Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fies 2016/2: já está aberto o prazo de inscrições

Fies 2016/2: já está aberto o prazo de inscrições

Alunos de instituições particulares podem se inscrever até próximo dia 29

Publicado por Silvia Tancredi
24/06/2016 07h12

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta sexta-feira, 24 de junho, o período de inscrições para o segundo processo seletivo de 2016 do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Os interessados podem participar até a próxima quarta-feira (29). O cadastro poderá ser feito neste site

Inscreva-se!

Tire suas dúvidas sobre o Fies
Acesse o Edital do Fies 2016/2

Inicialmente os estudantes poderiam se inscrever de 14 a 17 de junho, porém o cronograma foi adiado depois de ajustes no programa e da troca de ministros da educação.

Vagas

Nesta edição, o programa ofertará 75 mil financiamentos. Os candidatos podem consultar neste link quais instituições de ensino vão disponibilizar oportunidades e os cursos também. 

O estudante somente poderá se inscrever em um único curso e turno. É necessário informar também a opção de vaga na instituição de educação superior participante e local de oferta. Alterações ou cancelamentos poderão ser feitos durante a seleção. 

Quem pode participar

Somente podem se inscrever os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtiveram média de 450 pontos e não zeraram a redação. Além disso, deve-ser ter, no máximo, renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 2.640). Até a edição anterior, era necessário ter 2,5 salários. Essa foi uma solicitação das instituições particulares que ofertam vagas para que elas sejam preenchidas

Notas de corte

A partir do segundo dia de inscrições, o sistema de seleção apresentará as notas de corte parciais para cada curso — a nota de corte é a nota mínima que mantém o candidato entre os selecionados em um curso, com base no número de vagas e no total de inscritos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Classificação

Os participantes serão classificados na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, na opção de vaga para a qual se inscreveram, observada a seguinte sequência: estudantes que não tenham concluído o ensino superior; estudantes que já tenham concluído o ensino superior.

Resultado

O Fies 2016/2 terá chamada única e lista de espera. No dia 30 de junho sairá a relação dos candidatos pré-selecionados. Eles deverão confirmar as informações nas instituições de ensino para as quais foram convocados. Já a pré-seleção dos candidatos em lista de espera será liberada entre 4 de julho e 10 de agosto. 

Os pré-selecionados na chamada única do processo seletivo do Fies deverão acessar o endereço do Sisfies e concluir a inscrição para contratação do financiamento de 1º a 04 de julho. Já os estudantes pré-selecionados em lista de espera terão prazo máximo de cinco dias úteis, a contar da divulgação da listagem, para concluir a inscrição no Sistema.

Vagas remanescentes

Conforme anunciado no mês de março, caso haja vagas remanescentes, será realizado processo seletivo específico. Saiba mais!

Rio de Janeiro

Em função do calendário escolar das instituições do Rio de Janeiro, que passará por mudanças pela realização dos Jogos Olímpicos, os prazos ficarão suspensos no período de 05 a 22 de agosto, para os estudantes pré-selecionados nos cursos e turnos de locais de oferta localizados no referido município.

Para mais detalhes, acesse o Edital do Fies 2016/2.

Veja também

2ª chamada do Vestibular 2022/2 da Unemat está disponível
Matrículas podem ser feitas pela internet nos dias 9 e 10 desta semana.

Inscrições para o Fies 2022/2 estão abertas
São disponibilizados 44.370 financiamentos na edição do segundo semestre. Inscrições vão até esta sexta-feira (12).

Resultado do ProUni 2022/2 é liberado
Agora, os candidatos selecionados precisam comprovar as informações e apresentar a documentação para as instituições entre os dias 08 e 17 de agosto.

Unemat disponibiliza resultado do Vestibular Especial 2022/2 via Enem
Foram oferecidas neste vestibular o total de 651 vagas no formato presencial.

Unitins abre inscrições para Vestibular 2022/2 de cursos tecnológicos
São ofertadas 1 mil vagas em doze cidades tocantinenses.

Inscrições para o Vestibular 2023 da Faculdade Santa Casa de São Paulo estão abertas
A oferta é de 510 vagas, sendo 180 para o curso de Medicina, 80 para Enfermagem, 50 para Fonoaudiologia, 100 para Tecnologia em Radiologia e 100 para Tecnologia em Sistemas Biomédicos.

UEG divulga gabarito do Vestibular 2022/2
O caderno de provas do Vestibular ainda não foi disponibilizado pela Universidade.

Inscrições abertas para o Vestibular 2023 da Faculdade Albert Einstein
São 500 vagas para os cursos de Medicina, Administração, Engenharia Biomédica, Fisioterapia, Odontologia e Enfermagem.

2ª chamada do Vestibular 2022/2 das Fatecs (SP) é publicada
Os aprovados precisam ficar atentos à documentação solicitada para validação do processo no ato da matrícula.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular Adicional 2022/2 da UFRGS
Os candidatos serão selecionados por meio do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e edições anteriores do vestibular da UFRGS.

Prazo para se inscrever no Processo Seletivo Especial 2023 do Forma Pará encerra hoje (08)
As provas do Vestibular 2023 Forma Pará estão previstas de serem realizadas em 21 de agosto.

UEG aplica provas do Vestibular 2022/2 neste domingo (07)
O vestibular da UEG acontece das 13h10 às 17h10. Os portões dos locais de aplicação abrem às 11h45 e fecham às 13h.