Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep divulga gabaritos do Enem 2019

Inep divulga gabaritos do Enem 2019

Conforme calendário, notas finais devem ser liberadas em janeiro de 2020

Publicado por Silvia Tancredi
13/11/2019 16h15 , atualizado em 13/11/2019 17h10

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta quarta-feira, 13 de novembro, os gabaritos oficiais das provas do Enem 2019. Também foram publicados os cadernos de questões. Acesse:

Provas e gabaritos do Enem 2019

Com os gabaritos em mãos, os inscritos podem ter ideia de como saíram nas provas, mas eles não poderão entrar com recursos. A organização do Enem não aceita esse tipo de solicitação.

É importante destacar que não é possível calcular a nota por meio da quantidade de acertos. O resultado do Enem é mensurado pelo sistema de avaliação Teoria de Resposta ao Item (TRI), que mede a consistência dos acertos e a possibilidade de chute.

Saiba como é calculada a nota do Enem

A redação do Enem não é corrigida pela TRI. A correção passa por dois corretores, mas, caso haja divergência entre eles, mais um profissional é convocado para revisar o texto.

Veja, com detalhes, como é feita correção da redação do Enem.

Quando sai o resultado do Enem?

As notas do Enem 2019 devem ser liberadas em janeiro de 2020 para quem já terminou o ensino médio. Os treineiros poderão ver suas notas somente em março, quando também será divulgado o espelho da redação. 

E depois do resultado?

Com as notas do Enem, os estudantes poderão participar de programas de acesso à educação superior, como:

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU): oferece vagas em instituições públicas (veja quais universidades participam do SiSU)
  • Programa Universidade para Todos (ProUni): disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): realiza financiamento de cursos em universidades particulares

Também é permitido usar as notas do Enem em vestibulares e processos seletivos específicos. Há ainda a chance de aproveitar o desempenho para ingressar em universidades portuguesas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2019

No total, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2019, mas 23% e 27% dos inscritos faltaram às provas, realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. O índice de abstenção foi o mais baixo da história do exame educacional.

O primeiro dia contou com 45 questões de linguagens e códigos e 45 de ciências humanas. As provas não abordaram questões ideológicas.

Nesse dia, também foi necessário produzir uma redação com o tema “democratização de acesso ao cinema no Brasil”. Professores destacaram ideias que poderiam ter sido desenvolvidas.

No segundo dia, foi a vez de 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. As provas foram consideradas de alto nível e química, a mais difícil.

Confira a correção comentada do Enem 2019

Reaplicação

Estudantes que não puderam fazer o Enem 2019 por problemas logísticos, desastres naturais, falta de energia e outros podem solicitar a reaplicação do exame. Os pedidos podem ser feitos até o próximo dia 18.

Nesse caso, as provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro, mesma data em que haverá a aplicação do Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL). 

Veja também

Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.
Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)
As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.
Inscrição do Fies 2024/2 está aberta
Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010