O Ministério da Educação (MEC) adiou novamente a divulgação do resultado da modalidade Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) do Fundo de Financiamento Estudantil 2018/1. Agora, de acordo com o órgão, o resultado será disponibilizado em 23 de março.
A mudança do cronograma foi feita porque os bancos pediram mais tempo para a realização da análise cadastral dos candidatos do P-Fies.
Esta é a segunda modificação na divulgação do resultado do P-Fies. Anteriormente, o edital previa que os pré-selecionados fossem conhecidos em 12 de março, mas o MEC adiou para este dia 16.
Com o resultado em mãos, os selecionados deverão procurar CPSA da faculdade para a validação de suas informações em até cinco dias.
Após validar os dados na instituição, os candidatos deverão ir ao agente financeiro (banco) em até 10 dias, contados a partir do 3º dia útil subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA. É necessário levar a documentação exigida para a aprovação e formalização da contratação do financiamento.
P-Fies
Esta é a primeira edição do Fies em que há a divisão do financiamento por categorias com juros e sem juros. O P-Fies é uma modalidade em que há juros sobre as mensalidades.
O P-Fies 2018/1 ofertou 75 mil vagas. As oportunidades destinam-se a pessoas com renda de até 5 salários mínimos por pessoa. Os juros serão definidos pelos próprios bancos.
Os critérios para seleção do P-Fies são:
I – Classificação conforme a nota no Enem no grupo de interesse escolhido, levando em consideração as opções de curso/turno/local de oferta selecionados pelo candidato;
II - Só haverá a classificação e pré-seleção se tiver a pré-aprovação do financiamento por pelo menos um agente financeiro operador de crédito (banco).
Fies juros zero
A outra modalidade do financiamento permaneceu com o nome de Fies. Esta categoria contou com a oferta de 80 mil vagas sem juros para candidatos com renda de até 3 salários mínimos por pessoa. Os candidatos pré-selecionados tiveram até ontem para confirmar as informações para que possam prosseguir com a contratação.
Os candidatos que não foram selecionados devem acompanhar a página do Fies para ver se serão chamados na lista de espera. A convocação seria feita até 30 de março, mas passou para até 13 de abril. No P-FIES, não haverá lista de espera.
Enem no Fies
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi obrigatório para a participação nas duas modalidades do Fies. Os candidatos puderam escolher uma edição de 2010 a 2017 e tiveram que comprovar média de 450 pontos em todas as provas e nota superior a zero na redação.
Mais informações no Edital.