Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições para Enem 2021 estão abertas

Inscrições para Enem 2021 estão abertas

Interessados em participar da versão impressa e digital do exame podem se inscrever até 14 de julho

Publicado por Silvia Tancredi
30/06/2021 08h29
Com as notas do Enem, você pode ingressar no ensino superior
Com as notas do Enem, você pode ingressar no ensino superior

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) começa a receber nesta quarta-feira, 30 de junho, as inscrições para o Enem 2021 Impresso e Digital. Os interessados podem participar até o dia 14 de julho. A taxa custa R$ 85 e o pagamento pode ser feito até 19 de julho.

Inscreva-se Enem 2021 

O primeiro passo é criar uma conta no Portal Único do Governo, informando o número do CPF. Quem já tem essa conta pode seguir direto para a página do participante do Enem. Nessa etapa, é necessário apresentar dados como:

  • Nome completo
  • Número do CPF
  • Data de nascimento
  • Nome do pai
  • Sexo e raça
  • Endereço
  • Escolaridade
  • Questionário socioeconômico

Veja passo a passo para se inscrever no Enem

Durante as inscrições, os estudantes também precisam escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol) e a cidade onde querem fazer as provas. A lista de municípios pode ser acessada no Anexo I deste Edital. Esses dados podem ser alterados, mas somente durante o prazo de inscrições.

No momento do cadastro, será necessário inserir uma foto no sistema. A imagem deve ser nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

Segundo o Inep, a foto deve ser atual, pois pode ser usada para procedimento de identificação nos dias de realização do exame.

Enem Digital

Para o Enem Impresso, podem ser feitas inscrições ilimitadas. Inclusive, treineiros, ou seja, alunos do ensino médio que não vão concluir o terceiro ano no final de 2021, podem se inscrever. Já para o Enem Digital 2021, o número de inscrições é limitado. Treineiros não poderão se inscrever nessa modalidade.

Nesta edição, somente são oferecidas 101.100 vagas para o Enem Digital. O formato da prova será o mesmo que o exame tradicional, mas será feito em computadores. Apenas a redação deverá ser produzida à mão.

Há vagas para o Enem Digital em todos os estados brasileiros. Enquanto alguns oferecem vagas apenas nas capitais, outros disponibilizam oportunidades em mais cidades. No estado de São Paulo, por exemplo, há 23 opções de municípios. A lista com todas as 99 cidades pode ser vista no Anexo I deste Edital.

Saiba mais sobre o Enem Digital

Atendimento especializado

Participantes que precisarem de atendimento especializado no dia das provas também precisam preencher esse campo no momento da inscrições para o Enem 2021. Podem solicitar atendimento especializado gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. 

Também podem se inscrever no atendimento especializado pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez e outras condições.

A novidade é que, nesta edição, estudantes que optarem pelo Enem Digital também podem pedir atendimento especializado. O Inep anunciou algumas novidades como possibilidade de prova ampliada, superampliada ou com contraste; uso de materiais próprios e tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O resultado das solicitações de atendimento especializado será divulgado no dia 23 de julho. Recursos serão recebidos entre os dias 26 e 30 seguintes. O resultado final sairá em 4 de agosto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira como funciona o atendimento especializado no Enem

Isenção

Estudantes da rede pública, bolsistas da rede particular, inscritos no CadÚnico e pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio já puderam solicitar isenção de taxa de inscrição. 

A lista de beneficiados com isenção de taxa foi liberada no dia 9 de junho. Recursos foram recebidos. Já o resultado final foi divulgado no dia 25 de junho. Todos os contemplados com a gratuidade devem fazer a inscrição no Enem 2021 normalmente.

Justificativa de ausência

Estudantes que foram beneficiados com a isenção de taxa do Enem no ano passado e não compareceram às provas tiveram a opção de justificar ausência durante o mesmo prazo de pedidos de isenção. 

Puderam participar pessoas que passaram por situações como acidentes, mortes na família, internação, trabalho, entre outros.

Nome social

Estudantes que efetuarem a inscrição no Enem 2021 e que desejem usar o nome social no dia das provas podem fazer o cadastro entre os dias 19 e 23 de julho. O resultado será liberado no dia 30 de julho. 

