Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2021: estudante nota 1000 na redação também coleciona medalhas em olimpíadas

Enem 2021: estudante nota 1000 na redação também coleciona medalhas em olimpíadas

Cássia Caroline já conquistou premiações em olimpíadas de Ciências, Física, Química e Robótica. 

Publicado por Silvia Tancredi
17/02/2022 10h52 , atualizado em 17/02/2022 11h16
Cassia quer ingressar no curso de Medicina da UFC
Cassia quer ingressar no curso de Medicina da UFC
Crédito da Imagem: Arquivo pessoal Cássia Caroline da Ponte

Ganhadora de medalhas em olimpíadas nacionais e internacionais, Cassia Caroline Aguiar da Ponte, de Fortaleza (CE), 18 anos, agora conta com mais um importante título: a jovem é uma das participantes do Enem 2021 que atingiram a tão sonhada nota 1.000 na redação.

O tema da redação do Enem 2021 foi: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Para tirar a nota máxima no texto, o estudante precisava atender uma série de requisitos, como, por exemplo, obter a maior nota em todas as competências da redação do Enem. Além disso, era necessário criar uma proposta de intervenção para a questão-problema apresentada.

Cassia defendeu no seu texto que, para garantir o acesso à cidadania no Brasil, o Ministério Público Federal (MPF) precisava aumentar a fiscalização sobre os órgãos governamentais para impedir essa omissão por parte do Governo sobre algumas pessoas não terem a documentação.

Leia também: Enem 2021: três estudantes nota 1.000 na redação são do mesmo cursinho

“Eu sabia que tinha feito uma boa redação, porque, assim que  terminei, conferi e tinha feito todas as partes da proposta de intervenção. Meu repertório cultural tinha conseguido defender o argumento. Eu também tinha enchido o texto de operadores argumentativos que poderiam me ajudar em mais uma competência (da redação do Enem)”, avalia. 

Quando recebeu a nota 1.000 na redação do Enem, a estudante cearense  ficou bem surpresa. “Sempre achamos que tem algum erro que passa despercebido, então eu estava esperando não tirar mil, na verdade. Porque também sabemos que há poucas notas mil.. .é algo bem difícil. Fiquei bem feliz”, relembra.

Medalhas e vestibulares militares

Cássia se destaca entre os estudantes desde o ensino fundamental. No 9º ano, teve menção honrosa na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Durante o ensino médio, vieram outras competições estaduais e nacionais, como as Olimpíadas de Ciências, Física, Química e Robótica. 

A disputa mais marcante, segundo a estudante, foi a medalha de bronze da Olimpíada Internacional de Química, obtida em 2021. O evento ocorreria no Japão mas, devido à pandemia do coronavírus, os participantes fizeram as provas no país de origem.

Algumas das medalhas conquistadas por Cássia em competições científicas
Crédito: Arquivo pessoal Cássia Caroline da Ponte

Na época da preparação para olimpíada, a cearense estava no último ano do Ensino Médio e afastou-se da turma específica que frequentava para processos seletivos de carreiras militares, como os do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME). Esses vestibulares estão entre os mais difíceis do Brasil. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando a competição terminou, ela percebeu que não queria a área de Exatas e optou não participar do vestibular do ITA e o vestibular do IME. Cássia conta que até tinha a oportunidade de usar seu desempenho em olimpíadas para conseguir uma vaga no curso de Ciências Moleculares da Universidade de São Paulo (USP), mas desistiu porque não queria se mudar de Fortaleza.

No final do Ensino Médio, Cassia conheceu mais o curso de Medicina e percebeu que queria ingressar nessa carreira na Universidade Federal do Ceará (UFC). “Como o ingresso nessa universidade é somente pelas notas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), mudei para turma específica para o Enem”, relembra. 

Confira também: Inscrições para SiSU 2022/1 estão abertas

Foco na redação do Enem

Por ter ficado um período focando em olimpíadas e vestibulares direcionados para área de exatas, a jovem percebeu que precisava focar mais nas disciplinas de humanas e na redação. Faltavam apenas dois meses para o Enem 2021. 

A preparação de Cassia para a redação do Enem foi como a maioria dos estudantes: ela fazia um texto por semana, que era corrigido em sua escola.

“Os corretores também alternavam. Toda semana era um corretor diferente para gente ter uma perspectiva nova. Ai eu percebi que a correção é muito subjetiva. Mesmo que tenha as competências, cada corretor corrige da sua forma”.

Mas, o diferencial, segundo Cassia Caroline, foi analisar a fundo as redações nota mil de edições anteriores do Enem junto com seus amigos. Veja o passo a passo da sua fórmula de sucesso, conforme as próprias palavras dela:

  1. Ler as redações nota 1000 no Enem de anos anteriores e, em seguida, analisar cada pedacinho do texto.

  2. Conferir se o repertório cultural adotado pelo estudante estava sendo usado corretamente, se ele ajuda, se colabora com a argumentação.

  3. Verificar se o texto tinha quantidade boa de conectivos.

  4. Avaliar as propostas de intervenção.

  5. Analisar se seria possível usar os repertórios em outros temas de redações..

Veja também

Inscrições para o SiSU 2022/2 terminam nesta sexta (1)
Nesta edição são oferecidas mais de 65 mil vagas em cursos de 73 instituições de ensino superior públicas.

Unitins divulga resultado do seu Vestibular 2022
A previsão é que as aulas comecem no dia 03 de agosto. Foram ofertadas 240 vagas distribuídas entre os cursos do campus Palmas.

Candidatos ao Vestibulinho 2022/2 das Etecs (SP) já podem acessar locais de provas
Exame será aplicado neste domingo (3), das 13h30 às 17h30.

Mackenzie divulga aprovados no Vestibular 2022/2
Os convocados das unidades Higienópolis e Alphaville deverão se matricular de hoje até 07 de julho. Em Campinas até 19 de julho.

Pernambuco: FPS divulga resultado do Vestibular 2022/2
Instituição disponibilizou neste vestibular 62 vagas para Medicina e 168 para demais cursos de graduação.

UFT e UFNT publicam 2ª chamada do Vestibular 2022/2 via Enem
Etapa de matrículas online ocorre nos dias 5 e 6 de julho.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/2 da UFU termina hoje (30)
Inscrições podem ser feitas pela internet até às 16h. Taxa é de R$117.

UPE encerra nesta quinta-feira as inscrições do Vestibular EaD 2023
Estão sendo ofertadas 1.410 vagas distribuídas em 16 polos presenciais. Provas acontecem em agosto.

UEMA informa locais de prova do Vestibular 2022/2 de cursos a distância
Candidatos farão provas no dia 3 de julho, para concorrer a mais de 3,5 mil vagas em cursos da modalidade EaD.

Resultado do Vestibular de Inverno 2022 da Acafe está disponível
Os participantes fizeram as provas em 12 de junho, das 13h às 18h20. 

Unisc solta resultado do seu Vestibular de Inverno 2022
Aprovados em Medicina devem se matricular presencialmente na próxima segunda (4), para demais candidatos prazo vai até sexta (1) pela internet.

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022/2 de Medicina e demais cursos da Unicap (PE)
A Unicap oferta 1.719 vagas neste vestibular. As provas para os vestibulandos dos cursos presenciais da Unicap serão realizadas em 09 de julho, exceto Medicina, que será aplicada no domingo, 10 de julho.