Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest, Unicamp, Unesp, Enem: como não surtar na maratona de provas de janeiro

Fuvest, Unicamp, Unesp, Enem: como não surtar na maratona de provas de janeiro

Manter a saúde mental é fundamental para ir bem nas provas e conseguir uma vaga no ensino superior. Especialistas dão dicas!

Publicado por Adriano Lesme
09/01/2021 07h00

A pandemia de coronavírus obrigou as universidades a adiar seus vestibulares. Isso aconteceu, por exemplo, com as quatro maiores instituições públicas de São Paulo, a USP, Unicamp, Unesp e Unifesp, que agendaram suas provas para janeiro e fevereiro. Além disso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também será aplicado nesse início de ano.

Com tantas provas em um curto espaço de tempo, candidatos que estão inscritos em diversos processos seletivos precisam manter a saúde mental para não surtar e comprometer todo o ano de estudo. 

Para ajudar esses estudantes, o Mundo Educação conversou com o coordenador do Curso Poliedro de São Paulo, professor Carlos Massaiti Okubo, e com o orientador educacional do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, professor Alfredo Neto.

Leia também: Gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021 da Unicamp já podem ser acessados

Devo estudar antes das provas?

Essa é uma pergunta bastante comum entre os vestibulandos. Segundo o professor Carlos Okubo, a resposta é NÃO. Ele recomenda ao estudante relaxar e fazer algo que goste para não pensar na prova. “2020 já foi um ano bastante estressante por causa da pandemia, então, não vale a pena se estressar mais estudando antes das provas. O estudo já foi feito ao longo do ano”.

Para o professor Alfredo até é possível estudar, mas isso depende do psicológico de cada um. “Tem aluno que ao estudar entre os vestibulares fica mais tranquilo e seguro. Já outros podem ficar ansiosos e nervosos. Então a resposta é: faça o que for melhor para você”. Entre os que optam em estudar, Alfredo alerta que a carga deve ser pequena.

O que fazer na véspera das provas

Os dias que antecedem às provas devem ser usados para ler o edital e conferir os documentos e materiais que precisam ser levados. Por exemplo, as canetas (leve mais de uma) e o RG. Carlos Massaiti recomenda até separar, um dia antes, o que vestir no vestibular, para não perder tempo escolhendo a roupa.

Um outro ponto importante é a alimentação. Nada de comer algo que nunca comeu, pois você pode ter alergia ou intolerância e não sabe. Dê prioridade para alimentos leves, como frutas, legumes e cereais, e evite comidas gordurosas ou que produzam mais gases, como feijão e repolho. 

A maioria dos vestibulares e o Enem permitem levar lanches para as provas. Um dia antes, separe os alimentos que irá levar, como biscoito, barrinha de cereal, chocolate ou fruta, e uma garrafa transparente para colocar água.

Leia: O que comer no dia da prova

Uma dica importante para a véspera é conhecer o local de prova e calcular a duração do percurso. Você vai de carro ou ônibus? Tem trânsito? As rotas serão alteradas no dia do vestibular? Tudo isso precisa ser levado em conta.

Por último, durma cedo! O corpo precisa de 7 a 8 horas de descanso para recarregar as energias. Chegar disposto na prova é fundamental para um bom desempenho. Algumas famílias têm o costume de jantar e dormir tarde, mas na véspera do vestibular ou Enem isso não deve ser feito. 

Resumo:

  1. Separe os documentos, materiais para a prova e roupa que vai vestir;
  2. Cuide da alimentação e hidratação;
  3. Separe o lanche e a água.
  4. Conheça o local de prova e o percurso até lá;
  5. Durma cedo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que fazer no dia da prova

Uma coisa que os vestibulandos precisam ter consciência é sair com antecedência. “Para saber quando sair de casa o estudante pode dobrar a duração do percurso e somar mais 20 minutos”, recomenda Carlos. Por exemplo, se demora meia hora para chegar, saia de casa com 1h20 de antecedência. 

Quando chegar no prédio da prova, procure sua sala. Não fique batendo papo no portão até que toque o sinal. Pode acontecer de sua sala ser em outro prédio e não dar tempo de chegar até ele. “Já vi muito estudante perdendo a prova por desatenção ou porque saiu atrasado, comenta o coordenador do Poliedro”.

Na hora da prova, comece pelas disciplinas que tem mais facilidade e, entre elas, as questões mais fáceis. “O estudante sabe quando a questão é fácil ou difícil só de olhar. Todos os vestibulares e Enem possuem questões fáceis”, afirma Carlos. 

“Se o estudante começar pelas questões difíceis, pode ficar desanimado para o restante da prova. Comece pelas fáceis para ganhar confiança para as demais questões”. (Carlos Massaiti Okubo, coordenador no Curso Poliedro SP)

Nas provas objetivas, os vestibulandos devem demorar, em média, três minutos para resolver cada questão. Esse tempo pode sair maior nas questões difíceis e menor nas fáceis. Já o cartão-resposta deve ser preenchido todo no final, nos últimos 30 minutos. 

Nas provas discursivas da segunda fase da Fuvest, por exemplo, o ideal é gastar cerca de 20 minutos em cada questão. “Não dá tempo de fazer rascunho nas questões discursivas”, alerta Carlos. 

É fundamental que o estudante mantenha a calma durante toda a prova e use todo o tempo determinado pela banca. Não se preocupe em ser o último a sair da sala. Aproveite todo o tempo disponível para resolver as questões e preencher o cartão-resposta.

