vestibular 2024/2 serão aplicadas e mais informações sobre o processo seletivo
UENP, no Paraná, divulga datas e vagas do Vestibular 2025
Processo seletivo ofertará 775 vagas em cursos ministrados em Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho
USP ofertará mais de 11 mil vagas nos Vestibulares de 2025
Entre as oportunidades de ingresso em 2025 da USP, mais de 5,5 mil são destinadas a cotistas
Violência nas escolas: o que professores podem fazer?
Conversamos com o advogado e professor Fabiano Ferreira para conseguir conselhos práticos de como professores podem se respaldar juridicamente em situações de risco