O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 28 de outubro, o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Os participantes não podem entrar com recurso contra o gabarito. Acesse:
Acesse o Gabarito oficial Enem 2015
Correção comentada do Enem 2015
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a previsão é que os cadernos de provas sejam divulgados na próxima sexta-feira (30). Já o resultado, com as notas individuais dos participantes, deve ser liberado na primeira semana de janeiro de 2016. O espelho da redação também será divulgado posteriormente. Na edição de 2014, as provas foram realizadas em 8 e 9 de novembro e o resultado saiu em 13 de janeiro.
Com as notas em mãos, os inscritos no Enem 2015 poderão ingressar em universidades públicas e privadas, por meio de processo seletivos que forem abertos. Também será possível utilizar o desempenho para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), entre outros programas. Pode-se, ainda, obter a certificação do ensino médio pelo Enem.
Provas
No sábado (24) à tarde, em 4.455 instituições distribuídas entre 1.723 municípios brasileiros, foram aplicadas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Os temas cidadania e meio ambiente predominaram nas 90 questões objetivas que compuseram os exames.
As provas do domingo (25), feitas nos mesmos locais, foram constituídas por 90 itens de linguagens e matemática. Nesse dia, os candidatos também produziram uma redação, cujo tema foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Veja o comentário do texto
Saiba como é calculada a nota do Enem
Conforme o MEC, nos dois dias foram eliminados em torno de 700 participantes, sendo que três eliminações foram ocasionadas por publicações de fotos das provas na internet. Não foi detectado nenhum incidente maior, segundo o ministro Aloizio Mercadante.
Números
O período de inscrições para o Enem foi de 25 de maio a 5 de junho. Mais de 7,7 milhões se inscreveram nesta edição, o que representou queda de quase 11% em relação à edição anterior.
Do total de inscritos, 25,5% faltaram nos dias dos testes. Conforme o MEC, esse índice de abstenção é o mais baixo em relação a todas as edições do exame educacional.