E se der branco?

Branco é resultado de nervosismo e/ou falta de estudo adequado de algum assunto. Segundo Alfredo Neto, se ocorrer um “branco”, o aluno deverá respirar fundo e pular para a próxima questão. “A respiração adequada aumentará o fluxo de oxigênio no cérebro e assim proporcionará mais calma”, explica o orientador educacional do Oficina do Estudante.

Dica para o Enem

Para os estudantes que irão participar do Enem 2020, Okubo tem uma dica: “Ao se deparar com um enunciado enorme no Enem, leia a parte final do texto, pois, geralmente, a pergunta está lá. Isso te faz economizar um tempo precioso”.  O Enem é a prova mais cansativa em comparação aos vestibulares das universidades de São Paulo, principalmente no primeiro dia, que tem a redação. 

Resumo

  1. Cuide da alimentação e prepare o seu lanche;
  2. Saia com antecedência;
  3. Localize sua sala;
  4. Comece pelas disciplinas que tem mais afinidade e as questões mais fáceis;
  5. Use todo o tempo disponibilizado e mantenha a calma.

E como manter a calma?

De acordo com Carlos, os candidatos que se prepararam o ano todo não têm motivo para pânico. “Todos os processos seletivos são complexos, mas isso vale para todos os estudantes”.

Os pais e professores também têm um papel importante na saúde mental dos candidatos. Alguns estudantes sentem que não estão preparados, mesmo estudando durante o ano e fazendo simulados. Nesses casos, os pais e professores precisam passar confiança para o estudante e mostrar que ele se preparou.

Leia também: Como controlar a ansiedade antes do vestibular e Enem

Na hora da prova, tem candidato que perde a concentração e fica nervoso quando não sabe a resposta de uma questão. Se isso acontecer, tenha calma. “É normal um estudante ter dificuldade em alguma matéria. Tirando Medicina, que é um curso muito concorrido, nos demais o candidato não precisa ser bom em todas as áreas. Cada um sabe as disciplinas que têm mais peso para o seu curso e deve se preparar mais para elas”, conclui Okubo.

Alfredo Neto recomenda a prática do Mindfulness (atenção plena), que tem ganhado muitos adeptos. O Mindfulness é uma espécie de “meditação ocidental”, a qual foca em respiração e foco no presente, e que pode funcionar com apenas 5 minutos de dedicação diários. “Por focar no presente, contribui com a diminuição/eliminação do estado de ansiedade e assim ajuda a manter a calma”.

Cronograma

Veja as datas dos próximos vestibulares e do Enem:

1ª fase Fuvest: 10 de janeiro
Enem (prova impressa): 17 e 24 de janeiro
Enem (prova digital): 31 de janeiro e 7 de fevereiro
1ª fase Unesp: 30 e 31 de janeiro
2ª fase Unicamp: 7 e 8 de fevereiro
2ª fase Unifesp: 11 e 12 de fevereiro
2ª fase Fuvest: 21 e 22 de fevereiro
2ª fase Unesp: 28 de fevereiro
Exame de Qualificação UERJ: 28 de fevereiro
1ª fase UFPR: 28 de fevereiro

Veja também

Enem 2020 encerra com 55,3% de ausentes
Exame educacional apresenta maior índice de abstenção da história

Inscrições do Vestibular 2021 da UEMS encerram neste domingo (24)
Estudantes da rede pública de ensino puderam solicitar isenção de taxa de inscrição. Eles tiveram que apresentar documentação comprobatória. A lista de beneficiados com a gratuidade já foi disponibilizada.

Enem 2020: provas do 2º dia são realizadas neste domingo (24)
Participantes responderão 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Hoje, provas terminam às 18h30.

Locais de prova do Vestibular 2021 da UFGD estão disponíveis
As provas objetiva e de redação serão realizadas no dia 07 de fevereiro, nas cidades de Dourados e Campo Grande. 

Fundação Estudar recebe inscrições para bolsas de estudo 2021
Bolsas são parciais, podendo ser de 5% a 95%, no Brasil e no exterior. Há vagas para graduações e pós-graduações.

UFBA adere ao SiSU 2021 para todos os cursos, exceto Música
O SiSU será usado excepcionalmente esse ano, pela inviabilidade de realizar os testes de habilidades específicas de forma presencial.

IFMT inscreve para o seu Vestibular 2021/1
A seleção será feita exclusivamente pela análise do histórico escolar dos dois primeiros anos do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia.

Covid-19: UFRJ cancela THE de alguns de seus cursos
De acordo com a Universidade, o motivo da suspensão do THE se deve a necessidade de distanciamento social causada pela Covid-19

Faculdade Albert Einstein (SP) divulga resultado do Vestibular 2021/1 de Enfermagem
A oferta do Vestibular da Albert Einstein é de 240 vagas, das quais 120 são para Medicina e outras 120 para Enfermagem. 

UEM solta locais de prova do Vestibular EaD e PAS 2020
As provas do vestibular EaD e PAS estão previstas de acontecerem nas cidades de Apucarana, Cascavel, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama. 

Univag (MT) divulga aprovados no Vestibular 2021/1 de Medicina
As provas do Vestibular 2021/1 de Medicina foram aplicadas em 20 de dezembro, das 13h30 às 18h. O processo seletivo do Univag contou com uma redação e 60 questões objetivas de disciplinas estudadas durante o Ensino Médio.

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Instituição divulgou lista de aprovados oito dias antes do esperado. Resultado sairia dia 29 de janeiro.