Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições do SiSU 2016/2 começam na segunda-feira (30)

Inscrições do SiSU 2016/2 começam na segunda-feira (30)

Edital da 2ª edição de 2016 do ProUni também foi publicado com as datas do certame

Publicado por Érica Caetano
27/05/2016 08h05 , atualizado em 27/05/2016 14h22

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde de quarta-feira, 25 de maio, o prazo que interessados em participar da 2ª edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) terão para se inscrever. Elas terão início no próximo dia 30 de maio e seguem até as 23h59 do dia 02 de junho, conforme horário de Brasília, pelo site SiSU. Não há taxa de inscrição.

Acesse aqui o Edital do SiSU 2016/2

Como se inscrever no SiSU

Nesta edição, serão oferecidas 56.422 oportunidades as quais estão distribuídas em 65 instituições públicas de ensino superior. Confira as oportunidades. Para concorrer a elas é necessário que os estudantes tenham participado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 tirando nota acima de zero na redação. Cada candidato poderá fazer até duas opções de curso.

Durante o período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.

Os resultados do SiSU 2016/2 estão previstos de serem divulgados no dia 06 de junho, em uma única chamada. As matrículas deverão ser realizadas nas respectivas instituições as quais foram selecionados nos dias 10, 13 e 14 de junho. Já as manifestações para o ingresso na lista de espera serão recebidas de 06 a 17 do mesmo mês.

A oferta de vagas desta edição aumentou 1,5% comparada a mesma edição do ano passado, quando foram ofertadas 55,6 mil vagas. Outros detalhes podem ser obtidos através do Edital.

ProUni

Também foi publicado na manhã de hoje, 27 de maio, no Diário Oficial da União (D.O.U.) o Edital do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2016/2. As inscrições terão início no dia 07 de junho e serão recebidas até o dia 10 seguinte, exclusivamente pela internet.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Podem participar estudantes que não tenham diploma de curso superior e que tenham realizado as provas do Enem 2015 alcançado, no mínimo, 450 pontos na média dos cinco testes, sem zerar a redação. É preciso ter cursado o Ensino Médio completo na rede pública de ensino ou na rede privada por meio de bolsa integral. Também é necessário ter renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.

Professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da escola, normal superior ou pedagogia podem concorrer a bolsas em cursos de licenciatura. O critério de renda não se aplica a estes últimos casos.

No ato do cadastro, é necessário informar o número de inscrição e senha do Enem 2015, além de um endereço de e-mail e número de telefones válidos. Os estudantes podem escolher até duas opções de curso, desde que deixem claro sua preferência, instituição, local de oferta, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. Os cursos não precisam ser os mesmos, assim como o turno e as instituições de ensino. Ainda não foi divulgada a quantidade de bolsas que serão oferecidas pelo Programa, mas isto deverá acontecer em breve.

O ProUni terá duas chamadas, sendo que a primeira delas sairá no dia 13 de junho, com confirmação das informações junto às instituições até o dia 20 seguinte. Já a segunda é prevista para o dia 27 de junho, com aferição dos dados até o dia 1º de julho. Manifestação para a lista de espera serão recebidos entre os dias 08 e 11 de julho, pela página do ProUni na internet. A divulgação da mesma ocorrerá no dia 14 seguinte, com confirmação entre os dias 18 e 19. Mais informações podem ser obtidas por meio do Edital.

Veja também

Bahiana recebe inscrições para Vestibular 2022/1
Interessados nas 680 vagas em cursos da área de saúde podem usar notas do Enem ou fazer provas presenciais

FPS, no Pernambuco, está com inscrições abertas para Vestibular 2022/1
Há vagas para Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia

Cederj divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa e cotas do Vestibular 2022/1
Agora, a revisão da documentação que comprove o direito aos benefícios pode ser feita até amanhã, 19 de outubro. 

UFT divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2022/1
Puderam participar candidatos de baixa renda e estudantes da rede pública de ensino

UFRGS libera resultado do Vestibular 2021/2
Candidatos às mais de 1,4 mil vagas foram avaliados pelas notas de vestibulares anteriores ou do Enem

Pará: Cesupa recebe inscrições para Vestibular 2022
Processo seletivo oferece mais de 1,7 mil vagas. Para carreira de Medicina, são 160 oportunidades.

UEMS inscreve para o Vestibular 2022
Estudantes de escolas públicas terão o prazo até 29 de outubro para solicitarem isenção da taxa de inscrição. O resultado das solicitações está previsto de ser liberado em 18 de novembro.

UFSC está com inscrições abertas para o Vestibular 2022
Será a retomada das provas presenciais da Universidade. Estão sendo oferecidas pela UFSC 4.521 vagas distribuídas em 102 cursos de graduação.

Inscrições do Pism 2022 da UFJF são finalizadas
O Pism é o vestibular seriado da instituição mineira. Os candidatos fazem provas ao final de todos os anos do ensino médio, mas somente podem concorrer às vagas no terceiro e último ano.

Após prazo prorrogado, inscrições do PAES 2020 da Unimontes são finalizadas
A Unimontes está oferecendo 720 vagas para os aprovados na 3ª etapa do PES 2020. É reservado, pelo menos, 50% das oportunidades para as cotas.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022 de Medicina da Unitau (SP) é finalizado
Para efetivar a inscrição, é necessário realizar o pagamento do boleto, gerado a partir do preenchimento dos dados no site. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 31 de outubro.

Provas da 1ª fase de Medicina da UVV do Vestibular 2022/1 são realizadas
A UVV oferece 85 vagas para o curso de Medicina. As oportunidades são para Vila Velha/ES.