Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Falta um mês para as provas do Enem 2020

Falta um mês para as provas do Enem 2020

Veja tudo o que você precisa saber a um mês das provas do maior exame educacional do país!

Publicado por Érica Caetano
17/12/2020 00h10

Falta exatamente um mês para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020! As provas mais aguardadas pelos estudantes serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, dois domingos consecutivos, para mais de 5 milhões de pessoas de todo o país. 

Pensando na preparação para o Enem 2020, o Super Vestibular veio mostrar o que você precisa saber, além de dicas e ferramentas para auxiliar na preparação nesta reta final.

Antes de tudo vale lembrar que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve publicar o cartão com os locais onde serão aplicadas as provas do Enem nos próximos dias. Os inscritos poderão fazer a consulta por meio da página do participante

No documento, constam as informações úteis para o dia das provas, como  os dados pessoais, nome completo, CPF, nome da mãe, grau de escolaridade, renda familiar, entre outras. O inscrito deve verificar se os dados estão corretos e se o cartão apresenta a escolha de língua estrangeira, se inglês ou espanhol.

O Cartão de Confirmação não é obrigatório nos dias do Enem, mas a recomendação é de que o estudante leve-o impresso para facilitar a localização dentro do prédio em que será aplicado o exame.

O acesso aos locais de prova do Enem 2020 só será permitido com a apresentação do documento de identificação original com foto (documento físico). É importante que a documentação esteja em condições que possibilitem a identificação do participação para evitar transtornos. 

O Inep aceita como documentos com foto:

  • Cédulas de identidade (RG) emitidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para estrangeiros, incluindo refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação profissional fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;
  • Identidade funcional de acordo com o Decreto 5.703/2006.

Coronavírus

Nesta edição do Enem, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Inep também estabeleceu regras para evitar aglomeração durante as provas. As medidas serão adotadas como prevenção contra o coronavírus.

A estimativa é que o Enem 2020 seja aplicado em 205 mil salas, em 14 mil pontos de aplicação. O órgão orienta que somente seja ocupada a metade da capacidade original das salas. Na edição do ano passado (2019), o Enem foi aplicado em 145 mil salas, em cerca de 10 mil locais de prova.

Também haverá salas especiais, com até 12 carteiras, para pessoas que, de acordo com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são mais vulneráveis à Covid-19. Esses perfis serão detectados na base de inscritos no Enem 2020.

Entre esse grupo de pessoas estão gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas.

No final de julho, o também foi divulgado novos editais do Enem impresso e Enem digital nos quais contemplava medidas preventivas para o coronavírus. Entre as medidas, está o distanciamento entre as pessoas e protocolos de proteção em idas ao banheiro e vistorias de materiais, lanches e artigos religiosos.

O Inep reforçou na ocasião que o participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a sua entrada até a sua saída do local de provas, será eliminado do Exame.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

Pela primeira vez serão realizadas provas impressas e provas digitais. Estima-se que 5 milhões de estudantes façam o Enem impresso e cerca de 100 mil, o digital. Abaixo as datas de cada uma das provas:

Enem impresso: 17 e 24 de janeiro de 2021

Enem Digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021

Saiba mais: como funcionará o Enem Digital

Apesar das datas e dos formatos diferentes, as provas terão o mesmo conteúdo. No primeiro domingo serão aplicadas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação. Já no segundo domingo, serão mais 45 questões de Ciências da Natureza e  45 questões de Matemática.

Os portões dos locais do Enem 2020 serão abertos às 12h e fechados às 13h. A partir de tal momento, os participantes ficarão nas salas de aula para os procedimentos de segurança e aguardarão o início das provas às 13h30 (horário oficial de Brasília) em ambos os domingos.

É importante que os participantes verifiquem que horas o portão será fechado em seu estado, já que nem todas as regiões seguem o horário de Brasília. Vale lembrar que este ano, assim como ano passado, não estamos com o horário de verão. Então atente-se, já que ninguém quer virar meme e fazer parte do show dos atrasados no Enem.

