No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, realizado em mais de 1,5 mil municípios brasileiros, os participantes responderam 90 questões objetivas, sendo 45 de Ciências Humanas 45 questões objetivas de Ciências Humana (História, Geografia e Filosofia) e 45 de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).
O Super Vestibular, em parceira com o colégio e curso Oficina de Estudante, de São Paulo, já está fazendo a correção comentada das provas. A resolução em tempo real está sendo publicada nesta página. A correção também poderá ser acompanhada pelo nosso Facebook e Twitter.
Temas
A prova de Ciências Humanas abordou questões relacionadas às mulheres e ao machismo, a liberdade de expressão e atuação política para modificação dos padrões dos costumes, crise dos refugiados e xenofobia, demografia brasileira, influência das mídias sobre a sociedade e cultura, processo e consolidação da redemocratização brailseira, entre outros temas.
Alguns itens tiveram relações com a peça “Hamlet” de William Shakespeare, Organização das Nações Unidas (ONU), Operação Condor - regimes militares da América do Sul - Revolução Islâmica e relação da música sertaneja com globalização.
Os testes de Ciências da Natureza foram bem abrangentes e contextualizadas, com destaque para tecnologia e avanços na medicina e aquecimento global; contudo, estudantes relataram que acharam as questões difíceis em comparação ao ano passado.
Na prova de Química, por exemplo, os candidatos tiveram que analisar a composição de um spray de pimenta. Também foram abordadas perguntas sobre reação química, estrutura química, circuito elétrico, reação química e biomas.
O Enem 2016 segue neste domingo, mas o horário será das 13h30 às 19h. Haverá 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física). Também será necessário produzir uma redação.
No total, eram esperados mais de 8 milhões de inscritos. Porém, o Ministério da Educação não informou qual foi o índice de abstenção. Segundo o órgão, esse e outros detalhes serão liberados amanhã (6).
O MEC reforçou ainda que os estudantes que não compareceram às provas hoje não poderão fazê-las amanhã. A exceção são os candidatos que já haviam sido informados que os locais dos exames tinham mudado para os dias 3 e 4 de dezembro.
Ocupações
Na manhã de hoje, saiu nova lista com o número de candidatos que tiveram os locais de prova alterados por causa das escolas ocupadas. Agora, são 269 mil inscritos em 404 escolas situadas em 21 estados e no Distrito Federal. Capitais como Fortaleza, Florianópolis, Goiânia e São Luís, que não figuravam na primeira lista, aparecem com sedes da prova ocupadas.