O Gabarito Oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será publicado na próxima quinta-feira, 16 de novembro. Para segurar a ansiedade até o fim da semana, o Gabarito Extraoficial pode ser conferido no Super Vestibular!
Confira o Gabarito Extraoficial
O Gabarito Extraoficial do Enem 2017 faz parte da Correção Comentada do Super Vestibular em parceria com o colégio Oficina do Estudante. É possível conferir a resolução de cada questão do exame.
A Correção Comentada do Super Vestibular foi realizada ao vivo, nos dois domingos do Enem. Os participantes puderam conferir a resolução pelo site e pelo Twitter.
Como calcular a nota?
Não é possível saber quantos pontos você tirou no Enem apenas conferindo o gabarito. Isso porque o Inep utiliza a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI) como forma de correção. As questões adquirem pesos diferentes conforme seu nível de dificuldade e quantidade de acertos entre os candidatos, além de outras características. Saiba mais neste artigo.
Em relação à redação, duas pessoas corrigem o texto e atribuem de zero a 200 pontos por cada uma das cinco competências, sendo a nota mais alta os mil pontos. Se houver divergência na correção, um terceiro corretor avalia o texto.
Enem 2017
O Enem 2017 chegou ao fim na tarde de ontem (12). Os participantes contaram com 90 questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática neste domingo. No fim de semana anterior, foram aplicadas as provas com 90 perguntas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação.
A redação do Enem abordou a inclusão social com o tema Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil. Por conta de uma decisão judicial, o Inep ficou proibido de zerar o texto de quem desrespeitar os Direitos Humanos. Apesar disso, o participante que fez apologia ao crime, demonstrou violência ou discurso de ódio e trouxe uma visão preconceituosa poderá perder até 200 pontos em uma das competências.
Passado o Enem, agora é esperar o tão aguardado resultado. As notas estão previstas para serem divulgadas em 19 de janeiro de 2018. Com a pontuação é possível entrar em instituições públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU); conseguir bolsa de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiar as mensalidades pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).