Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep informa a anulação de uma questão do Enem 2019

Inep informa a anulação de uma questão do Enem 2019

O Inep afirma que a anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes.

Publicado por Érica Caetano
19/11/2019 11h50 , atualizado em 19/11/2019 12h59

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou no final da manhã desta terça-feira, 19 de novembro, a anulação de uma questão da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

A questão é a de número 90 do Caderno Azul; questão 78 do Caderno Amarelo; questão 66 do Caderno Branco e questão 72 do Caderno Rosa

Questão do Enem 2019 que foi anulada pelo Inep

De acordo com o órgão, o cancelamento foi necessário por tal questão ter feito parte do caderno de questões Braile e Ledor da aplicação do Enem 2018 (questão 56 do Caderno Laranja). 

O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade.

O cálculo estatístico da nota do Enem, conforme a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item. 

Saiba mais sobre o TRI aqui!

Por conta disso, o Inep afirma que a anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes.

Quando sai o resultado do Enem?

As notas do Enem 2019 devem ser liberadas em janeiro de 2020 para quem já terminou o ensino médio. Os treineiros poderão ver suas notas somente em março, quando também será divulgado o espelho da redação. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

E depois do resultado?

Com as notas do Enem, os estudantes poderão participar de programas de acesso à educação superior, como:

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU): oferece vagas em instituições públicas (veja quais universidades participam do SiSU)
  • Programa Universidade para Todos (ProUni): disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): realiza financiamento de cursos em universidades particulares

Também é permitido usar as notas do Enem em vestibulares e processos seletivos específicos. Há ainda a chance de aproveitar o desempenho para ingressar em universidades portuguesas

Enem 2019

No total, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2019, mas 23% e 27% dos inscritos faltaram às provas, realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. O índice de abstenção foi o mais baixo da história do exame educacional.

O primeiro dia contou com 45 questões de linguagens e códigos e 45 de ciências humanas. As provas não abordaram questões ideológicas.

Nesse dia, também foi necessário produzir uma redação com o tema “democratização de acesso ao cinema no Brasil”. Professores destacaram ideias que poderiam ter sido desenvolvidas.

No segundo dia, foi a vez de 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. As provas foram consideradas de alto nível e química, a mais difícil.

Confira a correção comentada do Enem 2019

Veja também

2ª chamada do Vestibular de Inverno 2020 via Enem da PUC-SP é disponibilizada
Seleção foi realizada baseada nas notas do Enem. Outras chamadas estão previstas para os dias 22 e 28 de julho além de 04 de agosto.

Resultado do SiSU 2020/2 já pode ser acessado
Agora, os convocados no SiSU deverão comparecer às universidades para fazer as matrículas nos horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.

Prazo de inscrições para ProUni 2020/2 está aberto
Estudantes vão concorrer a 167.780 bolsas de estudo em 1.061 universidades. São Paulo é o estado que oferece mais vagas.

Unicentro (PR) define datas do Vestibular e PAC 2020
Provas do vestibular devem ser realizadas em março de 2021 e as do PAC, em fevereiro

Paraná: UEPG está com inscrições abertas para Vestibular EaD 2020/2
Processo seletivo oferece 900 vagas gratuitas em cinco cursos de graduação. Prazo fecha no dia 31 de julho.

Fatecs (SP) liberam resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2020/2
Candidatos que ganharam a isenção ou a redução de taxa também devem se inscrever no processo seletivo até dia 22 de julho

Unicamp altera datas do Vestibular 2021 devido à pandemia do novo coronavírus
A Univerisdade também divulgou que ampliou o número de locais de provas e também incluiu as cidades de Barueri e Fernandópolis para a aplicação do Vestibular.

Coronavírus: Unesp adia Vestibular 2021 e informa mudanças por conta da pandemia
As datas novas foram estipuladas de forma que não chocassem com os mesmos dias em que serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e dos demais vestibulares, como o da Fuvest (USP) e Unicamp.

USCS (SP) finaliza inscrições para o Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 50 vagas serão avaliados pelas notas do Enem de 2015 a 2019, desde que notas sejam acima de 600 pontos

Mackenzie libera resultado do Vestibular 2020/2
Saíram listas de selecionados pelas notas do Enem e notas de vestibulares anteriores

ESPM solta resultado do Vestibular 2020/2
Para selecionar candidatos, a instituição criou vestibular on-line com entrevista, produção de texto e vídeo

FGV publica resultado do Vestibular EaD 2020
Interessados nas mais de 7 mil vagas foram avaliados pelo Enem, por vestibulares anteriores ou, ainda, pela produção de redação em ambiente virtual