Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest, Unicamp, Unesp, Enem: como não surtar na maratona de provas de janeiro

Fuvest, Unicamp, Unesp, Enem: como não surtar na maratona de provas de janeiro

Manter a saúde mental é fundamental para ir bem nas provas e conseguir uma vaga no ensino superior. Especialistas dão dicas!

Publicado por Adriano Lesme
09/01/2021 07h00

A pandemia de coronavírus obrigou as universidades a adiar seus vestibulares. Isso aconteceu, por exemplo, com as quatro maiores instituições públicas de São Paulo, a USP, Unicamp, Unesp e Unifesp, que agendaram suas provas para janeiro e fevereiro. Além disso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também será aplicado nesse início de ano.

Com tantas provas em um curto espaço de tempo, candidatos que estão inscritos em diversos processos seletivos precisam manter a saúde mental para não surtar e comprometer todo o ano de estudo. 

Para ajudar esses estudantes, o Mundo Educação conversou com o coordenador do Curso Poliedro de São Paulo, professor Carlos Massaiti Okubo, e com o orientador educacional do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, professor Alfredo Neto.

Leia também: Gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021 da Unicamp já podem ser acessados

Devo estudar antes das provas?

Essa é uma pergunta bastante comum entre os vestibulandos. Segundo o professor Carlos Okubo, a resposta é NÃO. Ele recomenda ao estudante relaxar e fazer algo que goste para não pensar na prova. “2020 já foi um ano bastante estressante por causa da pandemia, então, não vale a pena se estressar mais estudando antes das provas. O estudo já foi feito ao longo do ano”.

Para o professor Alfredo até é possível estudar, mas isso depende do psicológico de cada um. “Tem aluno que ao estudar entre os vestibulares fica mais tranquilo e seguro. Já outros podem ficar ansiosos e nervosos. Então a resposta é: faça o que for melhor para você”. Entre os que optam em estudar, Alfredo alerta que a carga deve ser pequena.

O que fazer na véspera das provas

Os dias que antecedem às provas devem ser usados para ler o edital e conferir os documentos e materiais que precisam ser levados. Por exemplo, as canetas (leve mais de uma) e o RG. Carlos Massaiti recomenda até separar, um dia antes, o que vestir no vestibular, para não perder tempo escolhendo a roupa.

Um outro ponto importante é a alimentação. Nada de comer algo que nunca comeu, pois você pode ter alergia ou intolerância e não sabe. Dê prioridade para alimentos leves, como frutas, legumes e cereais, e evite comidas gordurosas ou que produzam mais gases, como feijão e repolho. 

A maioria dos vestibulares e o Enem permitem levar lanches para as provas. Um dia antes, separe os alimentos que irá levar, como biscoito, barrinha de cereal, chocolate ou fruta, e uma garrafa transparente para colocar água.

Leia: O que comer no dia da prova

Uma dica importante para a véspera é conhecer o local de prova e calcular a duração do percurso. Você vai de carro ou ônibus? Tem trânsito? As rotas serão alteradas no dia do vestibular? Tudo isso precisa ser levado em conta.

Por último, durma cedo! O corpo precisa de 7 a 8 horas de descanso para recarregar as energias. Chegar disposto na prova é fundamental para um bom desempenho. Algumas famílias têm o costume de jantar e dormir tarde, mas na véspera do vestibular ou Enem isso não deve ser feito. 

Resumo:

  1. Separe os documentos, materiais para a prova e roupa que vai vestir;
  2. Cuide da alimentação e hidratação;
  3. Separe o lanche e a água.
  4. Conheça o local de prova e o percurso até lá;
  5. Durma cedo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que fazer no dia da prova

Uma coisa que os vestibulandos precisam ter consciência é sair com antecedência. “Para saber quando sair de casa o estudante pode dobrar a duração do percurso e somar mais 20 minutos”, recomenda Carlos. Por exemplo, se demora meia hora para chegar, saia de casa com 1h20 de antecedência. 

Quando chegar no prédio da prova, procure sua sala. Não fique batendo papo no portão até que toque o sinal. Pode acontecer de sua sala ser em outro prédio e não dar tempo de chegar até ele. “Já vi muito estudante perdendo a prova por desatenção ou porque saiu atrasado, comenta o coordenador do Poliedro”.

Na hora da prova, comece pelas disciplinas que tem mais facilidade e, entre elas, as questões mais fáceis. “O estudante sabe quando a questão é fácil ou difícil só de olhar. Todos os vestibulares e Enem possuem questões fáceis”, afirma Carlos. 

“Se o estudante começar pelas questões difíceis, pode ficar desanimado para o restante da prova. Comece pelas fáceis para ganhar confiança para as demais questões”. (Carlos Massaiti Okubo, coordenador no Curso Poliedro SP)

Nas provas objetivas, os vestibulandos devem demorar, em média, três minutos para resolver cada questão. Esse tempo pode sair maior nas questões difíceis e menor nas fáceis. Já o cartão-resposta deve ser preenchido todo no final, nos últimos 30 minutos. 

Nas provas discursivas da segunda fase da Fuvest, por exemplo, o ideal é gastar cerca de 20 minutos em cada questão. “Não dá tempo de fazer rascunho nas questões discursivas”, alerta Carlos. 

