Você estudou a matéria, fez exercícios, revisou o conteúdo, descansou e agora está pronto para mandar bem no Enem 2019, certo? Mas, atenção, calma lá, não se esqueça de um item importantíssimo: a alimentação antes e durante as provas.
O Enem ocorre durante cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo. É uma prova que requer esforço cerebral de forma complexa, pois ter controle emocional, foco, memória, estratégia, raciocínio lógico e rapidez exige muita energia.
De acordo com a nutricionista Alessandra Bahmad, a energia em questão é encontrada na alimentação, que deve ser leve, antes e depois das provas. Como no Enem há muito cansaço físico e metal, então a recomendação é evitar comidas pesadas, como feijoada e fast foods, pois elas fazem como que a circulação passe a ser preferencial na região digestória e, com isso, o fluxo cerebral acaba diminuindo.
“É de suma importância garantir que o corpo receba os nutrientes necessários para ter um bom desempenho no Enem." (nutricionista Alessandra Bahmad)
Como há tantas opções de alimentos, é comum que você fique na dúvida entre o que comer e o que evitar antes e durante o Enem. Por isso, a profissional da área de saúde selecionou dicas práticas e sugestões de cardápios de alimentação saudável e específica para essa etapa.
Mas, antes, para começar, veja abaixo o que preferir e o que evitar na alimentação para o Enem 2019:
Alimentação - um dia antes do Enem
Para diminuir a ansiedade e o nervosismo e, consequentemente, ter uma boa noite de sono, Alessandra recomenda ingerir alimentos ricos em magnésio e vitamina C, tais como castanhas, chia, banana, espinafre, beterraba, iogurte natural, cereais integrais e frutas cítricas.
Com a finalidade de ajudar ainda mais a ter sono adequado um dia antes do Enem, Alessandra aconselha consumir menos alimentos no jantar. Para ela, o ideal é que se faça uma refeição mais leve, de fácil digestão, como sopas de legumes, omelete e saladas.
A nutricionista sugere um cardápio para esse dia. Anote!
Café da manhã
-1 fatia de pão integral
-1 fatia de queijo fresco ou 2 ovos mexidos
-1 copo de suco de laranja com maçã
Colação ou lanche da manhã
-1 Banana com 4 nozes ou
-1 copo de vitamina de banana com aveia
Almoço
Opção de proteína:
-Ovos mexidos ou omelete com queijo e legumes
-Peixe ao molho, assado ou grelhado
-Filé de frango grelhado
Opção de carboidrato:
-Arroz ou macarrão integral, batata doce, mandioca, inhame ou cará, preferencialmente assados ou cozidos
Opção de legumes cozidos:
-Brócolis, cenoura, couve flor e beterraba
Opção de salada:
-Alface, espinafre, agrião, cenoura ralada e linhaça
Lanche da Tarde
-Iogurte natural com granola ou vitamina de abacate
Jantar
-Sopa de legumes (cenoura, chuchu, beterraba, brócolis, mandioquinha e frango desfiado)
Ceia
-Chá de camomila
Alimentação - dia do Enem
Para evitar atrasos e outros contratempos no dia do Enem 2019, é importante você sair de casa com bastante tempo de antecedência. Planejamento e organização vão fazer bastante diferença, inclusive na alimentação.
A refeição principal no dia do Enem mudará conforme o horário de início das provas, considerando que algumas regiões começam mais tarde e outras mais cedo. Você pode almoçar ou fazer um lanche, desde que ambos sejam leves e de fácil digestão.
Leia também: o que não fazer no dia do Enem
“O estudante que optar pelo almoço pode comer omelete com legumes e queijo branco ou filé de frango e peixe grelhado, juntamente com um carboidrato complexo, ou seja, batata doce, arroz e macarrão integral, inhame, cará ou mandioca, mais um prato de salada de folhosos”, recomenda a nutricionista.
Caso o participante do Enem prefira um lanche, a sugestão da profissional são sanduíches naturais com pão integral, frango, queijo branco e verduras como alface e tomates por exemplo, acompanhados de suco natural.
Dicas práticas: o que comer na manhã antes de fazer as provas do Enem?
- Queijos, ovos, alimentos integrais, abacate, coco e outras frutas picadas e/ou desidratadas, castanhas e pipoca – esta última, por exemplo, confere saciedade
- Café e chás energéticos como o chá verde para evitar sonolência
- Bastante água para evitar o desequilíbrio de sais minerais que podem provocar possíveis alterações no raciocínio e na concentração
- Água com rapadura, que hidrata e fornece energia necessária para a hora da prova
E o que comer durante o Enem?
Conforme Alessandra já reforçou, é importante planejar as refeições. “Uma super dica é não consumir alimentos aos quais não esteja habituado, evitando assim possíveis intercorrências, como dores de barriga, dor cabeça, vômitos e flatulência”, afirma.
Veja abaixo três opções de lanches para o Enem!
Primeira opção:
-Água de coco
-Mix de castanha do Pará, amêndoas e castanha de caju
-Maçã
-Chocolate 70% cacau
Segunda opção
-Bolo integral de banana
-Suco natural
-Frutas desidratadas (banana, damasco e uva passas)
Terceira opção
-Sanduíche natural: com pão integral ou de aveia, com pastas/patês leves a base de atum, frango, ricota, cenoura ralada ou alface e tomate.
-Barrinha de proteína
Casos especiais
Estudantes que têm alimentação específica ou algum tipo de intolerância precisam ter atenção redobrada sobre o comer antes e durante o Enem 2019. Mais uma vez, planejamento é fundamental.
Segundo Alessandra explica, para estudantes que têm algum tipo de intolerância, como ao glúten e à lactose, o ideal é que todas as refeições da véspera e do dia do exame sejam realizadas e produzidas preferencialmente em casa, para que não haja perigo de se consumir algum ingrediente que os leve a passar mal.
Outro exemplo são as pessoas veganas, que, no dia do Enem, precisam combinar adequadamente os alimentos para que haja o suprimento de nutrientes suficiente para atender as necessidades do corpo.
Veja opções de lanches para estudantes veganos:
- Salada de frutas com sementes de chia e linhaça
- Leites vegetais, como de amêndoas e arroz
- Mix de oleaginosas
- Tapioca com queijo vegano
- Torradas integrais com geleia de fruta
- Pão integral com patê de tofu e tomate seco,
- Cookies integrais
- Suco de couve com maracujá
- Bolo de banana integral