O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última sexta-feira, 8 de dezembro, o cronograma oficial do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018. Além disso, também foi informado que a oferta será de 239.601 vagas usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O primeiro passo do SiSU é a inscrição. Os candidatos terão entre os dias 29 de janeiro até às 23h59 de 1º de fevereiro para a realização do cadastro no sistema. É preciso ter feito o Enem 2017 e alcançar nota superior a zero na redação do exame.
Os candidatos poderão escolher até duas opções de cursos, levando em consideração as modalidades de ampla concorrência e os diferentes tipos de cotas. As notas de corte, pontuação mínima necessária para a vaga, serão divulgadas a partir do segundo dia de inscrição do SiSU, o que possibilita ao participante mudar a graduação escolhida até às 23h59 de 1º de fevereiro. Será liberado o balanço individual do concorrente também.
O SiSU terá apenas uma chamada regular. A convocação dos candidatos será feita no dia 2 de fevereiro e as matrículas serão recebidas entre os dias 5 e 7 seguintes.
Lista de Espera
Os participantes que não forem convocados em sua primeira opção de curso durante a chamada regular, mesmo se forem aprovados na segunda opção, poderão manifestar interessa pela Lista de Espera das vagas remanescentes de 2 a 16 de fevereiro.
As universidades e institutos, por sua vez, terão que disponibilizar ao MEC a lista de vagas disponíveis entre os dias 5 e 16 de fevereiro.
O MEC ainda não divulgou a partir de quando as instituições poderão realizar as chamadas da Lista de Espera.
Mais informações no Edital do SiSU.