Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Mães que farão o Enem 2017 terão ajuda de babás voluntárias

Mães que farão o Enem 2017 terão ajuda de babás voluntárias

As inscrições para o "Mães no Enem" já estão abertas, exclusivamente por e-mail.

Publicado por Lorraine Vilela Campos
18/09/2017 13h47 , atualizado em 18/09/2017 14h30

Em seu segundo ano consecutivo, o projeto "Mães no Enem" está com inscrições abertas para estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e que não têm com quem deixar seus filhos nos dias das provas, assim como para as mulheres que desejam ser babás voluntárias nos dois dias. 

As interessadas em participar do "Mães no Enem", tanto voluntárias como beneficiárias da iniciativa, devem entrar em contato com a equipe pelo e-mail maesnoenem@gmail.com. Mais informações podem ser vistas na página do Mães no Enem do Facebook.

O projeto

A mulher que deseja ser voluntário do "Mães no Enem" deve preencher uma ficha de cadastro e enviar cópias de seus documentos pessoais e comprovante de endereço, material que será mantido em sigilo. Os responsáveis pelo projeto analisam a documentação e as informações e incluem o nome da pessoa na lista de voluntárias. 

A inclusão da voluntária é feita conforme o estado, a cidade e o bairro, já que o objetivo é que a babá seja de uma região próxima da mãe que fará o Enem 2017. 

A responsabilidade de analisar a vida da voluntária é da família da criança. Após firmada a parceria entre mãe e babá, o "Mães no Enem" encaminha um termo de responsabilidade para que ambas assinem. 

A burocracia envolvida é para dar mais segurança às mães na hora de deixar seus filhos com as voluntárias do projeto e evitar possíveis desistências. Em 2016, das 245 inscritas, apenas 44 se beneficiaram do "Mães no Enem" justamente por receio. 

Além de providenciar voluntárias para cuidar das crianças nos dias do Enem, o projeto também conta com outras iniciativas. São oferecidas aulas online de Português e Redação e também atendimento psicológico das participantes. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a primeira experiência no Enem do ano passado, a equipe do "Mães no Enem" percebeu que a necessidade de ajudar as estudantes com filhos estava além do momento do exame. Pensando nisso, o projeto foi ampliado para as mães que estão nas universidades. 

No "Mães na Universidade", as estudantes recebem auxílio de voluntárias que ficam com seus filhos para poder frequentar aulas ou provas; ajuda em trabalhos acadêmicos; empréstimos de livros e carona solidária. A quantidade de mulheres atendidas varia entre 10 e 15 por mês. 

A equipe do "Mães no Enem" também está com uma campanha para arrecadar notebooks para estudantes. O projeto faz o intermédio entre as pessoas que precisam do computador e as mulheres que desejam doar o equipamento. Além disso, existe ainda o serviço de manutenção gratuita para atender pessoas da periferia. 

Enem 2017

O Enem 2017 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. O primeiro domingo contará com 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, além da Redação. O segundo trará 90 perguntas de Matemática e Ciências da Natureza. 

O resultado do Enem está previsto para o dia 19 de janeiro de 2018. A pontuação pode ser usada para ingresso em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU); obtenção de bolsas de estudos de 50% ou 100% no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e dá a oportunidade de financiar a graduação pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Com informações da Agência Brasil

Veja também

UFMS está com inscrições abertas para o Vestibular EaD 2022
A oferta é de 1.200 vagas distribuídas entre os cursos de Ciência dos Dados, Processos Gerenciais e Tecnologia da Informação. Serão 400 vagas para cada curso.

UnB recebe inscrições do Vestibular Indígena 2022/2
Interessados podem se inscrever até 21 de julho. São 81 vagas para 42 cursos de graduação.

IFTO informa relação de aprovados do Vestibular 2022/2
Candidatos convocados deverão fazer pré-matrícula pela internet e se matricular posteriormente no campus.

UECE solta resultado do Vestibular 2022/2
Os candidatos passaram por duas etapas de provas, aplicadas no início e final do mês de maio.

Vestibulinho 2022/2 das Etecs (SP) acontece hoje (03)
O exame será realizado das 13h30 às 17h30. Os portões de acesso aos locais de aplicação das provas serão abertos às 12h30 e fechados pontualmente às 13h30.

2ª fase do Vestibular de Inverno 2022 de Medicina da Unitau (SP) é aplicada neste domingo (3)
Na prova de amanhã, os candidatos terão de produzir uma redação e resolver questões discursivas de Química e Biologia.

Nordeste: Provas da UEMA e UECE do Vestibular EaD 2022/2 são aplicadas amanhã (3)
Candidatos aos cursos da UEMA disputam 3.510 vagas, já os vestibulandos da UECE concorrem a 1.260 vagas.

Provas do Vestibular 2022 da ESPM são aplicadas neste domingo (3)
Candidatos terão de responder a 80 questões objetivas e produzir uma redação no período das 10h às 15h.

Edital do Vestibular 2023 da UFPR é publicado
Instituição receberá as inscrições do processo seletivo entre os dias 18 de julho e 31 de agosto.

Resultado da 3ª etapa do PAES 2021 da Unimontes (MG) é liberado
Candidatos podem interpor recurso contra o resultado preliminar entre os dias 2 e 4 de julho.

Resultado do Vestibular 2022/2 de Medicina da PUC Minas está disponível
A avaliação foi composta por uma redação e 50 questões objetivas.

UEMA divulga resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do PAES 2023
O prazo para interposição de recursos já passou, esse é o resultado final da gratuidade.