O Ministério da Educação (MEC) atualizou na manhã deste sábado, dia 5 de novembro, o número de escolas ocupadas e de alunos que terão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em nova data. Por duas vezes os números foram alterados neste primeiro dia de provas, por isso, os dados podem ainda sofrer mudanças.
Veja nova a lista de escolas ocupadas
Agora, são 404 escolas que sediariam o exame e que estão ocupadas por manifestantes. O número de estados com ocupações também aumentou, são 21 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal. Alguns estados com prédios ocupados agora contam um número maior de manifestantes.
Com essa nova estatística sobe para 269.657 o número de estudantes que deverão realizar as provas nos dias 3 e 4 de dezembro de 2016. De acordo com as informações do Ministério da Educação (MEC), os estados Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Rondônia, Roraima e São Paulo permanecem com aplicação das provas para todos os inscritos no próximo final de semana.
Capitais como Fortaleza, Florinópolis, Goiânia e São Luís, que não figuravam na primeira lista, aparecem com sedes da prova ocupadas. Veja na lista abaixo como ficou o número de escolas em cada estado.
Minas Gerais - 95 escolas
Paraná - 77 escolas
Espírito Santo - 48 escolas
Bahia - 46 escolas
Pernambuco - 21 escolas
Alagoas - 19 escolas
Pará - 18 escolas
Goiás - 12 escolas
Distrito Federal - 13 escolas
Rio de Janeiro - 11 escolas
Maranhão - 8 escolas
Sergipe - 7 escolas
Rio Grande do Norte - 6 escolas
Paraíba - 6 escolas
Rio Grande do Sul - 4 escolas
Tocantins - 3 escolas
Piauí - 2 escolas
Santa Catarina - 2 escolas
Ceará - 1 escola
Mato Grosso - 1 escola
Mato Grosso do Sul - 1 escola
Saiba mais
Ao todo mais de 16,4 mil estabelecimentos foram listados como local de provas do Enem. No entanto, 404 prédios estão ocupados por manifestantes. O movimento protesta contra a nova reforma do ensino médio e à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela os investimentos na educação por 20 anos.
No dia 1º de novembro, uma nova data de aplicação do exame foi anunciada para alguns estudantes. Na ocasião, segundo o MEC, eram mais de 191 mil candidatos que fariam as provas do Enem em dezembro. Confira mais detalhes.