Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2020: cinco temas de Geografia para ficar atento

Enem 2020: cinco temas de Geografia para ficar atento

Geografia urbana, meio ambiente e questões econômicas e globalização são alguns dos assuntos

Publicado por Silvia Tancredi
13/01/2021 16h58 , atualizado em 13/01/2021 19h57

No primeiro dia do Enem 2020, no próximo domingo, 17 de janeiro, os mais de 5 milhões de inscritos terão que produzir uma redação e responder 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Esta última área do conhecimento engloba as disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia. 

A disciplina de Geografia abrange o lado físico e o lado humano da terra. Os estudantes podem encontrar questões objetivas específicas da matéria ou interdisciplinares. É comum também que as perguntas contenham recursos gráficos, como imagens, mapas, tabelas e gráficos.  

Veja também: Mundo Educação fará correção comentada do Enem 2020

Para quem está se preparando para o Enem 2020, é interessante verificar os cinco assuntos que mais caíram nas provas do exame educacional nos últimos dez anos. A lista foi elaborada pelo coordenador da Assessoria de Geografia do Sistema Positivo de Ensino, Wilson Galvão. 

  1. Geografia Agrária: presente em 19% das provas
  2. Meio Ambiente: presente em 17% das provas
  3. Questões econômicas e globalização: presente em 13% das provas
  4. Geografia Urbana: presente em 10% das provas
  5. Geografia Física: presente em 10% das provas

Galvão mapeou que as questões de Geografia no Enem normalmente analisam a compreensão do estudante acerca do espaço geográfico brasileiro. "Em geografia agrária, por exemplo, são comuns questões que abordam o processo de ocupação do território pelas atividades agrícolas, considerando as áreas de expansão, conflitos agrários, além dos problemas ambientais e sociais no espaço rural brasileiro", exemplifica.

Em relação à geografia urbana, o coordenador notou a presença de temas como hierarquia e rede urbana brasileira, adensamento urbano na relação com processos migratórios e a atividade industrial. Segundo Galvão, são cobrados ainda problemas sociais e ambientais, analisando temas como a organização do espaço urbano, gentrificação, moradia e mobilidade, entre outros.

"É importante lembrar ao estudante sobre a importância da leitura e interpretação da linguagem cartográfica, dos gráficos e tabelas, assim como das paisagens na prova de Geografia no Enem 2020. Aprofundar o entendimento dessas linguagens é fundamental para um bom desempenho", recomenda o coordenador de Geografia, Wilson Galvão

5 temas de Geografia para o Enem 2020

Para ajudar você, estudante, que está fazendo revisão para o Enem 2020, detalhamos a seguir cada um dos cinco temas citados pelo coordenador. Confira:

1) Geografia Agrária

Dentro desse tema, podem ser cobrados a agricultura em geral, os tipos de agriculturasistemas agrícolas, impacto da produção agrícola, agropecuária e os problemas ambientais, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2) Meio Ambiente

O assunto meio ambiente consta com frequência nas provas de Geografia do Enem. Você pode fazer sua revisão lendo estes artigos: globalização e meio ambiente, soluções para o meio ambiente e 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente.

Confira também este vídeo do nosso parceiro Brasil Escola, específico sobre meio ambiente:

3) Questões econômicas e globalização

O Mundo Educação tem uma lista de artigos sobre Geografia Econômica. Aproveite para revisar esse tema lendo os textos. Sugestões:

Leia também: dicas de Geografia Econômica para o Enem

4) Geografia Urbana

O tema é abrangente. A dica é ler artigos como rede urbana, clima urbano, lixo urbanoproblemas atmosféricos urbanos, assistir ao vídeo abaixo e fazer esta lista de exercícios.

Confira também: Geografia Urbana e Urbanização no Enem

5) Geografia Física

Dentro da Geografia Física, há diversos assuntos que podem ser cobrados, tais como abalos sísmicos, agentes de formação do relevo, as principais placas tectônicas, formação dos solos, fatores climáticos, etc

Veja também

UFMS aplica provas do Vestibular EaD 2022
As provas serão realizadas a partir das 14h. O acesso ao ambiente de prova somente será liberado após a captura e envio de foto do candidato segurando documento de identificação original próximo ao rosto.

Locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022/2 da UFU já podem ser acessados
Os vestibulandos passarão pelas provas da 1ª fase no dia 21 de agosto, das 13h às 18h30.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2022/2 via Enem da UVA (CE)
Um total de 950 vagas são ofertadas pela UVA. As oportunidades são para os campi de Aracaú, Camocim, São Benedito e Sobral. 

Prazo para se inscrever no Fies 2022/2 encerra nesta sexta-feira (12)
Os candidatos podem escolher até três opções de curso, turno e local de oferta. 

Resultado do Vestibular EaD 2022/2 da UFPel está disponível
Processo seletivo ofertou mais de 1,2 mil vagas em cursos de graduação a distância.

Resultado do ProUni 2022/2 é liberado
Agora, os candidatos selecionados precisam comprovar as informações e apresentar a documentação para as instituições até o dia 17 de agosto.

UFVJM (MG) recebe inscrições para Sasi 2022 até hoje (10)
Entre os cursos estão Medicina (em Diamantina e Mucuri), Zootecnia, Agronomia, Fisioterapia, Turismo e Engenharia Agrícola e Ambiental. 

Provas e gabaritos do PSI 2022 da UFAM estão disponíveis
Os vestibulandos fizeram a avaliação às 08h15 nos dois dias. No primeiro dia a prova se encerrou às 13h15, já no segundo o exame foi até às 12h15.

2ª chamada do Vestibular 2022/2 da Unemat está disponível
Matrículas podem ser feitas pela internet nos dias 9 e 10 desta semana.

Inscrições para o Fies 2022/2 estão abertas
São disponibilizados 44.370 financiamentos na edição do segundo semestre. Inscrições vão até esta sexta-feira (12).

Unemat disponibiliza resultado do Vestibular Especial 2022/2 via Enem
Foram oferecidas neste vestibular o total de 651 vagas no formato presencial.

Unitins abre inscrições para Vestibular 2022/2 de cursos tecnológicos
São ofertadas 1 mil vagas em doze cidades tocantinenses.