O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 começará neste domingo, 5 de novembro, e contará com provas também no próximo dia 12 para os mais de 6,7 milhões de inscritos. Para não ser eliminado (a), um passo fundamental na preparação é saber o que pode ou não ser levado.
Acesse seu local de prova do Enem 2017
O edital do Enem traz todos os itens que são obrigatórios, os que são permitidos e não são obrigatórios e os objetos que são proibidos. Vale ressaltar que alguns pertences podem ser levados aos locais de prova, mas não poderão ser utilizados durante o exame.
Itens obrigatórios
1 - Documento de Identificação original com foto (em bom estado de conservação): São considerados documentos de identificação:
- Cédula de identidade (RG)
- Passaporte
- Certificado de Reservista
- Carteira Nacional de Habilitação
- Certificado Dispensa de Incorporação
- Carteira de Trabalho e Previdência Social
- Identidade Funcional em consonância com Decreto 5.703/06
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe
- Identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério da Justiça
O participante que perdeu seu documento (assim como os casos de roubo, furto ou extravio) terá que apresentar Boletim de Ocorrência expedido pela polícia com, no máximo, 90 dias. O estudante que estiver nesta condição será encaminhado para a coleta de dados e assinatura de um formulário próprio para a identificação especial.
2 - Caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente): O leitor óptico pelo o qual passa o cartão-resposta do Enem reconhece apenas a tinta preta, por isso, o participante precisa levar caneta com tinta preta. Outras cores não serão corrigidas, assim como provas assinaladas a lápis.
A exigência do tubo transparente é para evitar possíveis colas da prova dentro da caneta. Para não ficar sem tinta no momento da prova, leve mais de uma caneta para fazer o Enem.
Permitido levar, mas não é obrigatório
1 - Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem: estar com o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso não é obrigatório, mas facilita a localização do estudante e diminui as chances de atraso no momento da entrada na sala de provas.
2 - Água e alimentos leves: recomenda-se que o participante esteja com água (a qual deve estar em garrafa transparente sem rótulo) e alimentos leves (em embalagens lacradas). Estar hidratado e não ficar muito tempo sem comer auxilia na concentração e evita que o estudante passe mal com hipoglicemia, por exemplo, já que o Enem é longo.
O Super Vestibular conversou com uma nutricionista para saber a alimentação adequada para quem vai participar do Enem. Confira nesta notícia.
Proibido usar na prova
Os itens que serão listados abaixo são proibidos para uso durante a prova. Eles podem ser levados aos locais do Enem, mas devem ser guardados na embalagem que o Inep fornece na entrada das salas.
1 - Celular: como telefones públicos são geralmente lacrados nas imediações das faculdades e escolas em que o Enem é aplicado, estar com o celular pode ser necessário para avisar os pais ou utilizar aplicativos de transportes no momento de ir embora.
Por isso, o participante precisa retirar a bateria do celular ao chegar no local de prova e pedir ao fiscal de sala a embalagem que o Inep disponibiliza. O aparelho deve ser guardado e o recipiente precisa ser lacrado. Ao entrar na sala, o estudante deve colocar a embalagem embaixo da sua cadeira e só retirá-lo no momento de ir embora. Caso o celular toque durante a prova, mesmo que seja o despertador/alarme, o aluno será eliminado do Enem.
2 - Chaves de carro (alarme): as chaves de carro com alarme podem dar interferência no detector de metais e, agora, no aparelho que capta sinais de rádio, celulares, WiFi e pontos eletrônicos. Por isso, o objeto deve ficar dentro da embalagem com o celular.
3 - Moedas e chaves comuns: estes objetos também podem ser detectados pelos aparelhos de fiscalização se estiverem no bolso do participante, o que pode causar a eliminação do Enem por puro descuido. Eles deverão ficar na mesma embalagem que o celular.
Não pode levar para o Enem
Não é permitido levar os seguintes itens: boné, chapéu, óculos escuros, lápis, caneta que não seja transparente ou com tinta de outra cor, borracha, livros, manuais, calculadoras, anotações, tablets, ipods e demais aparelhos de mp3, pendrives, gravadores, relógios, alarmes, armas e fones de ouvido.
Enem
Para não virar meme como um dos atrasados do Enem, confira seu local de prova com antecedência e fique atento (a) ao horário de fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília). As provas começarão às 13h30, mas nestes 30 minutos de intervalo não serão permitidos que estudantes entrem nos locais de prova, já que os participantes ficarão em sala de aula para medidas de segurança e orientação para o exame.
Como o Brasil possui diferentes fuso-horários, além da vigência do horário de verão em alguns estados, confira abaixo que horas o portão serão fechado em cada região:
Este primeiro domingo, 5 de novembro, será composto por 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, além da Redação. Os participantes terão 5h30 para a realização das provas.
O segundo dia do Enem, 12 de novembro, contará com 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza. A duração máxima do último domingo de provas será de 4h30.
O Gabarito Oficial do Enem 2017 está previsto para o dia 14 de novembro, enquanto o resultado final é esperado para 19 de janeiro de 2018.
Correção Comentada
Como já é tradição, o Super Vestibular mantém a parceria com o colégio Oficina do Estudante para a realização da Correção Comentada. As resoluções das questões serão publicada em tempo real em nosso site e no twitter @supervestibular.
A correção deste domingo (5) começará às 19h. Já o segundo dia, 12 de novembro, terá a resolução das questões a partir das 18h.