O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde de quarta-feira, 25 de maio, o prazo que interessados em participar da 2ª edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) terão para se inscrever. Elas terão início no próximo dia 30 de maio e seguem até as 23h59 do dia 02 de junho, conforme horário de Brasília, pelo site SiSU. Não há taxa de inscrição.
Acesse aqui o Edital do SiSU 2016/2
Nesta edição, serão oferecidas 56.422 oportunidades as quais estão distribuídas em 65 instituições públicas de ensino superior. Confira as oportunidades. Para concorrer a elas é necessário que os estudantes tenham participado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 tirando nota acima de zero na redação. Cada candidato poderá fazer até duas opções de curso.
Durante o período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
Os resultados do SiSU 2016/2 estão previstos de serem divulgados no dia 06 de junho, em uma única chamada. As matrículas deverão ser realizadas nas respectivas instituições as quais foram selecionados nos dias 10, 13 e 14 de junho. Já as manifestações para o ingresso na lista de espera serão recebidas de 06 a 17 do mesmo mês.
A oferta de vagas desta edição aumentou 1,5% comparada a mesma edição do ano passado, quando foram ofertadas 55,6 mil vagas. Outros detalhes podem ser obtidos através do Edital.
ProUni
Também foi publicado na manhã de hoje, 27 de maio, no Diário Oficial da União (D.O.U.) o Edital do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2016/2. As inscrições terão início no dia 07 de junho e serão recebidas até o dia 10 seguinte, exclusivamente pela internet.
Podem participar estudantes que não tenham diploma de curso superior e que tenham realizado as provas do Enem 2015 alcançado, no mínimo, 450 pontos na média dos cinco testes, sem zerar a redação. É preciso ter cursado o Ensino Médio completo na rede pública de ensino ou na rede privada por meio de bolsa integral. Também é necessário ter renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.
Professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da escola, normal superior ou pedagogia podem concorrer a bolsas em cursos de licenciatura. O critério de renda não se aplica a estes últimos casos.
No ato do cadastro, é necessário informar o número de inscrição e senha do Enem 2015, além de um endereço de e-mail e número de telefones válidos. Os estudantes podem escolher até duas opções de curso, desde que deixem claro sua preferência, instituição, local de oferta, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. Os cursos não precisam ser os mesmos, assim como o turno e as instituições de ensino. Ainda não foi divulgada a quantidade de bolsas que serão oferecidas pelo Programa, mas isto deverá acontecer em breve.
O ProUni terá duas chamadas, sendo que a primeira delas sairá no dia 13 de junho, com confirmação das informações junto às instituições até o dia 20 seguinte. Já a segunda é prevista para o dia 27 de junho, com aferição dos dados até o dia 1º de julho. Manifestação para a lista de espera serão recebidos entre os dias 08 e 11 de julho, pela página do ProUni na internet. A divulgação da mesma ocorrerá no dia 14 seguinte, com confirmação entre os dias 18 e 19. Mais informações podem ser obtidas por meio do Edital.