Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Estudante de 13 anos é aprovado em 1º lugar em Direito no SiSU

Estudante de 13 anos é aprovado em 1º lugar em Direito no SiSU

No ano passado, Caio Temponi passou em 1º lugar no Vestibular da UECE para Administração

Publicado por Lorraine Vilela Campos
23/02/2022 11h54 , atualizado em 23/02/2022 17h10
Caio Temponi tem um canal no YouTube em que resolve questões de Matemática
Caio Temponi tem um canal no YouTube em que resolve questões de Matemática
Crédito da Imagem: Arquivo Pessoal

O estudante Caio Temponi, de 13 anos, foi aprovado em 1º lugar no curso de Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022/1. No ano passado, o adolescente já tinha se destacado pela aprovação em 1º lugar para Administração no vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Veja o resultado do SiSU 2022/1

Caio é estudante do 2º ano do ensino médio de uma escola de Fortaleza/CE e fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para treinar seus conhecimentos. De acordo com sua mãe, Laurismara Temponi, ele não fará a matrícula no curso de Direito da UFRRJ, pois quer terminar o ensino médio sem pular etapas.

A sua participação no SiSU 2022/1 foi apenas para comparar seu desempenho com o de outros estudantes, futuros concorrentes.

Os planos do adolescente são continuar os estudos no ensino médio, em que frequenta uma turma voltada para o Vestibular do ITA (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica) e continuar participando de processos seletivos e do Enem para aprimorar seus conhecimentos. 

Caio foi aprovado em 1º lugar no curso de Direito da UFRRJ, em Três Rios

Entre humanas e exatas

Caio Temponi também gosta muito de Matemática, tanto que em paralelo com o Direito pretende fazer licenciatura para ser professor na área. 

A identificação com as exatas o acompanha na vida escolar, o que resultou em 17 medalhas em competições da área, das quais participa desde os 9 anos. 

Em 2020, Caio passou em primeiro lugar para o exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), sendo o único da história da seleção a acertar todas as provas e também o mais novo estudante a ser aprovado. 

No começo de 2021, ele se tornou o primeiro brasileiro a conquistar medalha de ouro na Olimpíada de Mayo, competição de Matemática com representantes de 12 países.  

Caio Temponi
Caio coleciona medalhas em olimpíadas científicas desde os 9 anos
Crédito: Arquivo pessoal

Primeiro Vestibular

Em seu primeiro vestibular, o da UECE, Caio já conseguiu a aprovação em 1º lugar. A Uece não oferece o curso de Direito, por isso, a família e o estudante entraram em um acordo para que ele prestasse para Administração, que possui as mesmas provas.

Mesmo com a aprovação, os pais optaram por não matricular o filho treineiro, já que o desejo da família foi de que o adolescente continuasse com o ensino médio regularmente, vivenciando a rotina escolar. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Rotina de estudos

Com o fechamento das escolas pela pandemia, Caio aproveitou o tempo que gastaria com o deslocamento até o colégio para estudar mais em sua própria casa. 

Na volta das aulas presenciais, o estudante passou a frequentar o curso de inglês a aulas extras da escola no período da manhã e comparecer às aulas regulares do ensino médio à tarde. À noite, em alguns dias, ele assistia às aulas de Olímpiadas de Matemática. 

Para o Enem, Caio estudou mais o conteúdo que é cobrado no exame, já que sua turma da escola é voltada para o vestibular o ITA, com foco maior nas disciplinas de exatas.

Dicas

O estudante também gosta de ensinar sobre o conteúdo de exatas. Por isso, tem um canal no YouTube para resolver questões de Matemática e ajudar outros alunos nos estudos. No seu dia a dia, Caio gosta de jogar futebol, nadar, jogar xadrez com pai e ir ao shopping no tempo livre.

Como dica para os estudantes, Caio aconselha a criar uma rotina de estudos sem deixar de lado a vida pessoal, buscando sempre um equilíbrio. 

Leia: como adotar um método de estudo

Estabelecer objetivos é outro ponto destacado pelo adolescente. Estudar com foco e propor metas a serem cumpridas.  Outra dica é não deixar dúvidas sobre o conteúdo estudado, buscar respostas sobre qualquer questionamento que surgir. 

SiSU 2022/1

Caio Temponi está entre os 206.835 aprovados que puderam conferir seus resultados no SiSU 2022/1 desde ontem, 22 de fevereiro. Quem optou por se matricular, diferente dele, tem de hoje (23) até 8 de março para fazer a matrícula e garantir a vaga na instituição de ensino.

Já os candidatos que não foram convocados em nenhuma das duas opções de curso podem se inscrever na lista de espera do SiSU 2022/1 até 8 de março. A relação de quem manifestou interesse será repassada para as instituições no dia 10 seguinte e caberá à elas a realização das chamadas seguintes. 

O SiSU teve a oferta de quase 222 mil vagas em 6.146 cursos de 125 instituições públicas de ensino superior. As oportunidades foram exclusivas para quem fez o Enem 2021.

Veja também

Locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022/2 da UFU já podem ser acessados
Os vestibulandos passarão pelas provas da 1ª fase no dia 21 de agosto, das 13h às 18h30.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2022/2 via Enem da UVA (CE)
Um total de 950 vagas são ofertadas pela UVA. As oportunidades são para os campi de Aracaú, Camocim, São Benedito e Sobral. 

Prazo para se inscrever no Fies 2022/2 encerra nesta sexta-feira (12)
Os candidatos podem escolher até três opções de curso, turno e local de oferta. 

Resultado do Vestibular EaD 2022/2 da UFPel está disponível
Processo seletivo ofertou mais de 1,2 mil vagas em cursos de graduação a distância.

Resultado do ProUni 2022/2 é liberado
Agora, os candidatos selecionados precisam comprovar as informações e apresentar a documentação para as instituições até o dia 17 de agosto.

UFVJM (MG) recebe inscrições para Sasi 2022 até hoje (10)
Entre os cursos estão Medicina (em Diamantina e Mucuri), Zootecnia, Agronomia, Fisioterapia, Turismo e Engenharia Agrícola e Ambiental. 

Provas e gabaritos do PSI 2022 da UFAM estão disponíveis
Os vestibulandos fizeram a avaliação às 08h15 nos dois dias. No primeiro dia a prova se encerrou às 13h15, já no segundo o exame foi até às 12h15.

2ª chamada do Vestibular 2022/2 da Unemat está disponível
Matrículas podem ser feitas pela internet nos dias 9 e 10 desta semana.

Inscrições para o Fies 2022/2 estão abertas
São disponibilizados 44.370 financiamentos na edição do segundo semestre. Inscrições vão até esta sexta-feira (12).

Unemat disponibiliza resultado do Vestibular Especial 2022/2 via Enem
Foram oferecidas neste vestibular o total de 651 vagas no formato presencial.

Unitins abre inscrições para Vestibular 2022/2 de cursos tecnológicos
São ofertadas 1 mil vagas em doze cidades tocantinenses.

Inscrições para o Vestibular 2023 da Faculdade Santa Casa de São Paulo estão abertas
A oferta é de 510 vagas, sendo 180 para o curso de Medicina, 80 para Enfermagem, 50 para Fonoaudiologia, 100 para Tecnologia em Radiologia e 100 para Tecnologia em Sistemas Biomédicos.