Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021 da Unicamp já podem ser acessados

Gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021 da Unicamp já podem ser acessados

As provas foram aplicadas nesta semana, nos dias 06 e 07 de janeiro, para mais de 77 mil inscritos.

Publicado por Érica Caetano
08/01/2021 17h10 , atualizado em 08/01/2021 17h11
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já disponibilizou as provas e os gabaritos das provas da 1ª fase do seu Vestibular 2021, cujas provas foram aplicadas nesta semana, nos dias 06 e 07 de janeiro. Confira:

Provas e gabaritos 1ª fase Unicamp 2021

As provas da primeira fase do vestibular foram formadas por 72 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Biologia e Inglês.

O processo seletivo contou com mais de 77 mil inscritos. No primeiro dia do vestibular, os candidatos fizeram provas aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas. No total, eram esperados 43.631, mas 5.286 faltaram, resultando em mais de 15% de ausentes. 

Segundo a Comissão do Vestibular (Comvest), a abstenção geral da primeira fase do vestibular fechou em 13,8%, contra 8,27% no vestibular passado. 

Sobre as provas

O diretor do curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Daniel Cecílio, comentou que, no geral, as provas da 1ª fase foram dentro do previsto. Para ele, foi uma prova clara, sem pegadinhas, direta e coerente com o que a banca examinadora da Universidade vinha comunicando. Uma prova de nível mais fácil se comparada a edições anteriores, mas ainda com exigência características do Vestibular da Unicamp.

A equipe de professores do curso resslatou também que as provas do segundo dia foram um pouco mais difíceis do que as provas do primeiro dia. Assuntos referentes a pandemia e Covid-19 estiveram bem presentes na primeira fase bem como outros assuntos relevantes, como racismo e preconceito.

Em relação a prova de Física, o professor do Oficina do Estudante, Rodrigo Araújo, comentou sobre uma questão de Física considerada "problemática". Para Araújo, a questão 40 abordou o conteúdo de Ondulatória, mas o tema não foi citado pela Univesidade no seu programa de provas para 2021.

Além disso, o professor destacou que outro item pode ter complicado a vida do vestibulando no que se refere a resolução da questão, já que não foi fornecido pela prova o valor da velocidade da luz no vácuo para que os candidatos pudessem realizar o cálculo.

"O maior problema dessa questão é não terem fornecido o valor da velocidade da luz no vácuo para que os candidatos pudessem fazer os cálculos", afirmou. Rodrigo ainda comentou que mesmo sendo um valor conhecido, é normal que os vestibulares tragam tal dado para que não seja necessário o aluno decorá-lo. 

Mesmo tendo sido uma prova menos difícil do que em anos anteriores, algumas questões exigiram um conhecimento mais aprofundado. O professor de Geografia do Oficina do Estudante, Renato Piton, salientou a exigência de conhecimento sobre magnetismo em uma das perguntas de Geografia do segundo dia. "A compreensão de que uma rocha formada em uma época em que os polos da Terra estavam invertidos é um pouco mais complexa para o candidato", ressaltou. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Questão anulada

A Comvest, organizadora do Vestibular, também informou a anulação de uma questão da prova de Matemática, que foi aplicada aos candidatos dos cursos das áreas de Ciências Biológicas/Saúde, ontem, dia 07. A causa da anulação se deve a um erro no momento de finalização dos arquivos, o que acabou fazendo com que uma pergunta da seleção anterior fosse publicada nesta prova. 

Questão anulada - Prova de Matemática - 7 de janeiro

Provas Q e Z: questão 48
Provas R e Y: questão 28
Provas S e X: questão 44
Provas T e W: questão 64

Covid-19

De acordo com o professor José Alves, foram seguidos todos protocolos de biossegurança definidos pelas autoridades de saúde pública para evitar a disseminação da Covid-19, como uso de máscara e álcool gel, distanciamento entre os candidatos, entre outros.

