Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e que passaram pelas provas no último domingo, 05 de novembro, continuam passando pelos testes amanhã, dia 12, a partir das 13h30 com duração de 4h, e serão formados por 45 questões de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza.
Eles acontecem em 12.432 locais de prova, distribuídos em 1.725 cidades brasileiras. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, sempre no horário de Brasília. O prazo de 30 minutos para o início das provas é para que os candidatos encontrem as salas de aula com mais tranquilidade e os monitores e os seguranças identifiquem os participantes.
Vale ressaltar que é importante estar atento mais do que nunca ao horário das provas devido ao horário de verão, já que o Brasil conta com cinco fusos diferentes. Portanto, é importante chegar ao local de prova com antecedência, a fim de evitar imprevistos, e estar munido do documento de identidade em bom estado de conservação e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (tipo bic).
Recomenda-se levar o cartão de confirmação impresso para poder localizar as salas com mais facilidade. Veja aqui o que levar e não levar no Enem 2017!
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os dados coletados no 1o dia de provas do Enem 2017 apontaram a maior abstenção do primeiro dia já registrada desde o ano de 2009, quando 37,7% dos inscritos não participaram das provas. Na edição do ano passado, 3.942 estudantes foram eliminados das provas do 1o dia.
Segundo o órgão, eram 6.731.344 candidatos confirmados, contabilizando 4.697.754 presentes (69,8%) e 2.033.590 ausentes, o que gerou abstenção de 30,2%. Veja aqui o tema da redação do Enem 2017, que este ano aconteceu no primeiro dia de provas.
O participante isento do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 que não comparecer às provas e não justificar essa ausência do sistema de inscrição do Enem 2018, por meio de documento legal, perderá o direito a nova isenção. A exceção são os concluintes do Ensino Médio na rede pública, que são automaticamente isentos.
O que devo fazer até amanhã?
Se você estudou nos meses anteriores, agora é hora de confiar em si mesmo e descansar a mente neste sábado. Caso não tenha se esforçado tanto nos estudos, não adianta correr com o conteúdo hoje e tentar a chamada "decoreba", pois isso só aumenta o estresse e cansaço mental, além de não garantir um bom desempenho nas provas.
O Enem 2017 conta com algumas novidades:
- Intervalo de uma semana entre os dias de prova: decidido após consulta pública, o Enem deixa de ser realizado em um só fim de semana e passa para dois domingos consecutivos.
- Distribuição das disciplinas: A partir deste ano, o primeiro dia do Enem foi composto por Ciências Humanas e Linguagens e Códigos e uma Redação. Ciências da Natureza passou para o segundo dia, junto com a prova de Matemática. Com isso, a primeira semana de provas focou na área de humanas e a segunda aborda biológicas e exatas.
- Cadernos de provas com identificação: Para evitar fraudes, os cadernos de provas terão o nome do participante, seu número de inscrição e dados pessoais.
- Provas em vídeo para surdos: um novo recurso de acessibilidade do Enem é a prova em vídeo, na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para os candidatos com deficiência auditiva de qualquer tipo. Permanecem, ainda, o intérprete e a pessoa responsável pela leitura labial.
- Detector de ponto eletrônico: aparelho capta sinal de WiFi, transmissão de rádio e uso de celulares.
Como usar o Enem?
As notas do Enem podem ser usadas para ingresso em universidades públicas e institutos federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU); obtenção de bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e para financiar mensalidades com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Diversas instituições públicas e privadas usam o Enem como parte de seu Vestibular ou, ainda, em substituição às provas tradicionais, tanto em chamadas regulares como para seleções complementares. Instituições portuguesas conveniadas ao Inep também aceitam as notas do Enem para o ingresso de brasileiros.
Correção comentada
Assim como aconteceu no primeiro dia, o Super Vestibular traz a Correção Comentada do Enem 2017 neste domingo. Ela será realizada em tempo real em parceria com o cursinho Oficina do Estudante, de Campinas-SP. Com a resolução das questões do exame, o participante poderá ter um gabarito preliminar das provas. Ela ser conferida no site e no twitter @supervestibular.
Os Gabaritos Oficiais do Enem 2017 estarão disponíveis na próxima terça-feira, 14 de novembro. O Inep não aceitará recursos sobre as questões. Já o resultado final é esperado para o dia 19 de janeiro de 2018.