Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. A seis dias do Enem 2017, estudantes falam como driblam ansiedade

A seis dias do Enem 2017, estudantes falam como driblam ansiedade

Jovens também contam estratégias para mandar bem nas provas, que serão aplicadas em 5 e 12 de novembro

Publicado por Silvia Tancredi
30/10/2017 09h32

Faltam apenas seis dias para as provas do Enem 2017 e é mais do que normal que os participantes estejam com boas expectativas e, ao mesmo tempo, ansiosos. Afinal, é o principal exame educacional brasileiro e obter bom resultado pode fazer toda a diferença no futuro dos estudantes. 

Saiba como controlar a ansiedade às vésperas do Enem

Confira seu local de prova

Bernardo Valentim, 17 anos, do Rio de Janeiro, fará o Enem com o objetivo de ingressar em uma universidade que ofereça o curso de Publicidade e Propaganda. Para driblar a ansiedade, ele procura não pensar na proximidade das provas. “Confio na minha capacidade diariamente, com o objetivo de não ficar nervoso durante o exame”, afirma. 

A também estudante carioca Giovanna dos Santos, 17 anos, tenta ter pensamento positivo de que está preparada para as provas, pois acredita que a ansiedade acaba atrapalhando e impedindo a boa realização do exame e um bom resultado no mesmo.

Ambos os estudantes estão no terceiro ano do ensino médio e sabem que o Enem é uma prova importante e, com as notas em mãos, poderão participar de programas de acesso ao ensino superior, como o SiSU, o ProUni e o Fies. Para isso, eles têm se preparado com muito tempo e dedicação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mais de 12 horas de estudo, contando com as aulas do colégio. Essa é a rotina atual de Bernardo. “Tenho aulas das 7h às 17h e estudo sozinho das 19h30 às 22h. A única diferença está no conteúdo: antes, era focado nas provas bimestrais, agora, no preparatório para o Enem”. 

Giovanna, que quer estudar o curso de Ciências da Computação, segue o mesmo ritmo. Ela explica que, desde o início do ano, tenta manter uma rotina de estudos para evitar que precisasse estudar em cima da hora. 

Estratégias

Bernardo conta que usa como estratégia de estudo traçar mapas mentais sobre determinados assuntos recorrentes e realizar exercícios dos exames anteriores em geral.

Já Giovanna prefere fazer exercícios anteriores de vestibulares e do Enem e simulados. Além disso, no caso dela, foca nas matérias que tem mais dificuldade, como Biologia e Química.

Revise no Super Vestibular

São apenas dez dias para o Enem 2017, mas dá tempo fazer uma revisão e tanto. Acesse nossas dicas, confira provas anteriores e treine seus conhecimentos, participe do simulado e veja comentários sobre as edições passadas

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.