O Ministério da Educação (MEC) soltou no início da noite de ontem, 31 de maio, um novo balanço do número de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2016/2. De acordo com o órgão, até as 18h de terça-feira, 931.040 inscrições já haviam sido realizadas por 482.111 estudantes, já que é possível fazer até duas opções de curso. Os candidatos concorrem a uma das 52.422 oportunidades ofertadas e distribuídas entre 65 instituições públicas de educação superior. O prazo para se inscrever encerra amanhã, 02 de junho.
Inscreva-se agora!
Veja como se inscrever no SiSU!
Apesar do número significativo, ele ainda é bem menor se comparado as inscrições registradas na mesma edição do ano passado, mesmo com o aumento na oferta de vagas, quando às 18h do segundo dia já haviam sido registradas 1.664.715 inscrições realizadas por 865.041 candidatos. Naquela oportunidade, foram oferecidas 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior.
Uma das causas pode ser o número menor de instituições participantes. Alguns estados, como o caso do Amazonas, Goiás e Mato Grosso, não ofertam vagas nesta edição.
Nota de corte
Durante o período de inscrições, ou seja, até as 23h59 de amanhã, o sistema on-line informa diariamente a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos, possibilitando que eles possam alterar suas opções de curso. Acesse aqui! No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
Para concorrer as vagas do SiSU é necessário que os estudantes tenham participado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 tirando nota acima de zero na redação. Cada candidato poderá fazer até duas opções de curso por ordem de preferência, instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência.
O resultado do SiSU 2016/2 está previsto de ser divulgado no dia 06 de junho, em uma única chamada. As matrículas dos selecionados deverão ser realizadas nas respectivas instituições as quais foram aprovados nos dias 10, 13 e 14 de junho. Já as manifestações para o ingresso na lista de espera serão recebidas de 06 a 17 do mesmo mês. Outras informações podem ser obtidos através do Edital.