Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. MEC disponibiliza cartilha com orientação para a redação do Enem 2019

MEC disponibiliza cartilha com orientação para a redação do Enem 2019

Além de orientações para a redação, a cartilha também explica como é a redação do Enem e a sua correção

Publicado por Érica Caetano
10/10/2019 12h58 , atualizado em 10/10/2019 13h00
Crédito da Foto: Inep/divulgação
Crédito da Foto: Inep/divulgação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje, 10 de outubro, por meio de coletiva de imprensa, que já está disponível uma cartilha com orientações e regras para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Confira a cartilha qui!

Além de orientações para a redação, o encarte chamado “Redação Enem 2019: Cartilha do Participante”, explica como é a redação do Enem e a correção, e dá dicas e exemplos de redações que alcançaram nota 1.000 no ano passado.

A redação no Enem

Os candidatos do Enem são condicionados a redação que deverá ser produzida no tipo dissertativo-argumentativo. O texto deverá ter no mínimo sete linhas e não ultrapassar 30.

É proibida a identificação do participante na folha definitiva do texto e o título não é obrigatório. Só são aceitas redações escritas com caneta preta. 

A redação do Enem tem como nota máxima possível mil pontos. Os corretores levam em conta o texto a partir de cinco competências estipulados pelo Inep, sendo que cada uma vai de 0 a 200 pontos.

Veja mais aqui: Quais são as competências da redação no Enem
Veja também:  Em busca da nota 1.000 na redação do Enem

A correção da redação é realizada por dois corretores selecionados pelo Inep. Em caso de divergência, um terceiro corretor avalia o texto do participante.

Distribuição das provas

O Inep informou na semana passada que a distribuição das provas do Enem 2019 para os estados já começou a ser realizada, faltando um mês para o exame ser realizado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As provas estavam no 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, em Osasco (SP) e 408 mil impressões já saíram com a escolta da Polícia Militar para serem entregues na Bahia e no Pará. Ao todo, o Inep vai distribuir 10,2 milhões de provas em todo o Brasil, para atender os mais de 5 milhões de inscritos.

Todas as provas do Enem 2019 já foram impressas e, de acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, o planejamento está sendo seguido para que haja tranquilidade na aplicação do exame.

Provas

O exame será aplicado em dois domingos, 03 e 10 de novembro, em 1.727 municípios brasileiros. A partir do dia 16 de outubro os participantes poderão ter acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição para conferir os locais onde realizará as provas.

O primeiro dia de provas será formado por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e a tão temida Redação. No segundo será a vez de 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

Os gabaritos oficiais serão divulgados em 16 de outubro e não serão aceitos recursos e as respostas serão apenas para conferência.

O resultado do Enem 2019 é esperado para o mês de janeiro de 2020, mas a data ainda não foi definida.

 

Veja também

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.

Vestibular 2020/2 via Enem do IFSP está com inscrições abertas
Para participar é preciso ter feito o Enem entre os anos de 2015 e 2019 tirando nota acima de zero na redação.

Já estão abertas as inscrições para corretores de redação do Enem 2020
Para se cadastrar é preciso ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística. Prazo encerra em 05 de outubro.

Inscrições para o Vestibular 2021 da UFGD já podem ser feitas
Os interessados em concorrer uma das 982 vagas em 33 cursos de graduação, nas modalidades presencial (32 cursos) e a distância (Letras-Libras), podem se inscrever até às 17h do dia 20 de novembro.

Vestibular de Verão 2021 do IFSul (RS) é adiado por conta da pandemia
O Vestibular de Verão do IFSul acontece geralmente no mês de dezembro e será adiado para evitar a aglomeração de pessoas.