Após o término das provas do último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, realizadas neste domingo, 25 de outubro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou por meio de entrevista coletiva, que o resultado do Enem será liberado até a primeira semana de janeiro de 2016. Na edição passada, a divulgação aconteceu no dia 13 de janeiro deste ano.
Já o gabarito oficial é esperado para esta quarta-feira, 28 de outubro. Os cadernos de provas também estão sendo aguardados para esta semana, mais precisamente na sexta-feira, dia 30. O Super Vestibular em parceira com o Colégio e Curso Oficina do Estudante, de Campinas-SP, divulgou o gabarito extraoficial junto com a correção comentada durante os dois dias de provas do Enem 2015.
Os inscritos no Enem 2015 passaram pelas provas neste último final de semana, dias 24 e 25 de outubro. Os exames foram aplicados em 14.455 instituições distribuídas entre 1.723 municípios. Foram recebidas mais de 7,7 milhões de inscrições e desse montante, quase 2 milhões faltaram aos exames, o que gerou uma abstenção de 25,5%. O percentual é o menor desde 2009, quando o Enem foi reformulado e passou a ser o maior processo seletivo do país.
Foram eliminados em torno de 700 participantes durante os dois dias exames, sendo que três eliminações foram ocasionadas por publicações de fotos das provas na internet. Não foi detectado nenhum incidente maior, segundo Mercadante.
Novas provas
Os 4.542 estudantes dos municípios de Rio do Sul e Taió, em Santa Catarina, não realizaram as provas do Enem 2015 neste final de semana, devido a grande quantidade de chuvas registradas nestas cidades. Eles terão direito de fazer as mesmas nos dias 1º e 02 de dezembro.
Já os 661 participantes que fizeram os testes deste domingo na Escola em Regime de Convênio Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Marituba, no Pará, também terão direito de refazer as provas do segundo dia em 02 de dezembro, devido a falta de energia neste local durante os exames de domingo.
Outros três estudantes de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deverão refazer as provas do segundo dia, por conta da coordenadora de sala de prova destes participantes ter finalizado a mesma 30 minutos antes do previsto.
Redação
“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” foi o tema da redação do Enem deste ano. O mesmo teve bastante repercussão na internet logo após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fazer a divulgação, após o fechamento dos portões dos locais de prova. Os estudantes tiveram que redigir um texto, do tipo dissertativo-argumentativo com até 30 linhas sobre o tema. Veja aqui o comentário da redação!