Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2015 é finalizado com o menor índice de abstenção da história do Exame

Enem 2015 é finalizado com o menor índice de abstenção da história do Exame

Gabarito será disponibilizado na quarta, dia 28. Já o caderno de questões sai na sexta, dia 30.

Publicado por Érica Caetano
25/10/2015 20h08 , atualizado em 27/10/2015 09h28

Foi finalizada agora pouco, às 19h deste domingo, 25 de outubro, o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Elas tiveram início às 13h30, de acordo com o horário de Brasília. Assim como aconteceu no sábado, o Super Vestibular em parceira com o Cursinho e Colégio Oficina do Estudante, de Campinas-SP, realiza agora a correção comentada e em tempo real das provas de hoje, por meio do link abaixo:

Correção comentada Enem 2015 – 2º dia

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou através de coletiva de imprensa, realizada ao fim das provas, que esta edição do Enem teve o menor índice de abstenção do histórico das provas já realizadas, ou seja, desde 2009, com apenas 25,5% faltosos. O percentual equivale a cerca de 2 milhões de ausentes.

Foram eliminados em torno de 700 participantes durante os dois dias exames, por uso de equipamentos inadequados e por ocorrências registradas no detector de metais, sendo que três eliminações foram ocasionadas por publicações de fotos das provas na internet. Não foi detectado nenhum incidente maior, segundo Mercadante. “A redução no número de eliminados nas provas mostra o resultado de esforço de segurança e conscientização dos participantes”, afirmou.

Novas provas

Os estudantes dos municípios de Rio do Sul e Taió, em Santa Catarina, não realizaram as provas do Enem 2015 neste final de semana, devido a grande quantidade de chuvas registradas nestas cidades. Eles terão direito de fazer as mesmas nos dias 1º e 02 de dezembro.

Já os 661 participantes que fizeram os testes deste domingo na Escola em Regime de Convênio Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Marituba, no Pará, também terão direito de refazer as provas do segundo dia em 02 de dezembro. A medida foi tomada pela falta de energia neste local durante os exames deste domingo. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outros três estudantes de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deverão refazer as provas do segundo dia do Enem em dezembro, por conta da coordenadora de sala de prova destes participantes ter finalizado a mesma 30 minutos antes do previsto.

Redação

“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” foi o tema da redação do Enem deste ano. O mesmo teve bastante repercussão quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez a divulgação, logo após o fechamento dos portões. Os estudantes tiveram que redigir um texto, do tipo dissertativo-argumentativo com até 30 linhas sobre o tema. 

O assunto, que é bastante atual, foi massivamente divulgado e elogiado nas redes sociais na tarde deste domingo. "O tema da redação foi um tema de muita relevância para a cultura do Brasil", disse Aloisio Mercadante. Veja aqui o comentário da redação!

Além da redação, os candidatos também tiveram que responder hoje 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física). No primeiro dia, a prova foi composta por 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química), somando 90 perguntas.

Confira a correção comentada do 1º dia do Enem 2015

Os gabaritos do Enem 2015 estão previstos de serem publicados na quarta-feira, 28 de outubro. Já o caderno de provas deverá ser liberado na sexta-feira, dia 30. A previsão do resultado é de que ele saia até a primeira semana de janeiro de 2016. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161

 

 

Veja também

Cursinhos da USP 2022 estão com inscrições abertas
Pré-vestibulares MedEnsina e FEAUSP oferecem, juntos, quase 400 vagas para estudantes sem condições financeiras

UniRV (GO) divulga resultado do Vestibular 2022/1 de Medicina
Selecionados para as 75 vagas já devem fazer matrículas presenciais a partir de amanhã (7)

Unespar está com inscrições abertas para o Vestibular Especial 2022
Nesta edição, estão sendo ofertadas vagas somente para os cursos que não foram preenchidos pelo processo seletivo de ingresso anterior da Unespar.

Locais de prova do Vestibular 2022/1 do Cederj já podem ser acessados
No cartão de confirmação de inscrição está disponível, além do local de prova, os números dos prédios e das salas. As prova do vestibular 2022/1 do Cederj estão marcadas para o dia 12 de dezembro.

Inscrições do Vestibular 2022 da UnB estão abertas
A taxa é de R$ 182 e o prazo se encerra às 18h do dia 20 de dezembro.

Unesp divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2022
Estudantes convocados farão provas da segunda fase no dia 19 de dezembro

UEPG divulga provas e gabaritos do PSS 2021
Provas foram aplicadas neste domingo, 05 de dezembro. As provas foram aplicadas em 20 cidades do estado do Paraná. 

UFRR recebe inscrições para Vestibular 2022
Seleção oferta 777  vagas para modalidades de Prova Integral e 3 etapa do Processo Seletivo Seriado

Inscritos no Vestibular 2022 da UFMS fazem provas hoje (5)
Processo seletivo ocorrerá em Campo Grande e dez cidades do interior. Vestibulandos concorrem a mais de 3,3 mil vagas.

Provas da 1ª e 2ª etapa do SSA 2022 da UPE começam a ser aplicadas
As provas das duas primeiras fases do SSA 2022 da UPE acontecem nos mesmos dias, com alteração somente do turno. Elas continuam no dia 12 de dezembro.

Medicina e Odonto: UCPel realiza provas do Vestibular de Verão 2022 no domingo
As provas acontecem de forma on-line, neste domingo (05), com prova objetiva mais redação, síncronas, em duas etapas.

Provas do PSS 2021 da UEPG são aplicadas amanhã (05)
Nesta edição, são 16.003 candidatos inscritos, que farão as provas em 52 locais.