Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Primeiro dia do Enem 2016 termina em mais de 1,5 mil municípios brasileiros

Primeiro dia do Enem 2016 termina em mais de 1,5 mil municípios brasileiros

Começa agora correção comentada de questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza

Publicado por Silvia Tancredi
05/11/2016 19h21 , atualizado em 05/11/2016 19h43

No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, realizado em mais de 1,5 mil municípios brasileiros, os participantes responderam 90 questões objetivas, sendo 45 de Ciências Humanas 45 questões objetivas de Ciências Humana (História, Geografia e Filosofia) e 45 de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).

O Super Vestibular, em parceira com o colégio e curso Oficina de Estudante, de São Paulo, já está fazendo a correção comentada das provas. A resolução em tempo real está sendo publicada nesta páginaA correção também poderá ser acompanhada pelo nosso Facebook e Twitter

Temas

A prova de Ciências Humanas abordou questões relacionadas às mulheres e ao machismo, a liberdade de expressão e atuação política para modificação dos padrões dos costumes, crise dos refugiados e xenofobia, demografia brasileira, influência das mídias sobre a sociedade e cultura, processo e consolidação da redemocratização brailseira, entre outros temas. 

Alguns itens tiveram relações com a peça “Hamlet” de William Shakespeare, Organização das Nações Unidas (ONU), Operação Condor - regimes militares da América do Sul - Revolução Islâmica e relação da música sertaneja com globalização.

Os testes de Ciências da Natureza foram bem abrangentes e contextualizadas, com destaque para tecnologia e avanços na medicina e aquecimento global; contudo, estudantes relataram que acharam as questões difíceis em comparação ao ano passado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na prova de Química, por exemplo, os candidatos tiveram que analisar a composição de um spray de pimenta. Também foram abordadas perguntas sobre reação química, estrutura química, circuito elétrico, reação química e biomas. 

O Enem 2016 segue neste domingo, mas o horário será das 13h30 às 19h. Haverá 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física). Também será necessário produzir uma redação.  

No total, eram esperados mais de 8 milhões de inscritos. Porém, o Ministério da Educação não informou qual foi o índice de abstenção. Segundo o órgão, esse e outros detalhes serão liberados amanhã (6). 

O MEC reforçou ainda que os estudantes que não compareceram às provas hoje não poderão fazê-las amanhã. A exceção são os candidatos que já haviam sido informados que os locais dos exames tinham mudado para os dias 3 e 4 de dezembro. 

Ocupações

Na manhã de hoje, saiu nova lista com o número de candidatos que tiveram os locais de prova alterados por causa das escolas ocupadas. Agora, são 269 mil inscritos em 404 escolas situadas em 21 estados e no Distrito Federal. Capitais como Fortaleza, Florianópolis, Goiânia e São Luís, que não figuravam na primeira lista, aparecem com sedes da prova ocupadas. 

Veja também

Locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022/2 da UFU já podem ser acessados
Os vestibulandos passarão pelas provas da 1ª fase no dia 21 de agosto, das 13h às 18h30.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2022/2 via Enem da UVA (CE)
Um total de 950 vagas são ofertadas pela UVA. As oportunidades são para os campi de Aracaú, Camocim, São Benedito e Sobral. 

Prazo para se inscrever no Fies 2022/2 encerra nesta sexta-feira (12)
Os candidatos podem escolher até três opções de curso, turno e local de oferta. 

Resultado do Vestibular EaD 2022/2 da UFPel está disponível
Processo seletivo ofertou mais de 1,2 mil vagas em cursos de graduação a distância.

Resultado do ProUni 2022/2 é liberado
Agora, os candidatos selecionados precisam comprovar as informações e apresentar a documentação para as instituições até o dia 17 de agosto.

UFVJM (MG) recebe inscrições para Sasi 2022 até hoje (10)
Entre os cursos estão Medicina (em Diamantina e Mucuri), Zootecnia, Agronomia, Fisioterapia, Turismo e Engenharia Agrícola e Ambiental. 

Provas e gabaritos do PSI 2022 da UFAM estão disponíveis
Os vestibulandos fizeram a avaliação às 08h15 nos dois dias. No primeiro dia a prova se encerrou às 13h15, já no segundo o exame foi até às 12h15.

2ª chamada do Vestibular 2022/2 da Unemat está disponível
Matrículas podem ser feitas pela internet nos dias 9 e 10 desta semana.

Inscrições para o Fies 2022/2 estão abertas
São disponibilizados 44.370 financiamentos na edição do segundo semestre. Inscrições vão até esta sexta-feira (12).

Unemat disponibiliza resultado do Vestibular Especial 2022/2 via Enem
Foram oferecidas neste vestibular o total de 651 vagas no formato presencial.

Unitins abre inscrições para Vestibular 2022/2 de cursos tecnológicos
São ofertadas 1 mil vagas em doze cidades tocantinenses.

Inscrições para o Vestibular 2023 da Faculdade Santa Casa de São Paulo estão abertas
A oferta é de 510 vagas, sendo 180 para o curso de Medicina, 80 para Enfermagem, 50 para Fonoaudiologia, 100 para Tecnologia em Radiologia e 100 para Tecnologia em Sistemas Biomédicos.