Caneta preta

O Enem só aceita caneta na cor de tinta preta para o preenchimento de suas provas. Portanto, providencie canetas de tinta preta fabricadas em material transparente o quanto antes!

Não deixe para comprar na hora. Além dos riscos de contaminação do coronavírus neste ano, os vendedores nas portas das instituições costumam cobrar muito caro por cada uma. 

Estude com o Super Vestibular!

Com o Super Vestibular você se prepara de graça para o Enem 2020! Acesse nossas dicas para mandar bem no Enem, confira provas anteriores e treine seus conhecimentos fazendo exercícios do Mundo Educação, participe do simulado e veja comentários sobre as edições passadas.

Também contamos com um canal de vídeos onde é possível assistir aulas sobre todas as disciplinas e assuntos cobrados no Enem.

Enem 2020

O Enem ocorreria nos dias 1º e 8 de novembro (Enem impresso) e 22 e 29 de novembro (Enem digital), mas, por causa da pandemia do coronavírus, o Inep decidiu que as provas do Enem seriam adiadas em 30 ou 60 dias

Em junho, o Inep optoui por fazer uma enquete para que os estudantes escolhessem as melhores datas para realização das provas. Puderam participar de forma voluntária os quase 5,8 milhões de estudantes que se inscreveram no exame educacional. 

No dia 1º de julho, o Inep divulgou que 553.033 (49,7%) inscritos escolheram que as provas fosssem aplicadas nos dias 2 e 9 de maio de 2021. Além da opção escolhida pelos inscritos, havia mais duas, com provas em dezembro deste ano ou janeiro de 2021.

No entanto, o Instituo também ouviu a opinião de secretários de educação, universidades e órgãos como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para poder definir melhor as datas.

Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem Impresso e o Edital do Enem Digital

 

Veja também

Fatecs (SP) divulgam datas do Vestibular 2024/2: confira o cronograma
Inscrições para o Vestibular 2024/2 das Fatecs (SP) começam no dia 24 de abril
UFU encerra pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2024/2 nesta quinta (28)
Candidatos devem comprovar com documentação para solicitar o benefício da isenção no Vestibular 2024/2
Resultado da lista de espera do Fies 2024 será divulgado a partir de hoje (28)
Prazo de divulgação da lista de espera do Fies 2024 pelas instituições segue até o dia 30 de abril
UERJ anuncia Vestibular 2024/2 via notas do Enem. Veja datas
Poderão participar estudantes que fizeram o Enem de 2020 a 2023
Cursinho gratuito 2024 Se Liga no Enem, na Paraíba, abre inscrição para 34 mil vagas
Vagas estão distribuídas em todas as Gerências Regionais da Educação do estado da Paraíba
USP realiza chamada extra do Enem-USP 2024
Já foram feitas 3 chamadas. É necessário manifestar interesse na lista de espera novamente.
Inscrição para o Vestibular 2024/2 da UFT encerra hoje (27)
São mais de 700 vagas disponíveis em dezenas de cursos de graduação na UFT e na UFNT
UEL anuncia obras literárias do Vestibular 2025
Nesta edição, além de sete livros será cobrado um disco da banda de rock Titãs
URCA abre inscrições do PSU 2024/2
Processo seletivo abre mais de mil vagas para diferentes campi da URCA
Geometria para o Enem, confira dicas de estudo e fórmulas mais relevantes
Geometria pode parecer complicado para algumas pessoas. Mas, com essas dicas, tudo fica mais fácil, confira!
Aniversário de Porto Alegre: capital do Rio Grande do Sul completa 252 anos
Veja histórias sobre a capital que completa 252 anos, hoje (26), a cidade de Porto Alegre.
Complementação de informações do Fies 2024 é prorrogada até amanhã (27)
O resultado foi publicado pelo MEC no último dia 22