É fundamental que o estudante mantenha a calma durante toda a prova e use todo o tempo determinado pela banca. Não se preocupe em ser o último a sair da sala. Aproveite todo o tempo disponível para resolver as questões e preencher o cartão-resposta.

E se der branco?

Branco é resultado de nervosismo e/ou falta de estudo adequado de algum assunto. Segundo Alfredo Neto, se ocorrer um “branco”, o aluno deverá respirar fundo e pular para a próxima questão. “A respiração adequada aumentará o fluxo de oxigênio no cérebro e assim proporcionará mais calma”, explica o orientador educacional do Oficina do Estudante.

Dica para o Enem

Para os estudantes que irão participar do Enem 2020, Okubo tem uma dica: “Ao se deparar com um enunciado enorme no Enem, leia a parte final do texto, pois, geralmente, a pergunta está lá. Isso te faz economizar um tempo precioso”.  O Enem é a prova mais cansativa em comparação aos vestibulares das universidades de São Paulo, principalmente no primeiro dia, que tem a redação. 

Resumo

  1. Cuide da alimentação e prepare o seu lanche;
  2. Saia com antecedência;
  3. Localize sua sala;
  4. Comece pelas disciplinas que tem mais afinidade e as questões mais fáceis;
  5. Use todo o tempo disponibilizado e mantenha a calma.

E como manter a calma?

De acordo com Carlos, os candidatos que se prepararam o ano todo não têm motivo para pânico. “Todos os processos seletivos são complexos, mas isso vale para todos os estudantes”.

Os pais e professores também têm um papel importante na saúde mental dos candidatos. Alguns estudantes sentem que não estão preparados, mesmo estudando durante o ano e fazendo simulados. Nesses casos, os pais e professores precisam passar confiança para o estudante e mostrar que ele se preparou.

Leia também: Como controlar a ansiedade antes do vestibular e Enem

Na hora da prova, tem candidato que perde a concentração e fica nervoso quando não sabe a resposta de uma questão. Se isso acontecer, tenha calma. “É normal um estudante ter dificuldade em alguma matéria. Tirando Medicina, que é um curso muito concorrido, nos demais o candidato não precisa ser bom em todas as áreas. Cada um sabe as disciplinas que têm mais peso para o seu curso e deve se preparar mais para elas”, conclui Okubo.

Alfredo Neto recomenda a prática do Mindfulness (atenção plena), que tem ganhado muitos adeptos. O Mindfulness é uma espécie de “meditação ocidental”, a qual foca em respiração e foco no presente, e que pode funcionar com apenas 5 minutos de dedicação diários. “Por focar no presente, contribui com a diminuição/eliminação do estado de ansiedade e assim ajuda a manter a calma”.

Cronograma

Veja as datas dos próximos vestibulares e do Enem:

1ª fase Fuvest: 10 de janeiro
Enem (prova impressa): 17 e 24 de janeiro
Enem (prova digital): 31 de janeiro e 7 de fevereiro
1ª fase Unesp: 30 e 31 de janeiro
2ª fase Unicamp: 7 e 8 de fevereiro
2ª fase Unifesp: 11 e 12 de fevereiro
2ª fase Fuvest: 21 e 22 de fevereiro
2ª fase Unesp: 28 de fevereiro
Exame de Qualificação UERJ: 28 de fevereiro
1ª fase UFPR: 28 de fevereiro

Veja também

Aniversário de Salvador: capital baiana completa 475 anos
Conheça mais da história e das comemorações da capital dos Soteropolitanos
Aniversário de 331 anos de Curitiba: saiba mais sobre a capital do Paraná
Cidade, considerada uma das mais belas do Brasil, também é a oitava mais populosa
Unila, no Paraná, abre inscrição para Vestibular 2024 via Enem
Podem participar da seleção estudantes que fizeram provas do Enem 2019 a 2023. Oferta é de 605 vagas.
UFMS publica datas dos Vestibulares 2025
Vestibular tradicional e vestibular seriado (PASSE) serão realizados em dezembro
Fatecs (SP) divulgam datas do Vestibular 2024/2: confira o cronograma
Inscrições para o Vestibular 2024/2 das Fatecs (SP) começam no dia 24 de abril
UFU encerra pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2024/2 nesta quinta (28)
Candidatos devem comprovar com documentação para solicitar o benefício da isenção no Vestibular 2024/2
Resultado da lista de espera do Fies 2024 será divulgado a partir de hoje (28)
Prazo de divulgação da lista de espera do Fies 2024 pelas instituições segue até o dia 30 de abril
UERJ anuncia Vestibular 2024/2 via notas do Enem. Veja datas
Poderão participar estudantes que fizeram o Enem de 2020 a 2023
Cursinho gratuito 2024 Se Liga no Enem, na Paraíba, abre inscrição para 34 mil vagas
Vagas estão distribuídas em todas as Gerências Regionais da Educação do estado da Paraíba
USP realiza chamada extra do Enem-USP 2024
Já foram feitas 3 chamadas. É necessário manifestar interesse na lista de espera novamente.
Inscrição para o Vestibular 2024/2 da UFT encerra hoje (27)
São mais de 700 vagas disponíveis em dezenas de cursos de graduação na UFT e na UFNT
UEL anuncia obras literárias do Vestibular 2025
Nesta edição, além de sete livros será cobrado um disco da banda de rock Titãs