Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021 da Unicamp já podem ser acessados

Gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021 da Unicamp já podem ser acessados

As provas foram aplicadas nesta semana, nos dias 06 e 07 de janeiro, para mais de 77 mil inscritos.

Publicado por Érica Caetano
08/01/2021 17h10 , atualizado em 08/01/2021 17h11
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já disponibilizou as provas e os gabaritos das provas da 1ª fase do seu Vestibular 2021, cujas provas foram aplicadas nesta semana, nos dias 06 e 07 de janeiro. Confira:

Provas e gabaritos 1ª fase Unicamp 2021

As provas da primeira fase do vestibular foram formadas por 72 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Biologia e Inglês.

O processo seletivo contou com mais de 77 mil inscritos. No primeiro dia do vestibular, os candidatos fizeram provas aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas. No total, eram esperados 43.631, mas 5.286 faltaram, resultando em mais de 15% de ausentes. 

Segundo a Comissão do Vestibular (Comvest), a abstenção geral da primeira fase do vestibular fechou em 13,8%, contra 8,27% no vestibular passado. 

Sobre as provas

O diretor do curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Daniel Cecílio, comentou que, no geral, as provas da 1ª fase foram dentro do previsto. Para ele, foi uma prova clara, sem pegadinhas, direta e coerente com o que a banca examinadora da Universidade vinha comunicando. Uma prova de nível mais fácil se comparada a edições anteriores, mas ainda com exigência características do Vestibular da Unicamp.

A equipe de professores do curso resslatou também que as provas do segundo dia foram um pouco mais difíceis do que as provas do primeiro dia. Assuntos referentes a pandemia e Covid-19 estiveram bem presentes na primeira fase bem como outros assuntos relevantes, como racismo e preconceito.

Em relação a prova de Física, o professor do Oficina do Estudante, Rodrigo Araújo, comentou sobre uma questão de Física considerada "problemática". Para Araújo, a questão 40 abordou o conteúdo de Ondulatória, mas o tema não foi citado pela Univesidade no seu programa de provas para 2021.

Além disso, o professor destacou que outro item pode ter complicado a vida do vestibulando no que se refere a resolução da questão, já que não foi fornecido pela prova o valor da velocidade da luz no vácuo para que os candidatos pudessem realizar o cálculo.

"O maior problema dessa questão é não terem fornecido o valor da velocidade da luz no vácuo para que os candidatos pudessem fazer os cálculos", afirmou. Rodrigo ainda comentou que mesmo sendo um valor conhecido, é normal que os vestibulares tragam tal dado para que não seja necessário o aluno decorá-lo. 

Mesmo tendo sido uma prova menos difícil do que em anos anteriores, algumas questões exigiram um conhecimento mais aprofundado. O professor de Geografia do Oficina do Estudante, Renato Piton, salientou a exigência de conhecimento sobre magnetismo em uma das perguntas de Geografia do segundo dia. "A compreensão de que uma rocha formada em uma época em que os polos da Terra estavam invertidos é um pouco mais complexa para o candidato", ressaltou. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Questão anulada

A Comvest, organizadora do Vestibular, também informou a anulação de uma questão da prova de Matemática, que foi aplicada aos candidatos dos cursos das áreas de Ciências Biológicas/Saúde, ontem, dia 07. A causa da anulação se deve a um erro no momento de finalização dos arquivos, o que acabou fazendo com que uma pergunta da seleção anterior fosse publicada nesta prova. 

Questão anulada - Prova de Matemática - 7 de janeiro

Provas Q e Z: questão 48
Provas R e Y: questão 28
Provas S e X: questão 44
Provas T e W: questão 64

Covid-19

De acordo com o professor José Alves, foram seguidos todos protocolos de biossegurança definidos pelas autoridades de saúde pública para evitar a disseminação da Covid-19, como uso de máscara e álcool gel, distanciamento entre os candidatos, entre outros.

Nas redes sociais foram registradas imagens de aglomeração em frente a algumas escolas. Contudo, Alves destacou que isso não ocorreu dentro dos locais de aplicação das provas.

As provas

Neste vestibular, a Unicamp realizou algumas alterações na 1ª etapa para ampliar as medidas sanitárias e de segurança por causa do coronavírus, entre as quais a aplicação das provas em dois dias com objetivo de reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas. 

Outras medidas tomadas foram a diminuição de uma hora nos dias das provas e a redução na quantidade de questões objetivas. Antes, eram 90 itens. Hoje, são 18 questões a menos.

2ª fase

O resultado da primeira fase é esperado para o dia 29 de janeiro. Espera-se que 16 mil pessoas façam as provas da segunda fase.

Aqueles que forem selecionados passarão pela seletiva da 2ª etapa nos dias 07 e 08 de fevereiro. Os selecionados deverão confeccionar uma redação e responder questões comuns a todos os cursos e questões específicas conforme a carreira de escolha.

O resultado do Vestibular 2021 Unicamp deve sair no dia 10 de março de 2021, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Oportunidades

Segundo a Unicamp, do total de inscritos no processo seletivo, 34,2% são alunos da rede pública de ensino.  A marca é histórica, já que a Universidade não havia alcançado esses números antes.

A oferta é de 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para oriundos de escola pública e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

A graduação de Medicina é o curso mais buscado do certame, com 308,3 candidatos por vaga (c/v). Logo atrás, estão os cursos de Arquitetura e Urbanismo (79,5 c/v) e de Ciências Biológicas (47,1 c/v).

Para mais informações, acesse este Edital ou o site da Comvest.

Veja também

Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo
Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura
Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.
Como se preparar para a redação do Enem 2024?
Faltam alguns meses para o Enem 2024, saiba como usar esse tempo na sua preparação para a redação do exame
Enem 2024: confira quem pode pedir isenção da taxa de inscrição
Estudantes podem solicitar gratuidade somente até o dia 26 de abril, apenas pela internet
Tande, ex-jogador de vôlei e medalhista olímpico, sofre infarto. Conheça causas e sintomas do infarto
Ex-atleta sentiu palpitações, falta de ar e dor no ouvido. Tande está recuperando-se em casa.
UFSC divulga Edital do Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo ofertará mais de mil vagas. Dentro desse universo, há oportunidades para o IFSC.
Fatec (SP) abre inscrição para o Vestibular 2024/2
Interessados poderão se inscrever até 7 de junho para o Vestibular 2024/2 da Fatec (SP)
Provão Paulista 2023: escolha de cursos para o 2º semestre já pode ser feita
Prazo para indicar opções de cursos do Provão Paulista fica aberto até 29 de abril. Há vagas disponíveis na Fatec e Univesp
Encceja: resultado da justificativa de ausência da edição de 2023 está disponível
Inscrições para o Encceja 2024 serão recebidas entre os dias 29 de abril e 10 de maio
Inscrições para Olimpíada de História do Brasil 2024 estão abertas
Uma das novidades desta edição é que estudantes da rede pública têm inscrição gratuita
Confira dicas de como ensinar inglês na educação básica
Especialista comenta sobre o cenário do ensino de inglês e compartilha dicas a professores