Nas redes sociais foram registradas imagens de aglomeração em frente a algumas escolas. Contudo, Alves destacou que isso não ocorreu dentro dos locais de aplicação das provas.

As provas

Neste vestibular, a Unicamp realizou algumas alterações na 1ª etapa para ampliar as medidas sanitárias e de segurança por causa do coronavírus, entre as quais a aplicação das provas em dois dias com objetivo de reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas. 

Outras medidas tomadas foram a diminuição de uma hora nos dias das provas e a redução na quantidade de questões objetivas. Antes, eram 90 itens. Hoje, são 18 questões a menos.

2ª fase

O resultado da primeira fase é esperado para o dia 29 de janeiro. Espera-se que 16 mil pessoas façam as provas da segunda fase.

Aqueles que forem selecionados passarão pela seletiva da 2ª etapa nos dias 07 e 08 de fevereiro. Os selecionados deverão confeccionar uma redação e responder questões comuns a todos os cursos e questões específicas conforme a carreira de escolha.

O resultado do Vestibular 2021 Unicamp deve sair no dia 10 de março de 2021, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Oportunidades

Segundo a Unicamp, do total de inscritos no processo seletivo, 34,2% são alunos da rede pública de ensino.  A marca é histórica, já que a Universidade não havia alcançado esses números antes.

A oferta é de 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para oriundos de escola pública e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

A graduação de Medicina é o curso mais buscado do certame, com 308,3 candidatos por vaga (c/v). Logo atrás, estão os cursos de Arquitetura e Urbanismo (79,5 c/v) e de Ciências Biológicas (47,1 c/v).

Para mais informações, acesse este Edital ou o site da Comvest.

Veja também

Enem 2020 encerra com 55,3% de ausentes
Exame educacional apresenta maior índice de abstenção da história

Inscrições do Vestibular 2021 da UEMS encerram neste domingo (24)
Estudantes da rede pública de ensino puderam solicitar isenção de taxa de inscrição. Eles tiveram que apresentar documentação comprobatória. A lista de beneficiados com a gratuidade já foi disponibilizada.

Enem 2020: provas do 2º dia são realizadas neste domingo (24)
Participantes responderão 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Hoje, provas terminam às 18h30.

Locais de prova do Vestibular 2021 da UFGD estão disponíveis
As provas objetiva e de redação serão realizadas no dia 07 de fevereiro, nas cidades de Dourados e Campo Grande. 

Fundação Estudar recebe inscrições para bolsas de estudo 2021
Bolsas são parciais, podendo ser de 5% a 95%, no Brasil e no exterior. Há vagas para graduações e pós-graduações.

UFBA adere ao SiSU 2021 para todos os cursos, exceto Música
O SiSU será usado excepcionalmente esse ano, pela inviabilidade de realizar os testes de habilidades específicas de forma presencial.

IFMT inscreve para o seu Vestibular 2021/1
A seleção será feita exclusivamente pela análise do histórico escolar dos dois primeiros anos do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia.

Covid-19: UFRJ cancela THE de alguns de seus cursos
De acordo com a Universidade, o motivo da suspensão do THE se deve a necessidade de distanciamento social causada pela Covid-19

Faculdade Albert Einstein (SP) divulga resultado do Vestibular 2021/1 de Enfermagem
A oferta do Vestibular da Albert Einstein é de 240 vagas, das quais 120 são para Medicina e outras 120 para Enfermagem. 

UEM solta locais de prova do Vestibular EaD e PAS 2020
As provas do vestibular EaD e PAS estão previstas de acontecerem nas cidades de Apucarana, Cascavel, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama. 

Univag (MT) divulga aprovados no Vestibular 2021/1 de Medicina
As provas do Vestibular 2021/1 de Medicina foram aplicadas em 20 de dezembro, das 13h30 às 18h. O processo seletivo do Univag contou com uma redação e 60 questões objetivas de disciplinas estudadas durante o Ensino Médio.

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Instituição divulgou lista de aprovados oito dias antes do esperado. Resultado sairia dia 29 de janeiro.