O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, a lista de pré-selecionados e a lista de espera do primeiro processo seletivo de 2016 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Eles puderam se inscrever de 26 a 29 de janeiro.
Conforme o Edital, os estudantes pré-selecionados na chamada única deverão acessar o site do sistema do Fies (Sisfies) e concluir a inscrição, para contratação do financiamento, de amanhã (2) até o próximo sábado (6).
Ainda de acordo com o documento, se depois desse prazo houver vaga não ocupada, é de exclusiva responsabilidade do candidato participante da lista de espera acompanhar sua eventual pré-seleção na página do FiesSeleção na internet.
Lista de espera
Os estudantes que constarem na lista de espera deverão obrigatoriamente acessar esta mesma página já citada acima, no período de 7 a 18 de março, e declarar a condição ou não de estudante regularmente matriculado no curso, turno e instituição de ensino para a qual se inscreveram no processo seletivo do Fies 2016/1. Pré-selecionados também deverão concluir a inscrição no prazo de cinco dias corridos, a contar da divulgação da pré-seleção no FiesSeleção.
Fies 2016/1
Nesta edição, foram oferecidas 250 mil oportunidades de contratos em 25.323 cursos ministrados em 1.337 instituições particulares. Segundo balanço divulgado pelo MEC na última sexta-feira (29), o número de inscritos chegou a mais de 476 mil.
Entre as pouco mais de 90 instituições que ofereciam o curso de Medicina, a Universidade de São Francisco (USF), em Bragança Paulista (SP), com apenas uma vaga, teve a maior nota de corte (788,42). Já a menor (661,84) foi registrada pelo Centro Universitário de Mineiros, em Mineiros (GO), com oferta de 18 vagas. Isso demonstrou que, para obter o contrato de financiamento para um curso de Medicina, o estudante precisava ter, no mínimo, essas últimas notas no Enem. Veja detalhes
Somente puderam participar do Fies 2061/1 os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até dois salários mínimos e meio (R$ 2.200) e que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtiveram média de 450 pontos e não zeraram a redação. Somente foi possível escolher um único curso e turno.
Fies
Criado em 1999, o programa tem como objetivo financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições particulares presenciais que não têm condições de bancar os estudos. Para obter a contratação do serviço, após todos os procedimentos e pré-requisitos citados acima, é necessário a apresentação de um ou mais fiador, podendo ser a fiança convencional ou solidária.
O prazo para início do pagamento da dívida é de 18 meses após a conclusão do curso. Até a última edição, a taxa de juros do financiamento era fixada em 6,5% ao ano. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou se houve mudança nesse número. As faculdades precisarão dar desconto de, pelo menos, 5% no valor da mensalidade para contemplados pelo Fies.
Para mais informações, acesse o Edital do Fies 2016/1 ou o site do Fies.