O Ministério da Educação (MEC) anunciou na tarde desta quinta-feira, 8 de março, que o resultado do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), modalidade com juros do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018/1, foi prorrogado para o dia 16 de março.
Inicialmente, o MEC liberaria o resultado do P-Fies no dia 12 de março, mas o prazo foi adiado. Esta modalidade tem oferta de 75 mil vagas para o primeiro semestre.
Os critérios para pré-seleção do P-Fies são:
I – Classificação conforme a nota no Enem no grupo de interesse escolhido, levando em consideração as opções de curso/turno/local de oferta selecionados pelo candidato;
II - Só haverá a classificação e pré-seleção se tiver a pré-aprovação do financiamento por pelo menos um agente financeiro operador de crédito (banco).
O P-Fies não tem a etapa de complementação das informações. Por isso, os pré-selecionados já deverão procurar a CPSA e o agente financeiro.
Fies juros zero
Já para os pré-selecionados na modalidade "Fies", ou seja, nas 80 mil vagas com juros zero, o MEC informou a prorrogação da complementação das inscrições até 15 de março.
Esta etapa é feita pelo site Fies Seleção e é obrigatória para o andamento do contrato de financiamento. Após preencher os dados, os pré-selecionados devem:
-> Ir à CPSA para a validação de suas informações em até cinco dias, contados a partir do dia seguinte ao da complementação no site do Fies;
-> Procurar o agente financeiro (banco) em até 10 dias, contados a partir do 3º dia útil subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA. É preciso levar a documentação exigida para a aprovação e formalização da contratação do financiamento.
Quem não foi convocado na chamada única deve acompanhar a lista de espera no Fies Seleção. Os candidatos não pré-selecionados participam automaticamente da relação das convocações futuras, sendo o prazo final para pré-seleção em 30 de março.
Mais informações no Edital.