Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2015 é finalizado com o menor índice de abstenção da história do Exame

Enem 2015 é finalizado com o menor índice de abstenção da história do Exame

Gabarito será disponibilizado na quarta, dia 28. Já o caderno de questões sai na sexta, dia 30.

Publicado por Érica Caetano
25/10/2015 20h08 , atualizado em 27/10/2015 09h28

Foi finalizada agora pouco, às 19h deste domingo, 25 de outubro, o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Elas tiveram início às 13h30, de acordo com o horário de Brasília. Assim como aconteceu no sábado, o Super Vestibular em parceira com o Cursinho e Colégio Oficina do Estudante, de Campinas-SP, realiza agora a correção comentada e em tempo real das provas de hoje, por meio do link abaixo:

Correção comentada Enem 2015 – 2º dia

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou através de coletiva de imprensa, realizada ao fim das provas, que esta edição do Enem teve o menor índice de abstenção do histórico das provas já realizadas, ou seja, desde 2009, com apenas 25,5% faltosos. O percentual equivale a cerca de 2 milhões de ausentes.

Foram eliminados em torno de 700 participantes durante os dois dias exames, por uso de equipamentos inadequados e por ocorrências registradas no detector de metais, sendo que três eliminações foram ocasionadas por publicações de fotos das provas na internet. Não foi detectado nenhum incidente maior, segundo Mercadante. “A redução no número de eliminados nas provas mostra o resultado de esforço de segurança e conscientização dos participantes”, afirmou.

Novas provas

Os estudantes dos municípios de Rio do Sul e Taió, em Santa Catarina, não realizaram as provas do Enem 2015 neste final de semana, devido a grande quantidade de chuvas registradas nestas cidades. Eles terão direito de fazer as mesmas nos dias 1º e 02 de dezembro.

Já os 661 participantes que fizeram os testes deste domingo na Escola em Regime de Convênio Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Marituba, no Pará, também terão direito de refazer as provas do segundo dia em 02 de dezembro. A medida foi tomada pela falta de energia neste local durante os exames deste domingo. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outros três estudantes de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deverão refazer as provas do segundo dia do Enem em dezembro, por conta da coordenadora de sala de prova destes participantes ter finalizado a mesma 30 minutos antes do previsto.

Redação

“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” foi o tema da redação do Enem deste ano. O mesmo teve bastante repercussão quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez a divulgação, logo após o fechamento dos portões. Os estudantes tiveram que redigir um texto, do tipo dissertativo-argumentativo com até 30 linhas sobre o tema. 

O assunto, que é bastante atual, foi massivamente divulgado e elogiado nas redes sociais na tarde deste domingo. "O tema da redação foi um tema de muita relevância para a cultura do Brasil", disse Aloisio Mercadante. Veja aqui o comentário da redação!

Além da redação, os candidatos também tiveram que responder hoje 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física). No primeiro dia, a prova foi composta por 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química), somando 90 perguntas.

Confira a correção comentada do 1º dia do Enem 2015

Os gabaritos do Enem 2015 estão previstos de serem publicados na quarta-feira, 28 de outubro. Já o caderno de provas deverá ser liberado na sexta-feira, dia 30. A previsão do resultado é de que ele saia até a primeira semana de janeiro de 2016. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161

 

 

Veja também

MEC divulga Edital de Vagas Remanescentes do Fies 2020/2
Estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010 poderão concorrer a mais de 50 mil vagas com financiamento.

Hoje é o último prazo para se inscrever no PSS 2020 da UEPG
Os conteúdos programáticos, obras literárias e gêneros de redação, tanto do Vestibular como do PSS, já estão disponíveis.

Cursinho Pré-Enem 2020 (DF) recebe inscrições
Estão sendo oferecidas pelo cursinho 1.000 oportunidades para a seletiva Enem 2020. As aulas têm duração de quatro horas e são ministradas turno vespertino.

UEA abre prazo de isenção do Vestibular 2021 e SIS 2020
Para fazer o pedido é preciso preencher os requisitos exigidos. Prazo vai até 02 de outubro.

PUC-Rio fecha inscrições do Vestibular 2021
Estão sendo oferecidas 1.413 vagas em diversos cursos de graduação, os quais estão separados em cinco grupos de acordo com a área. 

Pedidos de isenção e redução do Vestibular 2021 da Unesp são recebidos até hoje (27)
A previsão é que o resultado dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição do Vestibular 2021 da Unesp seja divulgado no dia 02 de novembro.

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.