O Ministério da Educação (MEC) informou na manhã desta sexta-feira, 23 de março, o adiamento pela terceira vez, da divulgação do resultado da modalidade Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) do Fundo de Financiamento Estudantil 2018/1. A informação está na publicação de hoje do Diário Oficial da União (D.O.U.). Confira:
O resultado passou para a próxima segunda-feira, dia 26. A prorrogação ocorre por decisão conjunta do MEC com os bancos, que não conseguiram enviar os dados dos estudantes habilitados para o órgão.
O edital previa no início que os pré-selecionados fossem conhecidos em 12 de março, mas o MEC adiou para o dia 16 seguinte e depois para hoje.
Com o resultado em mãos, os selecionados deverão procurar CPSA da faculdade para a validação de suas informações em até cinco dias.
Após validar os dados na instituição, os candidatos deverão ir ao agente financeiro (banco) em até 10 dias, contados a partir do 3º dia útil subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA. É necessário levar a documentação exigida para a aprovação e formalização da contratação do financiamento.
P-Fies
Esta é a primeira edição do Fies em que há a divisão do financiamento por categorias com juros e sem juros. O P-Fies é uma modalidade em que há juros sobre as mensalidades.
O P-Fies 2018/1 ofertou 75 mil vagas. As oportunidades destinam-se a pessoas com renda de até 5 salários mínimos por pessoa. Os juros serão definidos pelos próprios bancos.
Enem no Fies
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi obrigatório para a participação nas duas modalidades do Fies. Os candidatos puderam escolher uma edição de 2010 a 2017 e tiveram que comprovar média de 450 pontos em todas as provas e nota superior a zero na redação.
Mais informações no Edital.