O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga nesta terça-feira, 27 de julho, o resultado das solicitações de atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O resultado pode ser acessado na Página do Participante, informando CPF e senha.
Os estudantes que tiverem o pedido negado poderão apresentar recurso até o dia 30 de julho, também na Página do Participante. Na ocasião, o participante deverá anexar laudos e demais documentos que comprovem sua necessidade de atendimento especial no Enem. As análises serão divulgadas dia 04 de agosto.
Os pedidos por atendimento especializado no Enem 2021 foram feitos entre os dias 30 de junho a 14 de julho, exceto para tratamento pelo nome social, cujo período foi de 19 a 23 de julho.
Saiba como funciona o atendimento especializado no Enem
O atendimento especializado é voltado para estudantes autistas, deficientes físicos ou mentais, com baixa visão ou cegueira, com discalculia, dislexia, surdez ou surdocegueira e estudantes gestantes, em classe hospitalar, idosos, lactantes ou com outras condições específicas.
Esses participantes contam com auxílio durante as provas, como prova ampliada, salas especiais, auxílio ledor, entre outras adaptações. Algumas novidades foram anunciadas para o Enem deste ano:
- Participantes cegos ou surdocegos poderão usar leitor de tela;
- Participantes lactantes que levarem o lactente e o acompanhante para a aplicação terão 60 minutos adicionais para fazer as provas;
- Participantes autistas e surdocegos terão banca especial para correção de suas provas;
- Redações escritas em braile serão corrigidas no Sistema Braile.
Nome social
O tratamento pelo nome social é destinado a pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero (participante travesti ou transexual).
Os participantes que tiveram o pedido aceito terão seus nomes sociais nas listas dos locais de prova e poderão usar os sanitários correspondentes ao gênero com o qual se identificam. Quem teve a solicitação negada será identificado pelo nome civil.
Enem 2021
As provas do Enem 2021 acontecem em novembro, nos dias 21 e 28. O Inep ainda informou que o cartão de confirmação de inscrição, com o local onde serão aplicadas as provas, será divulgado no mesmo mês.
Nesta edição, as provas do Enem Impresso e Digital serão aplicadas nos mesmos dias, e o conteúdo cobrado também será o mesmo.
Veja abaixo a distribuição das questões:
=>21/11, das 13h30 às 19h: redação + 45 questões objetivas de linguagens e códigos + 45 questões de ciências humanas
=>28/11, das 12h30 às 18h30: 45 questões objetivas de ciências da natureza e 45 questões de matemática
A data do resultado do Enem 2021 ainda não foi informada. Geralmente, as notas saem dois meses depois das provas.
Por que fazer o Enem?
Ao fazer as provas do Enem, os estudantes podem usar as notas para ingressar em instituições de ensino superiores. Com o desempenho, é possível se inscrever nestes três programas do Ministério da Educação (MEC):
- SiSU: disponibiliza vagas em instituições de ensino públicas, como universidades federais, universidades estudais, institutos federais, etc.
- ProUni: oferece bolsas de estudo em universidades particulares para estudantes da rede pública e de baixa renda.
- Fies: conta com financiamentos, também em instituições de ensino privadas.
Com as notas do Enem, também é possível se inscrever em vestibulares e estudar em Portugal.
Estude no Mundo Educação
No Mundo Educação, você encontra artigos sobre diversos temas de todas as disciplinas do ensino médio que caem no Enem. Você também pode fazer o nosso simulado e conferir as provas e gabaritos das outras edições do Enem e as correções comentadas das provas dos anos anteriores.
Além disso, você pode ler dicas para mandar bem nas provas do Enem e entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Enem.
Para mais informações sobre o Enem 2021, acesse o Edital do Enem Impresso, o Edital do Enem Digital ou o página do Ene