Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Cartão com locais de prova do Enem 2017 está disponível

Cartão com locais de prova do Enem 2017 está disponível

Documento estará disponível apenas na Página do Participante, no site do exame.

Publicado por Lorraine Vilela Campos
20/10/2017 00h01 , atualizado em 20/10/2017 11h04

Os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foram divulgados nesta sexta-feira, 20 de outubro. A informação está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante, no site do Enem

Acesse aqui seu local de prova do Enem!

Tire suas dúvidas sobre o Enem

O Cartão de Confirmação de Inscrição contém a localização das provas (instituição de ensino, bloco, andar e sala de aula), língua estrangeira escolhida pelo candidato, dados pessoais do participante, opção por atendimento específico ou especializado (quando for o caso) entre outros detalhes. 

O acesso às informações é feita informando o CPF e senha cadastrados na Página do Participante. Por isso, é importante manter seus dados de acesso ao site atualizados. Além disso, não deixe para conferir seu local de prova na última hora, já que o excesso de pessoas acessando o portal pode causar instabilidade e dificultar o login. 

Horário do Enem

O Enem 2017 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília), para mais de 6,7 milhões de inscritos. Você precisa ficar atento (a) se existe horário de Verão em sua cidade, pois pode haver diferença na hora de abertura e fechamento dos portões. Confira que horas as provas começam no seu Estado

HORÁRIO DE INÍCIO DO ENEM 2017
Azul: horário de Brasília - 13h
Verde: 12h
Bege: 11h
Vermelho: 10h

Os portões do Enem serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas terão início 30 minutos depois e, neste intervalo, os estudantes ficarão nas salas de aula e o tempo poderá ser utilizado para verificação de dados e medidas de segurança. 

O que levar para o Enem

Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação do Enem impresso, mas é recomendável. O documento tem as informações completas do local de prova, o que facilita a localização e evita possíveis atrasos. 

Já o documento de identificação original com foto, em bom estado de conservação, é um item obrigatório para entrar na sala de aula em que o Enem será aplicado. Se você tiver perdido seu documento, é preciso ter o boletim de ocorrência para fazer a prova. 

Enem 2017 contará com detectores de metais em todos os banheiros

A caneta de tinta preta (fabricada em material transparente) é obrigatória para marcar o cartão-resposta e transcrever a redação na folha definitiva. Outras cores de tinta e também lápis não são detectados no leitor óptico. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por se tratar de uma prova longa, é importante se manter hidratado e não ficar muito tempo sem comer. Leve água em garrafa transparente e sem rótulo e alimentos leves como frutas, castanhas, biscoitos, balas, chocolates. 

Enem terá aparelho que detecta ponto eletrônico

O celular deve ser desligado e ter sua bateria retirada ainda do lado de fora da sala. O fiscal de sala entregará uma embalagem para que o aparelho seja guardado, assim como moedas e demais itens que possam ser pegos pelo detector de metais. Se o participante for flagrado mexendo no celular, será eliminado do Enem.

Provas

O primeiro dia do Enem terá 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, sendo 45 para cada área. Além disso, haverá a redação, sendo a duração máxima das provas de 5h30.

O Manual da Redação do Enem 2017 já está disponível para consulta, explicando quais são as competências avaliadas na correção da redação, as regras para a produção textual, motivos que levam à nota zero e a importância de respeitar os Direitos Humanos. 

Veja também: Redações nota mil do Enem 2016

O segundo domingo do Enem contará com 45 questões de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza. Este dia terá duração máxima para a realização das provas de 4h30. 

Gabarito e resultado

O gabarito oficial do Enem 2017 será publicado três dias úteis após as realização das provas, mas logo depois das provas o Super Vestibular fará a correção comentada e em tempo real do Enem. A parceria com o colégio Oficina do Estudante trará as resoluções das questões em tempo real no site e no twitter @supervestibular.

O resultado do Enem 2017 está previsto para o dia 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser usadas para ingressar em universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018; conseguir bolsas de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiar curso superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Enem é no Super Vestibular

Aqui no Super Vestibular você se prepara de graça para o Enem 2017! Acesse nossas dicas, confira provas anteriores e treine seus conhecimentos, participe do simulado e veja comentários sobre as edições passadas

Veja também

UFMS está com inscrições abertas para o Vestibular EaD 2022
A oferta é de 1.200 vagas distribuídas entre os cursos de Ciência dos Dados, Processos Gerenciais e Tecnologia da Informação. Serão 400 vagas para cada curso.

UnB recebe inscrições do Vestibular Indígena 2022/2
Interessados podem se inscrever até 21 de julho. São 81 vagas para 42 cursos de graduação.

IFTO informa relação de aprovados do Vestibular 2022/2
Candidatos convocados deverão fazer pré-matrícula pela internet e se matricular posteriormente no campus.

UECE solta resultado do Vestibular 2022/2
Os candidatos passaram por duas etapas de provas, aplicadas no início e final do mês de maio.

Vestibulinho 2022/2 das Etecs (SP) acontece hoje (03)
O exame será realizado das 13h30 às 17h30. Os portões de acesso aos locais de aplicação das provas serão abertos às 12h30 e fechados pontualmente às 13h30.

2ª fase do Vestibular de Inverno 2022 de Medicina da Unitau (SP) é aplicada neste domingo (3)
Na prova de amanhã, os candidatos terão de produzir uma redação e resolver questões discursivas de Química e Biologia.

Nordeste: Provas da UEMA e UECE do Vestibular EaD 2022/2 são aplicadas amanhã (3)
Candidatos aos cursos da UEMA disputam 3.510 vagas, já os vestibulandos da UECE concorrem a 1.260 vagas.

Provas do Vestibular 2022 da ESPM são aplicadas neste domingo (3)
Candidatos terão de responder a 80 questões objetivas e produzir uma redação no período das 10h às 15h.

Edital do Vestibular 2023 da UFPR é publicado
Instituição receberá as inscrições do processo seletivo entre os dias 18 de julho e 31 de agosto.

Resultado da 3ª etapa do PAES 2021 da Unimontes (MG) é liberado
Candidatos podem interpor recurso contra o resultado preliminar entre os dias 2 e 4 de julho.

Resultado do Vestibular 2022/2 de Medicina da PUC Minas está disponível
A avaliação foi composta por uma redação e 50 questões objetivas.

UEMA divulga resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do PAES 2023
O prazo para interposição de recursos já passou, esse é o resultado final da gratuidade.