Começa nesta terça-feira, 6 de março, o prazo para pré-seleção dos candidatos da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018/1.
Acompanhe a pré-seleção da lista de espera do Fies
Os candidatos que não foram convocados na chamada regular divulgada ontem (5) estão automaticamente participando da lista de espera do Fies. Eles terão que acompanhar a eventual pré-seleção até 30 de março, pelo site.
Se houver a pré-seleção da lista de espera, o candidato terá que complementar suas informações no site do Fies, dentro de três dias úteis, e seguir as seguintes orientações:
-> Comparecer à CPSA para a validação de suas informações em até cinco dias, contados a partir do dia seguinte ao da complementação no site do Fies;
-> Procurar o agente financeiro (banco) em até 10 dias, contados a partir do 3º dia útil subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA. É preciso levar a documentação exigida para a aprovação e formalização da contratação do financiamento.
Vale lembrar que a pré-seleção da lista de espera é válida somente para a modalidade com juros zero, o FIES. O Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) não terá convocações além da chamada regular do dia 12 de março.
Novo Fies
O Ministério da Educação (MEC) realizou mudanças na estrutura do Fies, o chamado Novo Fies. As vagas que antes tinham o mesmo critério de seleção passaram a ser divididas em duas modalidades: FIES e P-FIES.
FIES
- 80 mil vagas
- Fonte de recurso: Tesouro Nacional
- Juros zero com correção da inflação
- Prestações máxima de 10% da renda familiar
- Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa
P-FIES
- 75 mil vagas
- Fonte de recurso: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento
- Juros de acordo com o banco em que o financiamento for fechado
- Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa
O Novo Fies tem 310 mil vagas para todo o ano de 2018. Destas, 155 mil foram para os inscritos no primeiro semestre.
Todos os inscritos tiveram que comprovar participação no Enem de 2010 em diante, escolhendo apenas uma edição se houver participado das provas em mais de uma ano.
O MEC exigiu média de 450 no exame e nota acima de zero na redação para efetivação da inscrição no financiamento.
Mais informações no Edital do Fies.