Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2021: estudante nota 1000 na redação também coleciona medalhas em olimpíadas

Enem 2021: estudante nota 1000 na redação também coleciona medalhas em olimpíadas

Cássia Caroline já conquistou premiações em olimpíadas de Ciências, Física, Química e Robótica. 

Publicado por Silvia Tancredi
17/02/2022 10h52 , atualizado em 17/02/2022 11h16
Cassia quer ingressar no curso de Medicina da UFC
Cassia quer ingressar no curso de Medicina da UFC
Crédito da Imagem: Arquivo pessoal Cássia Caroline da Ponte

Ganhadora de medalhas em olimpíadas nacionais e internacionais, Cassia Caroline Aguiar da Ponte, de Fortaleza (CE), 18 anos, agora conta com mais um importante título: a jovem é uma das participantes do Enem 2021 que atingiram a tão sonhada nota 1.000 na redação.

O tema da redação do Enem 2021 foi: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Para tirar a nota máxima no texto, o estudante precisava atender uma série de requisitos, como, por exemplo, obter a maior nota em todas as competências da redação do Enem. Além disso, era necessário criar uma proposta de intervenção para a questão-problema apresentada.

Cassia defendeu no seu texto que, para garantir o acesso à cidadania no Brasil, o Ministério Público Federal (MPF) precisava aumentar a fiscalização sobre os órgãos governamentais para impedir essa omissão por parte do Governo sobre algumas pessoas não terem a documentação.

Leia também: Enem 2021: três estudantes nota 1.000 na redação são do mesmo cursinho

“Eu sabia que tinha feito uma boa redação, porque, assim que  terminei, conferi e tinha feito todas as partes da proposta de intervenção. Meu repertório cultural tinha conseguido defender o argumento. Eu também tinha enchido o texto de operadores argumentativos que poderiam me ajudar em mais uma competência (da redação do Enem)”, avalia. 

Quando recebeu a nota 1.000 na redação do Enem, a estudante cearense  ficou bem surpresa. “Sempre achamos que tem algum erro que passa despercebido, então eu estava esperando não tirar mil, na verdade. Porque também sabemos que há poucas notas mil.. .é algo bem difícil. Fiquei bem feliz”, relembra.

Medalhas e vestibulares militares

Cássia se destaca entre os estudantes desde o ensino fundamental. No 9º ano, teve menção honrosa na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Durante o ensino médio, vieram outras competições estaduais e nacionais, como as Olimpíadas de Ciências, Física, Química e Robótica. 

A disputa mais marcante, segundo a estudante, foi a medalha de bronze da Olimpíada Internacional de Química, obtida em 2021. O evento ocorreria no Japão mas, devido à pandemia do coronavírus, os participantes fizeram as provas no país de origem.

Algumas das medalhas conquistadas por Cássia em competições científicas
Crédito: Arquivo pessoal Cássia Caroline da Ponte

Na época da preparação para olimpíada, a cearense estava no último ano do Ensino Médio e afastou-se da turma específica que frequentava para processos seletivos de carreiras militares, como os do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME). Esses vestibulares estão entre os mais difíceis do Brasil. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando a competição terminou, ela percebeu que não queria a área de Exatas e optou não participar do vestibular do ITA e o vestibular do IME. Cássia conta que até tinha a oportunidade de usar seu desempenho em olimpíadas para conseguir uma vaga no curso de Ciências Moleculares da Universidade de São Paulo (USP), mas desistiu porque não queria se mudar de Fortaleza.

No final do Ensino Médio, Cassia conheceu mais o curso de Medicina e percebeu que queria ingressar nessa carreira na Universidade Federal do Ceará (UFC). “Como o ingresso nessa universidade é somente pelas notas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), mudei para turma específica para o Enem”, relembra. 

Confira também: Inscrições para SiSU 2022/1 estão abertas

Foco na redação do Enem

Por ter ficado um período focando em olimpíadas e vestibulares direcionados para área de exatas, a jovem percebeu que precisava focar mais nas disciplinas de humanas e na redação. Faltavam apenas dois meses para o Enem 2021. 

A preparação de Cassia para a redação do Enem foi como a maioria dos estudantes: ela fazia um texto por semana, que era corrigido em sua escola.

“Os corretores também alternavam. Toda semana era um corretor diferente para gente ter uma perspectiva nova. Ai eu percebi que a correção é muito subjetiva. Mesmo que tenha as competências, cada corretor corrige da sua forma”.

Mas, o diferencial, segundo Cassia Caroline, foi analisar a fundo as redações nota mil de edições anteriores do Enem junto com seus amigos. Veja o passo a passo da sua fórmula de sucesso, conforme as próprias palavras dela:

  1. Ler as redações nota 1000 no Enem de anos anteriores e, em seguida, analisar cada pedacinho do texto.

  2. Conferir se o repertório cultural adotado pelo estudante estava sendo usado corretamente, se ele ajuda, se colabora com a argumentação.

  3. Verificar se o texto tinha quantidade boa de conectivos.

  4. Avaliar as propostas de intervenção.

  5. Analisar se seria possível usar os repertórios em outros temas de redações..

Veja também

MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024
Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho
Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep
Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame
Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho
Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul
Inscrições do Enem 2024 estão abertas
Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro