Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2015 é finalizado com o menor índice de abstenção da história do Exame

Enem 2015 é finalizado com o menor índice de abstenção da história do Exame

Gabarito será disponibilizado na quarta, dia 28. Já o caderno de questões sai na sexta, dia 30.

Publicado por Érica Caetano
25/10/2015 20h08 , atualizado em 27/10/2015 09h28

Foi finalizada agora pouco, às 19h deste domingo, 25 de outubro, o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Elas tiveram início às 13h30, de acordo com o horário de Brasília. Assim como aconteceu no sábado, o Super Vestibular em parceira com o Cursinho e Colégio Oficina do Estudante, de Campinas-SP, realiza agora a correção comentada e em tempo real das provas de hoje, por meio do link abaixo:

Correção comentada Enem 2015 – 2º dia

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou através de coletiva de imprensa, realizada ao fim das provas, que esta edição do Enem teve o menor índice de abstenção do histórico das provas já realizadas, ou seja, desde 2009, com apenas 25,5% faltosos. O percentual equivale a cerca de 2 milhões de ausentes.

Foram eliminados em torno de 700 participantes durante os dois dias exames, por uso de equipamentos inadequados e por ocorrências registradas no detector de metais, sendo que três eliminações foram ocasionadas por publicações de fotos das provas na internet. Não foi detectado nenhum incidente maior, segundo Mercadante. “A redução no número de eliminados nas provas mostra o resultado de esforço de segurança e conscientização dos participantes”, afirmou.

Novas provas

Os estudantes dos municípios de Rio do Sul e Taió, em Santa Catarina, não realizaram as provas do Enem 2015 neste final de semana, devido a grande quantidade de chuvas registradas nestas cidades. Eles terão direito de fazer as mesmas nos dias 1º e 02 de dezembro.

Já os 661 participantes que fizeram os testes deste domingo na Escola em Regime de Convênio Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Marituba, no Pará, também terão direito de refazer as provas do segundo dia em 02 de dezembro. A medida foi tomada pela falta de energia neste local durante os exames deste domingo. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outros três estudantes de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deverão refazer as provas do segundo dia do Enem em dezembro, por conta da coordenadora de sala de prova destes participantes ter finalizado a mesma 30 minutos antes do previsto.

Redação

“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” foi o tema da redação do Enem deste ano. O mesmo teve bastante repercussão quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez a divulgação, logo após o fechamento dos portões. Os estudantes tiveram que redigir um texto, do tipo dissertativo-argumentativo com até 30 linhas sobre o tema. 

O assunto, que é bastante atual, foi massivamente divulgado e elogiado nas redes sociais na tarde deste domingo. "O tema da redação foi um tema de muita relevância para a cultura do Brasil", disse Aloisio Mercadante. Veja aqui o comentário da redação!

Além da redação, os candidatos também tiveram que responder hoje 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física). No primeiro dia, a prova foi composta por 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química), somando 90 perguntas.

Confira a correção comentada do 1º dia do Enem 2015

Os gabaritos do Enem 2015 estão previstos de serem publicados na quarta-feira, 28 de outubro. Já o caderno de provas deverá ser liberado na sexta-feira, dia 30. A previsão do resultado é de que ele saia até a primeira semana de janeiro de 2016. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161

 

 

Veja também

IFRO prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020/2
Interessados em concorrer a mais de 2,1 mil vagas gratuitas precisam ter feito Enem entre 2009 e 2019

Confira resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina da Unifacs (BA)
Selecionados para as 70 vagas devem fazer registro acadêmico até a próxima sexta-feira, 5 de junho

UFLA (MG) adia PAS 2020 e anuncia algumas mudanças
Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o o seu Processo Seriado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

São Paulo: Unisa está com inscrições abertas para Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 58 vagas devem fazer provas no dia 12 de julho. Resultado está previsto para sair no final desse mês.

Coronavírus: Vestibular da UEM será aplicado em 2021 por conta da pandemia
O Vestibular de Inverno 2020 está suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Provas devem acontecer em fevereiro de 2021.

IFSuldeMinas inscreve para Vestibular 2020/2 via Enem
A classificação será realizada pelo somatório das notas por área de conhecimento e nota da redação. Os candidatos serão listados por ordem decrescente de notas.

Enem 2020: Inep estende prazo para pagamento da taxa de inscrição
O Instituto anunciou também que aqueles participantes que não fizeram o pagamento da taxa deverão acessar a Página do Participante a partir desta quarta e emitir novo boleto, já que os emitidos anteriormente perderam a validade. 

PUCPR recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
A PUCPR não aplicará provas para o Vestibular 2020/2 devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As opções de ingresso na instituição mudam de acordo com o curso escolhido.

Enem 2020: pedidos para tratamento por nome social podem ser feitos
Pessoas que querem ser reconhecidas socialmente pela sua identidade de gênero podem fazer solicitação até próxima sexta-feira (29)

Cederj solta resultado do Vestibular 2020/2 via Enem
Os selecionados deverão realizar matrículas no próximo mês, nos dias 20 e 21 de julho, das 13h às 20h, nos polos do Cederj.

PUCRS recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020 via Enem até este domingo (31)
A taxa é de R$ 30 para os que concorrerem pela prova e de R$ 20 para quem optar pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UPF recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
Candidatos poderão optar por utilizar as provas do Enem ou realizar provas on-line. Para o curso de Medicina, a seleção se dará exclusivamente pela nota da prova do Enem.