Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2020: cinco temas de Geografia para ficar atento

Enem 2020: cinco temas de Geografia para ficar atento

Geografia urbana, meio ambiente e questões econômicas e globalização são alguns dos assuntos

Publicado por Silvia Tancredi
13/01/2021 16h58 , atualizado em 13/01/2021 19h57

No primeiro dia do Enem 2020, no próximo domingo, 17 de janeiro, os mais de 5 milhões de inscritos terão que produzir uma redação e responder 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Esta última área do conhecimento engloba as disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia. 

A disciplina de Geografia abrange o lado físico e o lado humano da terra. Os estudantes podem encontrar questões objetivas específicas da matéria ou interdisciplinares. É comum também que as perguntas contenham recursos gráficos, como imagens, mapas, tabelas e gráficos.  

Veja também: Mundo Educação fará correção comentada do Enem 2020

Para quem está se preparando para o Enem 2020, é interessante verificar os cinco assuntos que mais caíram nas provas do exame educacional nos últimos dez anos. A lista foi elaborada pelo coordenador da Assessoria de Geografia do Sistema Positivo de Ensino, Wilson Galvão. 

  1. Geografia Agrária: presente em 19% das provas
  2. Meio Ambiente: presente em 17% das provas
  3. Questões econômicas e globalização: presente em 13% das provas
  4. Geografia Urbana: presente em 10% das provas
  5. Geografia Física: presente em 10% das provas

Galvão mapeou que as questões de Geografia no Enem normalmente analisam a compreensão do estudante acerca do espaço geográfico brasileiro. "Em geografia agrária, por exemplo, são comuns questões que abordam o processo de ocupação do território pelas atividades agrícolas, considerando as áreas de expansão, conflitos agrários, além dos problemas ambientais e sociais no espaço rural brasileiro", exemplifica.

Em relação à geografia urbana, o coordenador notou a presença de temas como hierarquia e rede urbana brasileira, adensamento urbano na relação com processos migratórios e a atividade industrial. Segundo Galvão, são cobrados ainda problemas sociais e ambientais, analisando temas como a organização do espaço urbano, gentrificação, moradia e mobilidade, entre outros.

"É importante lembrar ao estudante sobre a importância da leitura e interpretação da linguagem cartográfica, dos gráficos e tabelas, assim como das paisagens na prova de Geografia no Enem 2020. Aprofundar o entendimento dessas linguagens é fundamental para um bom desempenho", recomenda o coordenador de Geografia, Wilson Galvão

5 temas de Geografia para o Enem 2020

Para ajudar você, estudante, que está fazendo revisão para o Enem 2020, detalhamos a seguir cada um dos cinco temas citados pelo coordenador. Confira:

1) Geografia Agrária

Dentro desse tema, podem ser cobrados a agricultura em geral, os tipos de agriculturasistemas agrícolas, impacto da produção agrícola, agropecuária e os problemas ambientais, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2) Meio Ambiente

O assunto meio ambiente consta com frequência nas provas de Geografia do Enem. Você pode fazer sua revisão lendo estes artigos: globalização e meio ambiente, soluções para o meio ambiente e 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente.

Confira também este vídeo do nosso parceiro Brasil Escola, específico sobre meio ambiente:

3) Questões econômicas e globalização

O Mundo Educação tem uma lista de artigos sobre Geografia Econômica. Aproveite para revisar esse tema lendo os textos. Sugestões:

Leia também: dicas de Geografia Econômica para o Enem

4) Geografia Urbana

O tema é abrangente. A dica é ler artigos como rede urbana, clima urbano, lixo urbanoproblemas atmosféricos urbanos, assistir ao vídeo abaixo e fazer esta lista de exercícios.

Confira também: Geografia Urbana e Urbanização no Enem

5) Geografia Física

Dentro da Geografia Física, há diversos assuntos que podem ser cobrados, tais como abalos sísmicos, agentes de formação do relevo, as principais placas tectônicas, formação dos solos, fatores climáticos, etc

Veja também

Enem 2020 encerra com 55,3% de ausentes
Exame educacional apresenta maior índice de abstenção da história

Inscrições do Vestibular 2021 da UEMS encerram neste domingo (24)
Estudantes da rede pública de ensino puderam solicitar isenção de taxa de inscrição. Eles tiveram que apresentar documentação comprobatória. A lista de beneficiados com a gratuidade já foi disponibilizada.

Enem 2020: provas do 2º dia são realizadas neste domingo (24)
Participantes responderão 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Hoje, provas terminam às 18h30.

Locais de prova do Vestibular 2021 da UFGD estão disponíveis
As provas objetiva e de redação serão realizadas no dia 07 de fevereiro, nas cidades de Dourados e Campo Grande. 

Fundação Estudar recebe inscrições para bolsas de estudo 2021
Bolsas são parciais, podendo ser de 5% a 95%, no Brasil e no exterior. Há vagas para graduações e pós-graduações.

UFBA adere ao SiSU 2021 para todos os cursos, exceto Música
O SiSU será usado excepcionalmente esse ano, pela inviabilidade de realizar os testes de habilidades específicas de forma presencial.

IFMT inscreve para o seu Vestibular 2021/1
A seleção será feita exclusivamente pela análise do histórico escolar dos dois primeiros anos do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia.

Covid-19: UFRJ cancela THE de alguns de seus cursos
De acordo com a Universidade, o motivo da suspensão do THE se deve a necessidade de distanciamento social causada pela Covid-19

Faculdade Albert Einstein (SP) divulga resultado do Vestibular 2021/1 de Enfermagem
A oferta do Vestibular da Albert Einstein é de 240 vagas, das quais 120 são para Medicina e outras 120 para Enfermagem. 

UEM solta locais de prova do Vestibular EaD e PAS 2020
As provas do vestibular EaD e PAS estão previstas de acontecerem nas cidades de Apucarana, Cascavel, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama. 

Univag (MT) divulga aprovados no Vestibular 2021/1 de Medicina
As provas do Vestibular 2021/1 de Medicina foram aplicadas em 20 de dezembro, das 13h30 às 18h. O processo seletivo do Univag contou com uma redação e 60 questões objetivas de disciplinas estudadas durante o Ensino Médio.

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Instituição divulgou lista de aprovados oito dias antes do esperado. Resultado sairia dia 29 de janeiro.