Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Confira o passo a passo para se inscrever no Enem 2016

Confira o passo a passo para se inscrever no Enem 2016

Saiba como se inscrever no Enem 2016 com todos os detalhes e efetue seu cadastro de maneira tranquila!

Publicado por Érica Caetano
10/05/2016 12h22 , atualizado em 05/08/2019 10h58

As inscrições para a edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram início na segunda-feira, dia 09, e seguem até o próximo dia 20. No ato do cadastro, o candidato deve ficar atento para preencher corretamente todos os dados solicitados. Como forma de facilitar o entendimento e a fim de sanar qualquer dúvida, preparamos este passo a passo que o ajudará a concluir sua inscrição com segurança e tranquilidade. Confira também a galeria abaixo!

1- O primeiro passo é acessar a página principal do Enem 2016. Leia atentamente as orientações ao Participante e clique em “Inscrições 2016”. A última opção, descrita como página do participante, destina-se a quem já realizou sua inscrição no Enem 2016. Ao clicar no item de inscrições, você deverá preencher os campos indicados com o seu CPF e data de nascimento. O CPF deverá ser do próprio participante, não sendo aceito de pais ou terceiros.

2- Posteriormente, será aberto o formulário referente aos seus dados pessoais. Fique atento à opção “Etnia”, que pode ser usada para a participação no sistema de cotas, e para o e-mail, que deve ser único. O mesmo só poderá ser utilizado para uma única inscrição no Enem.

3- Depois disso, crie uma senha e uma pergunta secreta com sua respectiva resposta, para recuperar sua senha, caso seja necessário. É importante anotá-la em algum lugar para evitar esquecimentos.

4- Marque se necessita de atendimento especializado ou específico. Aqueles que possuem alguma deficiência ou condição especial deverão indicar uma dessas opções. Essa condição precisará ser comprovada através de documentos.

Os candidatos guardadores de sábados por questões religiosas, gestantes, lactantes, idosos e classe hospitalar devem ainda assinalar o item respectivo à categoria que se enquadrar discriminado nesta página.

5- Confira e confirme se todos os dados estão corretos.

6- Escolha a língua estrangeira de sua preferência para a prova, se inglês ou espanhol, e a cidade onde você vai fazer o Enem. Lembre-se de que as provas serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro, portanto, a escolha da cidade deve ser feita pensando onde você estará nas datas das provas, não precisando ser necessariamente a cidade onde mora atualmente. Essas opções só podem ser alteradas durante o período de inscrição

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Informe a sua escolaridade. Atenção: se você sinalizar que está cursando o ensino médio e o concluirá depois de 2016, não poderá participar do SiSU, ProUni e Fies. Para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, marque uma das três últimas opções.

Caso queira obter o certificado do ensino médio pelo Enem, você deve indicar esta opção e escolher um local para pegar o certificado. Guarde bem o nome do local. Não sabe como funciona o Enem como certificação do ensino médio? Clique aqui e entenda!

7- Agora chegamos a uma fase da inscrição que demanda mais tempo, que é o preenchimento do questionário socioeconômico. As informações passadas aqui poderão ser usadas para você conseguir isenção automática ou por meio da declaração de carência e para futuramente concorrer pelas cotas.

8- Pronto! A sua inscrição foi finalizada. Agora você precisa gerar o boleto, se precisar pagar a taxa de R$ 68, ou declarar carência, no caso da isenção da taxa de inscrição. Você também pode imprimir seus dados ou alterá-los até o final do prazo de inscrição, no dia 20 de maio.

9- Como explicamos, por meio da Página do Participante é possível acompanhar a inscrição. Caso você tenha preenchido que está no 3º ano do ensino médio na rede pública, aparecerá a seguinte informação: "Inscrição confirmada - inscrição gratuita". Caso não tenha efetuado o pagamento, a mensagem será: "Inscrição não efetuada - pagamento não confirmado". Geralmente, demoram 48 horas para o banco processar o pagamento.

Veja também

Isenção do Enem 2024: saiba quando sai resultado dos pedidos de gratuidade
Estudantes poderão entrar com recurso por meio da Página do Participante do Enem 2024
Provas da UECE 2024/2 serão aplicadas neste domingo (28)
Saiba o seu local de prova e mais informações sobre o Vestibular 2024/2 da UECE
Inscrições para o Encceja 2024 começam nesta segunda (29)!
Confira mais informações sobre o Encceja e as demais datas do certame
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedidos de isenção encerram hoje (26)
Resultado preliminar dos pedidos deve sair no dia 13 de maio. Já o final no dia 24 do mesmo mês.
Olimpíada de História encerra inscrição amanhã (26)
Tenha mais informações sobre a inscrição, premiação e funcionamento da Olimpíada de História da Unicamp
Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira