UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. MPF no Ceará entra com ação pedindo anulação da redação do Enem 2016

MPF no Ceará entra com ação pedindo anulação da redação do Enem 2016

Participante foi preso durante as provas com um rascunho da redação e ponto eletrônico.

Publicado por Adriano Lesme
08/11/2016 09h32 , atualizado em 08/11/2016 10h25

Na noite de ontem, 7 de novembro, o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), por meio do procurador Oscar Costa Filho, pediu a anulação da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, realizado no último final de semana, dias 5 e 6.

O motivo do pedido é um suposto vazamento do tema da redação no Ceará, onde um participante foi preso pela Polícia Federal (PF) durante as provas com rascunho da redação dentro do bolso e com ponto eletrônico. O participante afirmou que recebeu o tema horas antes da prova, o que, na visão do procurador, confirma o vazamento.

Oscar Filho também cita na ação que o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” é semelhante ao da prova falsa do Enem 2015 que circulou nas redes sociais às vésperas da edição do ano passado. O tema da prova falsa era “Intolerância religiosa no Brasil” e um dos textos de apoio era uma pesquisa que também está na proposta da redação do Enem 2016.

Veja outros casos de fraudes no Enem

Na ação, o procurador pede a concessão de liminar para suspender os efeitos da validade jurídica da prova de redação do Enem 2016 até o julgamento do mérito, que será julgada pelo juiz titular Ricardo Cunha Porto, da 8ª Vara Cível da Justiça Federal no Ceará. Oscar Filho afirma que, caso o vazamento seja comprovado, o tratamento isonômico entre os candidatos teria sido desrespeitado.

Prova falsa

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que o tema da redação do Enem 2016 não é mesmo da prova falsa do Enem 2015. Segundo o órgão, o tema da prova falsa “não permite que o participante desenvolva uma proposta de intervenção na realidade, respeitando os direitos humanos, o que contraria os pressupostos metodológicos previstos no Edital do Enem”. 

Já o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), acusou partidos de oposição de tentarem tumultuar o Enem. “Não houve vazamento, é um suposto vazamento. Os temas são absolutamente distintos. E se fosse, não caracterizaria vazamento. É uma interpretação absolutamente equivocada e eu atribuo isso à mesma rede de difusão e de propagação de informações falsas que de certo modo atuaram para desestabilizar o Enem. Vazamento, quando existe, tem que ter o texto do título da redação e quem se beneficiou desse enunciado. Não houve nem uma coisa, nem outra. Então é mais uma informação falsa, patrocinada por redes patrocinadas por partidos políticos que desde o início queriam boicotar o Enem 2016. Partidos de oposição, claramente, não tenho dúvida”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vazamento no Ceará

Sobre a prisão do participante no Ceará, o Inep e a PF divulgaram a seguinte nota:

1 – As operações deflagradas no domingo, 6, são reflexo da ação conjunta entre as instituições, que trabalham em parceria para garantir a segurança e a lisura do certame;

2 – Os casos identificados, que estão sob investigação, delimitarão a responsabilidade dos envolvidos;

3 – O Inep e a Polícia Federal reiteram o empenho para apurar os fatos e garantir que não haja prejuízo aos participantes do Enem 2016.

Cancelamento

O Super Vestibular tentou contato com o Inep na manhã desta terça-feira, 8, questionando sobre um possível cancelamento da prova da redação ou até mesmo de todo o Enem 2016. Até o momento, não obtivemos resposta.

Procurador

O procurador Oscar Costa Filho foi quem pediu o adiamento do Enem 2016 três dias antes das provas. A ação para remarcar o exame foi impetrada depois do anúncio da suspensão do Enem 2016 para os participantes que fariam provas em escolas ocupadas. Segundo o procurador, a medida visava assegurar que todos os participantes fizessem a mesma prova de redação, garantindo a isonomia do exame.

A Justiça Federal no Ceará negou o pedido e o Enem 2016 foi realizado normalmente. Em sua defesa, o Inep afirmou que em toda edição do Enem há aplicação de provas diferentes, como as aplicadas para privados de liberdade e para participantes que não puderam fazer provas por problemas nos locais de prova, como alagamento e falta de energia.

Desde 2010, Oscar Costa Filho já propôs mais de dez ações judiciais contra o Enem. Ele nunca obteve êxito. Em 2013, a Advocacia Geral da União (AGU) chegou a solicitar à Corregedoria Nacional do Ministério Público a abertura de sindicância para apurar a conduta do procurador.

Veja também

Projeto do Piauí de ensino de Inteligência Artificial nas escolas públicas recebe prêmio da Unesco
O Piauí é o primeiro território nas Américas a incluir a disciplina sobre Inteligência Artificial na educação básica
Aulão Enem 2025: evento com revisão de assuntos para provas será lançado no Youtube, dia 15 de outubro
Instituto Superior de Pós-Graduação (IPOG) e Brasil Escola lançam aulão para o Enem 2025 no canal do Youtube do site educativo. Entre os temas está redação nota mil e uso de IA nos estudos
Fuvest 2026: vestibular da USP conta com 111,4 mil candidatos inscritos; veja histórico
Vestibular 2026 da Fuvest será realizado em duas fases, a primeira em novembro e a segunda em dezembro
Dia das crianças: entenda a importância do hábito da leitura durante a infância
Especialistas comentam como a leitura pode abrir as portas da imaginação e auxiliar no desenvolvimento de crianças.
Udesc: inscrição do Vestibular 2026 encerra nesta sexta (10)
As provas para concorrer a uma das mais 900 vagas serão aplicadas em 30 de novembro.
Unicamp divulga local de prova da 1ª fase do Vestibular 2026
Provas da primeira fase do Vestibular 2026 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acontecem no dia 26 de outubro
Unifesp publica edital do Vestibular Misto 2026 para Medicina
No Vestibular Misto 2026 da Unifesp, candidatos fazem prova complementar e utilizam notas do Enem para concorrer a vagas de Medicina
Ceará: UECE aplica 1ª fase do Vestibular 2026 neste domingo (12) para quase 45 mil candidatos
Vestibulandos disputam 2.880 vagas em cursos de graduação por meio do Vestibular 2026 da UECE
ITA solta gabarito da 1ª fase do Vestibular 2026; veja respostas
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) oferece 180 vagas em cursos de engenharias
Enem 2025: saiba como se preparar há um mês do exame
O exame acontecerá nos dias 9 e 16 de novembro. As cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, farão as provas em 30 de novembro e 07 de dezembro.
Unesp 2026: último dia de inscrição para mais de 5,8 mil vagas
As provas do processo seletivo acontecerão em duas fases para preencher vagas em 136 cursos de graduação.
UNEB: inscrição do Vestibular 2026 encerra nesta quarta (8)
O processo seletivo da UNEB seleciona candidatos para preencher as quase 6 mil vagas.