A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) já informou, por meio desta resolução, a quantidade de vagas que serão disponibilizadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021. As inscrições para o programa devem ser feitas em abril, segundo o Ministério da Educação (MEC).
Ainda conforme o MEC, o SiSU 2021 usará as notas do Enem 2020 como forma de seleção. O exame educacional foi aplicado em nos dias 17 e 24 de janeiro (provas impressas) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (provas digitais). O resultado do Enem 2020 deve sair no final de março.
Vagas
A ESCS oferecerá 160 vagas no SiSU 2021. Metade das oportunidades serão para a carreira de Medicina e o restante, para Enfermagem. Em ambos os cursos, 48 vagas destinam-se a ampla concorrência e as demais (32) são reservadas ao Sistema de Cotas.
Podem se inscrever pelas cotas os candidatos que estudaram todo o ensino fundamental e médio em escolas vinculadas à Secretaria de Educação do Distrito Federal (SES/DF).
Pesos e notas mínimas
Conforme a resolução, as cinco provas do Enem 2020 terão os seguintes pesos no SiSU:
- Redação: peso 2
- Ciências da Natureza: peso 4
- Ciências Humanas: peso 2
- Linguagens e Códigos: peso 4
- Matemática: peso 3
Os interessados em concorrer aos cursos da ESCS pelo SiSU precisam ter notas mínimas de 350 pontos na redação e 300 nas outras quatro provas. Já a média mínima em todos os testes do Enem 2020 precisa ser de 500 pontos.
Leia também: a relação entre o Enem e o SiSU
ESCS
A ESCS é uma instituição pública situada em Brasília, no Distrito Federal. Ela é mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), vinculada à SES/DF.
Desde 2016, o ingresso aos cursos de graduação da ESCS é feito somente pelo SiSU. A carreira de Medicina é ministrada na Asa Norte, em Brasília, e a de Enfermagem, em Samambaia.