Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Doutor aos 24 anos conta sobre sua trajetória e desafios

Doutor aos 24 anos conta sobre sua trajetória e desafios

Alagoano é um dos mais jovens a concluir doutorado no Brasil. Título foi obtido pela UFAL em maio deste ano.

Publicado por Silvia Tancredi
20/05/2021 08h00 , atualizado em 20/05/2021 09h54
Silvio Nunes da Silva Júnior concluiu o doutorado em maio de 2021
Silvio Nunes da Silva Júnior concluiu o doutorado em maio de 2021

Quando era criança, Silvio acompanhava a mãe, que é professora há 30 anos, às escolas onde ela ministrava aulas. O ambiente tornou-se tão intimista para o jovem que, hoje, ele não só também segue a mesma profissão como faz pesquisas sobre a sala de aula.

Neste mês, Silvio Nunes da Silva Júnior, de 24 anos, tornou-se um dos doutores mais jovens do Brasil. No dia 13 de maio, ele concluiu o doutorado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A tese de doutorado de Nunes, intitulada “Dialogismo e auto-observação em práticas linguístico-discursivas com a Língua Portuguesa no ensino superior: a sala de aula como arena responsiva”, apresentou diversas alternativas para o trabalho com disciplina em cursos de bacharelado dentro de uma perspectiva dialógica. 

"A partir da pesquisa que foi desenvolvida, criei o conceito de sala de aula como arena responsiva, que diz respeito, em linhas gerais, a uma visão de sala de aula em que as múltiplas vozes e visões são levadas em conta para a construção processual e dinâmica de conhecimentos linguístico-discursivos", explica o jovem doutor. 

Caminho até o doutorado

Silvio e família comemoram a conclusão do doutorado

Silvio Nunes é natural de Palmeira dos Índios, no interior de Alagoas, mas desde que nasceu mora no município de Maribondo, no mesmo estado. Antes mesmo de ingressar ao ensino infantil, ele já tinha aprendido a ler, a escrever e a efetuar operações matemáticas. 

O período escolar do alagoano foi dos cinco aos 16 anos, quando terminou o ensino médio. No momento do vestibular, escolheu o curso de Letras porque se dava bem em redação e gostava de Língua Portuguesa.

Graduação

Em abril de 2013, aos 16 anos, Nunes já estava matriculado na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Já na graduação, ele percebeu como gostava da sala de aula. Então, teve a ideia de começar a pesquisar sobre o assunto. 

"Durante a graduação, participei de projetos de pesquisa, dentre outras atividades que me deixaram fascinado pelas possibilidades de se fazer pesquisa em sala de aula", relembra o jovem doutor Silvio Nunes

Mestrado

O jovem concluiu o curso de Letras/Português em março de 2017. Ciente de que a remuneração de docentes, em especial daqueles que atuam na educação básica, é desprivilegiada, o jovem resolveu subir mais um degrau da área acadêmica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No mesmo mês em que terminou o curso de graduação, aos 20 anos, o alagoano foi aprovado na seleção de mestrado do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL).

"Percebi que, para que houvesse um reconhecimento profissional significativo, seria necessário seguir carreira acadêmica e voltar à universidade como docente" analisa.

Em fevereiro de 2019, os 22 anos, foi a vez de Silvio Nunes defender a dissertação de mestrado na área de Linguística. Nesse período, já havia sido aprovado na seleção de doutorado.

Doutorado

Paralelamente ao doutorado, o jovem trabalhou como professor em instituições de educação básica e ensino superior públicas e privadas. Ele não conseguiu bolsa no doutorado e, por isso, precisava trabalhar durante a pós-graduação.

Em 2020, o alagoano foi aprovado como professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios e como professor substituto de Linguística da UFAL.

Nunes sempre gostou de ser professor, mas, ao longo do doutorado, admite que passou por momentos de estresse. "Foi extremamente difícil cursar as disciplinas, fazer provas de proficiência, publicar artigos, dentre outras atividades enquanto exercia minhas atividades docentes", reconhece.

Além disso, o jovem cursou o doutorado em Linguística em meio à pandemia do coronavírus, que começou em março de 2020. "O isolamento social foi bastante prejudicial para mim. Para ministrar as aulas remotas, nem se fala. Mas, com força de vontade de apoio de familiares, amigos e orientadora, foi possível chegar à conclusão do doutorado", comemora. 

Silvio defendeu a tese de doutorado por meio da plataforma Google Meet, com a participação de amigos, familiares e banca examinadora. 

Defesa da tese de doutorado de Silvio por meio da plataforme Google Meet

"Hoje me sinto realizado por poder, com minhas pesquisas, contribuir de alguma forma para os contextos de ensino de língua portuguesa", comemora.

Dicas

E, se você quer seguir uma carreira acadêmica como a do professor doutor Silvio Nunes, siga estas dicas:

  • Participe de projetos de pesquisa desde a graduação
  • Tente, pois nada é impossível
  • Estude e se prepare conforme as exigências
  • Só existem limites para quem se limita!

Veja também

Unioeste (PR) publica ensalamento do Vestibular 2021
Instituição também divulgou concorrência do processo seletivo. Medicina é o curso mais procurado.

Mackenzie solta resultado do Vestibular 2021/2 de Campinas
Inscritos no processo seletivo usaram notas do Enem ou fizeram provas on-line

PUC-SP prorroga inscrições para Vestibular de Inverno 2021 via Enem
Estão sendo ofertadas 360 vagas. Serão aceitas as edições do Enem de 2017 a 2020. 

Univesp libera gabaritos do Vestibular 2021
Candidatos fizeram provas ontem (20) e no dia 13 de junho. Resultado deve sair no dia 22 de julho.

São Paulo: Etecs divulgam concorrência do Vestibulinho 2021/2
Cursos das áreas de saúde, administração e computação são os procurados neste processo seletivo

Liberado o resultado do Vestibular e PSS 2021 da UFRR
Uma segunda chamada está prevista de sair no dia 12 de julho. 

IFCE divulga resultado preliminar do Vestibular 2021/2
Recursos contra o resultado preliminar serão recebidos nesta segunda-feira, 21 de junho. O resultado final do Vestibular está previsto de ser disponibilizado amanhã, 22 de junho.

Gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021/1 da UECE já podem ser acessados
Os 13.401 inscritos passaram pelas provas das 09h às 13h, nas cidades de Crateús, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá e Tauá.  Recursos contra as provas serão aceitos até hoje.

UNIFAP divulga resultado do seu Vestibular 2021 via Enem
O processo seletivo foi por meio de análise das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram aceitas as edições de 2019 e 2020.

Provas do Vestibular 2021/2 de Medicina da São Camilo (SP) são aplicadas
Candidatos concorrem a 90 vagas. Resultado sairá no dia 19 de julho.

IFMG encerra inscrições do Vestibular 2021/2
Pedidos de isenção de taxa de inscrição já foram recebidos e o resultado está disponível.

UENP aplica provas do Vestibular 2021
As provas acontecem nas cidades de Bandeirantes, Cornélio Procópío e Jacarezinho, no Paraná.