O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 terminou às 19h, pelo horário de Brasília. Daqui a pouco o Super Vestibular, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante, de São Paulo, disponibilizará a correção comentada das provas.
Cerca de 30% dos candidatos inscritos não compareceram para realizar as provas e abstenção, o estado com maior número de ausentes foi o Amazonas e com o menor índice foi o Piauí. Desse total, informado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já está excluído os quase 270 mil candidatos que farão as provas em dezembro.
O Inep também informou que 454 candidatos foram eliminados no primeiro dia e outros 187 no segundo dia de provas. Entre os casos registros está o caso de um estudante preso com escuta em Fortaleza e outra, de Capitão Poço (PA), que portava o aparelho celular dentro de um pacote de biscoito. Entre os eliminados também estão os atrasados e aqueles que não portavam o documento necessário para identificação.
As investigações que culminaram na prisão destes candidatos fazem parte das operações Embuste e Jogo Limpo, deflagradas neste domingo para desarticular organização criminosa que pretendia fraudar o Enem 2016. A Polícia Federal realizou buscas nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá, Pará e Minas Gerais. As investigações foram feitas em parceria com o Inep e o Ministério Público Federal.
Segundo dia
Entre as questões das provas deste domingo, dia 6 de novembro, estava a elaboração de uma redação com o tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. Veja o comentário da Redação. As demais questões, 90 no total, versavam sobre Linguagens, Códigos e Matemática.
A previsão do Ministério da Educação é de que o gabarito seja publicado na próxima quarta-feira, dia 9. Já o resultado do Enem 2016, com a média dos candidatos, deve sair em janeiro de 2017.