Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Confira o passo a passo para se inscrever no Enem 2016

Confira o passo a passo para se inscrever no Enem 2016

Saiba como se inscrever no Enem 2016 com todos os detalhes e efetue seu cadastro de maneira tranquila!

Publicado por Érica Caetano
10/05/2016 12h22 , atualizado em 05/08/2019 10h58

As inscrições para a edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram início na segunda-feira, dia 09, e seguem até o próximo dia 20. No ato do cadastro, o candidato deve ficar atento para preencher corretamente todos os dados solicitados. Como forma de facilitar o entendimento e a fim de sanar qualquer dúvida, preparamos este passo a passo que o ajudará a concluir sua inscrição com segurança e tranquilidade. Confira também a galeria abaixo!

1- O primeiro passo é acessar a página principal do Enem 2016. Leia atentamente as orientações ao Participante e clique em “Inscrições 2016”. A última opção, descrita como página do participante, destina-se a quem já realizou sua inscrição no Enem 2016. Ao clicar no item de inscrições, você deverá preencher os campos indicados com o seu CPF e data de nascimento. O CPF deverá ser do próprio participante, não sendo aceito de pais ou terceiros.

2- Posteriormente, será aberto o formulário referente aos seus dados pessoais. Fique atento à opção “Etnia”, que pode ser usada para a participação no sistema de cotas, e para o e-mail, que deve ser único. O mesmo só poderá ser utilizado para uma única inscrição no Enem.

3- Depois disso, crie uma senha e uma pergunta secreta com sua respectiva resposta, para recuperar sua senha, caso seja necessário. É importante anotá-la em algum lugar para evitar esquecimentos.

4- Marque se necessita de atendimento especializado ou específico. Aqueles que possuem alguma deficiência ou condição especial deverão indicar uma dessas opções. Essa condição precisará ser comprovada através de documentos.

Os candidatos guardadores de sábados por questões religiosas, gestantes, lactantes, idosos e classe hospitalar devem ainda assinalar o item respectivo à categoria que se enquadrar discriminado nesta página.

5- Confira e confirme se todos os dados estão corretos.

6- Escolha a língua estrangeira de sua preferência para a prova, se inglês ou espanhol, e a cidade onde você vai fazer o Enem. Lembre-se de que as provas serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro, portanto, a escolha da cidade deve ser feita pensando onde você estará nas datas das provas, não precisando ser necessariamente a cidade onde mora atualmente. Essas opções só podem ser alteradas durante o período de inscrição

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Informe a sua escolaridade. Atenção: se você sinalizar que está cursando o ensino médio e o concluirá depois de 2016, não poderá participar do SiSU, ProUni e Fies. Para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, marque uma das três últimas opções.

Caso queira obter o certificado do ensino médio pelo Enem, você deve indicar esta opção e escolher um local para pegar o certificado. Guarde bem o nome do local. Não sabe como funciona o Enem como certificação do ensino médio? Clique aqui e entenda!

7- Agora chegamos a uma fase da inscrição que demanda mais tempo, que é o preenchimento do questionário socioeconômico. As informações passadas aqui poderão ser usadas para você conseguir isenção automática ou por meio da declaração de carência e para futuramente concorrer pelas cotas.

8- Pronto! A sua inscrição foi finalizada. Agora você precisa gerar o boleto, se precisar pagar a taxa de R$ 68, ou declarar carência, no caso da isenção da taxa de inscrição. Você também pode imprimir seus dados ou alterá-los até o final do prazo de inscrição, no dia 20 de maio.

9- Como explicamos, por meio da Página do Participante é possível acompanhar a inscrição. Caso você tenha preenchido que está no 3º ano do ensino médio na rede pública, aparecerá a seguinte informação: "Inscrição confirmada - inscrição gratuita". Caso não tenha efetuado o pagamento, a mensagem será: "Inscrição não efetuada - pagamento não confirmado". Geralmente, demoram 48 horas para o banco processar o pagamento.

Veja também

Unicamp antecipa divulgação do resultado do Vestibular 2021
As notas dos candidatos do Vestibular 2021 deverão ser liberadas na quarta. A matrícula virtual será recebida no dia 15 de março, das 09h às 17h.

UFMS divulga resultado do Vestibular 2021 e 3ª etapa do PASSE 2020
Processos seletivos foram realizados no final de janeiro em 11 cidades do Mato Grosso do Sul

MEC libera consulta às vagas que serão oferecidas no SiSU 2021/1
Sistema oferecerá 209.190 vagas em 5.685 mil cursos de graduação em 110 instituições públicas

UFRR disponibilizará mais de 700 vagas no SiSU 2021/1
Oferta é de 37 cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, por exemplo, são 16 vagas.

Unesp adia Testes de Habilidades do Vestibular 2021 por causa do coronavírus
Provas de aptidão estavam marcadas para o próximo domingo (7). Testes são para cursos como Arquitetura e Música.

Cursinho social gratuito 2021 no Rio de Janeiro inscreve para novas turmas
Pré-vestibular prepara estudantes de baixa renda para processos seletivo e Enem 2021

UFRB recebe inscrições do Vestibular 2020/2 para cursos de Matemática, Música Popular Brasileira e Artes
O prazo vai até 11 de março e não há cobrança de taxa. A oferta da UFRB é de 450 vagas, metade para cada grupo de candidatos.

UFSCar recebe inscrições para Vestibular EaD 2021 de Pedagogia
Interessados nas 150 vagas serão avaliados por meio de análise das notas do Enem 2015 a 2019

Resultado do Vestibular 2021 via Enem do IFPA é publicado
As 442 oportunidades foram oferecidas via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram aceitas as edições de 2017, 2018 e 2019.

Resultado da lista de espera do ProUni 2021/1 é liberado
Próxima etapa dos pré-selecionados é confirmar informações prestadas no momento da inscrição de 8 a 12 de março

Ceará: URCA divulga resultado do Vestibular 2020/2
Processo seletivo ocorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro em seis municípios do estado

UFT oferta quase mil vagas no SiSU 2021/1
A UFT oferecerá vagas nas seguintes modalidades de concorrência, de acordo com a existência de vagas em cada modalidade: ampla concorrência, ações afirmativas (Indígenas e Quilombolas) e Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas).