O estudante Caio Temponi, de 13 anos, foi aprovado em 1º lugar no curso de Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022/1. No ano passado, o adolescente já tinha se destacado pela aprovação em 1º lugar para Administração no vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Veja o resultado do SiSU 2022/1
Caio é estudante do 2º ano do ensino médio de uma escola de Fortaleza/CE e fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para treinar seus conhecimentos. De acordo com sua mãe, Laurismara Temponi, ele não fará a matrícula no curso de Direito da UFRRJ, pois quer terminar o ensino médio sem pular etapas.
A sua participação no SiSU 2022/1 foi apenas para comparar seu desempenho com o de outros estudantes, futuros concorrentes.
Os planos do adolescente são continuar os estudos no ensino médio, em que frequenta uma turma voltada para o Vestibular do ITA (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica) e continuar participando de processos seletivos e do Enem para aprimorar seus conhecimentos.
Entre humanas e exatas
Caio Temponi também gosta muito de Matemática, tanto que em paralelo com o Direito pretende fazer licenciatura para ser professor na área.
A identificação com as exatas o acompanha na vida escolar, o que resultou em 17 medalhas em competições da área, das quais participa desde os 9 anos.
Em 2020, Caio passou em primeiro lugar para o exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), sendo o único da história da seleção a acertar todas as provas e também o mais novo estudante a ser aprovado.
No começo de 2021, ele se tornou o primeiro brasileiro a conquistar medalha de ouro na Olimpíada de Mayo, competição de Matemática com representantes de 12 países.
Primeiro Vestibular
Em seu primeiro vestibular, o da UECE, Caio já conseguiu a aprovação em 1º lugar. A Uece não oferece o curso de Direito, por isso, a família e o estudante entraram em um acordo para que ele prestasse para Administração, que possui as mesmas provas.
Mesmo com a aprovação, os pais optaram por não matricular o filho treineiro, já que o desejo da família foi de que o adolescente continuasse com o ensino médio regularmente, vivenciando a rotina escolar.
Rotina de estudos
Com o fechamento das escolas pela pandemia, Caio aproveitou o tempo que gastaria com o deslocamento até o colégio para estudar mais em sua própria casa.
Na volta das aulas presenciais, o estudante passou a frequentar o curso de inglês a aulas extras da escola no período da manhã e comparecer às aulas regulares do ensino médio à tarde. À noite, em alguns dias, ele assistia às aulas de Olímpiadas de Matemática.
Para o Enem, Caio estudou mais o conteúdo que é cobrado no exame, já que sua turma da escola é voltada para o vestibular o ITA, com foco maior nas disciplinas de exatas.
Dicas
O estudante também gosta de ensinar sobre o conteúdo de exatas. Por isso, tem um canal no YouTube para resolver questões de Matemática e ajudar outros alunos nos estudos. No seu dia a dia, Caio gosta de jogar futebol, nadar, jogar xadrez com pai e ir ao shopping no tempo livre.
Como dica para os estudantes, Caio aconselha a criar uma rotina de estudos sem deixar de lado a vida pessoal, buscando sempre um equilíbrio.
Leia: como adotar um método de estudo
Estabelecer objetivos é outro ponto destacado pelo adolescente. Estudar com foco e propor metas a serem cumpridas. Outra dica é não deixar dúvidas sobre o conteúdo estudado, buscar respostas sobre qualquer questionamento que surgir.
SiSU 2022/1
Caio Temponi está entre os 206.835 aprovados que puderam conferir seus resultados no SiSU 2022/1 desde ontem, 22 de fevereiro. Quem optou por se matricular, diferente dele, tem de hoje (23) até 8 de março para fazer a matrícula e garantir a vaga na instituição de ensino.
Já os candidatos que não foram convocados em nenhuma das duas opções de curso podem se inscrever na lista de espera do SiSU 2022/1 até 8 de março. A relação de quem manifestou interesse será repassada para as instituições no dia 10 seguinte e caberá à elas a realização das chamadas seguintes.
O SiSU teve a oferta de quase 222 mil vagas em 6.146 cursos de 125 instituições públicas de ensino superior. As oportunidades foram exclusivas para quem fez o Enem 2021.