Provas 

O Inep ainda informou que o cartão de confirmação de inscrição, com o local onde serão aplicadas as provas, será divulgado em novembro.

Nesta edição, as provas do Enem Impresso e Digital serão aplicadas em novembro, nos mesmos dias, e o conteúdo cobrado também será o mesmo.

Veja abaixo a distribuição das questões:

=>21/11, das 13h30 às 19h: redação + 45 questões objetivas de linguagens e códigos + 45 questões de ciências humanas
=>28/11, das 12h30 às 18h30: 45 questões objetivas de ciências da natureza e 45 questões de matemática

A data do resultado do Enem 2021 ainda não foi informada. Geralmente, as notas saem dois meses depois das provas. 

Por que fazer o Enem?

Ao fazer as provas do Enem, os estudantes podem usar as notas para ingressar em instituições de ensino superiores. Com o desempenho, é possível se inscrever nestes três programas do Ministério da Educação (MEC):

  • SiSU: disponibiliza vagas em instituições de ensino públicas, como universidades federais, universidades estudais, institutos federais, etc.
  • ProUni: oferece bolsas de estudo em universidades particulares para estudantes da rede pública e de baixa renda.
  • Fies: conta com financiamentos, também em instituições de ensino privadas.

Com as notas do Enem, também é possível se inscrever em vestibulares e estudar em Portugal.

Estude no Mundo Educação

No Mundo Educação, você encontra artigos sobre diversos temas de todas as disciplinas do ensino médio que caem no Enem. Você também pode fazer o nosso simulado e conferir as provas e gabaritos das outras edições do Enem e as correções comentadas das provas dos anos anteriores.

Além disso, você pode ler dicas para mandar bem nas provas do Enem e entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Enem.

Para mais informações sobre o Enem 2021, acesse o Edital do Enem Impresso, o Edital do Enem Digital ou o página do Enem.

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/1 via Enem da ESPM é finalizado
Candidatos que optem por concorrer via Enem podem usar as notas desde que tenham desempenho mínimo de 650 na redação e 580 nas demais provas. 

IFCE divulga resultado do Vestibular Complementar 2021/2
Cursão são ministrados em Acaraú, Aracati, Baturité, Canindé, Cedro, Horizonte, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Paracuru e Sobral.

PUCRS recebe inscrições para Vestibular de Verão 2022
Também estão abertas as inscrições para o vestibular da carreira de Medicina, que oferece 120 vagas

Unemat divulga resultado do Vestibular Simplificado 2021
O vestibular simplificado 2021 da Unemat ofertou 530 vagas distribuídas entre dez turmas especiais de oferta única em quatro municípios: Colíder, Paranatinga, Rondonópolis e São Félix do Araguaia.

Inscrições do Vestibular 2022/1 da Unitins já podem ser feitas
Pedidos de isenção de taxa de inscrição também serão recebidos a partir de hoje até o próximo dia 28.

Inscrições do Vestibulinho 2022/1 das Etecs (SP) estão abertas
As Etecs terão mais uma edição com a avaliação dos candidatos via histórico escolar. As provas foram suspensas em 2022, devido a pandemia de Covid-19. 

UEPG libera resultado do Vestibular de Primavera 2021
Mais de 9 mil estudantes concorreram a 725 vagas em 39 cursos de graduação

ITA divulga locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022
As provas desta etapa serão aplicadas no dia 02 de novembro, das 08h às 13h. A oferta é de 150 vagas, sendo 120 para a reserva e 30 para a ativa.

UFJF (MG) reabre prazo de inscrições do Pism 2022 a partir de amanhã (26)
Inscrições poderão ser feitas até as 18h do dia 27 de outubro.

IFTM recebe inscrições do Vestibular 2022/1
Estão sendo oferecidas pelo IFTM 940 vagas para cursos superiores ministrados em Ituiutaba, Paracatu, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia, Patrocínio e Patos de Minas. 

UFT está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/1
A UFT está ofertando 948 vagas em 50 graduações. Desse total de oportunidades, 15 vagas destinam-se ao curso de Medicina.

Inep reabre prazo de inscrições para aqueles que queiram trabalhar no Enem 2021
O prazo vai até amanhã, 26 de outubro. O Inep publicará a relação dos inscritos homologados e convocados para o curso de capacitação no dia 28.