Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Confira o passo a passo para se inscrever no Enem 2016

Confira o passo a passo para se inscrever no Enem 2016

Saiba como se inscrever no Enem 2016 com todos os detalhes e efetue seu cadastro de maneira tranquila!

Publicado por Érica Caetano
10/05/2016 12h22 , atualizado em 05/08/2019 10h58

As inscrições para a edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram início na segunda-feira, dia 09, e seguem até o próximo dia 20. No ato do cadastro, o candidato deve ficar atento para preencher corretamente todos os dados solicitados. Como forma de facilitar o entendimento e a fim de sanar qualquer dúvida, preparamos este passo a passo que o ajudará a concluir sua inscrição com segurança e tranquilidade. Confira também a galeria abaixo!

1- O primeiro passo é acessar a página principal do Enem 2016. Leia atentamente as orientações ao Participante e clique em “Inscrições 2016”. A última opção, descrita como página do participante, destina-se a quem já realizou sua inscrição no Enem 2016. Ao clicar no item de inscrições, você deverá preencher os campos indicados com o seu CPF e data de nascimento. O CPF deverá ser do próprio participante, não sendo aceito de pais ou terceiros.

2- Posteriormente, será aberto o formulário referente aos seus dados pessoais. Fique atento à opção “Etnia”, que pode ser usada para a participação no sistema de cotas, e para o e-mail, que deve ser único. O mesmo só poderá ser utilizado para uma única inscrição no Enem.

3- Depois disso, crie uma senha e uma pergunta secreta com sua respectiva resposta, para recuperar sua senha, caso seja necessário. É importante anotá-la em algum lugar para evitar esquecimentos.

4- Marque se necessita de atendimento especializado ou específico. Aqueles que possuem alguma deficiência ou condição especial deverão indicar uma dessas opções. Essa condição precisará ser comprovada através de documentos.

Os candidatos guardadores de sábados por questões religiosas, gestantes, lactantes, idosos e classe hospitalar devem ainda assinalar o item respectivo à categoria que se enquadrar discriminado nesta página.

5- Confira e confirme se todos os dados estão corretos.

6- Escolha a língua estrangeira de sua preferência para a prova, se inglês ou espanhol, e a cidade onde você vai fazer o Enem. Lembre-se de que as provas serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro, portanto, a escolha da cidade deve ser feita pensando onde você estará nas datas das provas, não precisando ser necessariamente a cidade onde mora atualmente. Essas opções só podem ser alteradas durante o período de inscrição

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Informe a sua escolaridade. Atenção: se você sinalizar que está cursando o ensino médio e o concluirá depois de 2016, não poderá participar do SiSU, ProUni e Fies. Para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, marque uma das três últimas opções.

Caso queira obter o certificado do ensino médio pelo Enem, você deve indicar esta opção e escolher um local para pegar o certificado. Guarde bem o nome do local. Não sabe como funciona o Enem como certificação do ensino médio? Clique aqui e entenda!

7- Agora chegamos a uma fase da inscrição que demanda mais tempo, que é o preenchimento do questionário socioeconômico. As informações passadas aqui poderão ser usadas para você conseguir isenção automática ou por meio da declaração de carência e para futuramente concorrer pelas cotas.

8- Pronto! A sua inscrição foi finalizada. Agora você precisa gerar o boleto, se precisar pagar a taxa de R$ 68, ou declarar carência, no caso da isenção da taxa de inscrição. Você também pode imprimir seus dados ou alterá-los até o final do prazo de inscrição, no dia 20 de maio.

9- Como explicamos, por meio da Página do Participante é possível acompanhar a inscrição. Caso você tenha preenchido que está no 3º ano do ensino médio na rede pública, aparecerá a seguinte informação: "Inscrição confirmada - inscrição gratuita". Caso não tenha efetuado o pagamento, a mensagem será: "Inscrição não efetuada - pagamento não confirmado". Geralmente, demoram 48 horas para o banco processar o pagamento.

Veja também

Dia do Papa: conheça mais sobre esta data católica
Saiba a história e os símbolos por trás do dia do Papa, lendo nossa entrevista com o Padre Brasileiro Alexandre Nunes.
Conheça o experimento online compartilhado da Unicamp para calcular Pi
A olimpíada de matemática da Unicamp desenvolveu um experimento em que você pode ajudar a trabalhar em um dos maiores mistérios da matemática, as casa decimais do número Pi
Cederj aplica provas do Vestibular 2024/2 neste domingo (30)
Candidatos concorrem a vagas de cursos superiores à distância no Vestibular 2024/2 do Cederj
Provas do Vestibular 2024/2 da Fatec (SP) serão aplicadas no domingo (30)
Candidatos terão de responder a 54 questões objetivas e produzir uma redação no Vestibular 2024/2 da Fatec
Enem 2024: Inep encerra recursos do atendimento especializado nesta sexta (28)
O atendimento especializado no Enem 2024 é direcionado a candidatos que precisam de recursos específicos para as provas
Unimontes (MG) publica Edital do Vestibular 2025
Processo seletivo marcado para novembro ofertará mais de 2,2 mil vagas em vários cursos de graduação
UFNT, no Tocantins, abre inscrição para Vestibular 2024/2 via Enem para Medicina e outros cursos
Para participar deste processo seletivo, estudantes precisam ter feito uma edição do Enem de 2019 a 2023
MEC abre inscrição do Fies 2024 para vagas remanescentes
Podem concorrer estudantes já matriculados em faculdades participantes do Fies
Locais de prova do vestibular 2024/2 da Fatec estão disponíveis
Confira onde as provas do vestibular 2024/2 serão aplicadas e mais informações sobre o processo seletivo
UENP, no Paraná, divulga datas e vagas do Vestibular 2025
Processo seletivo ofertará 775 vagas em cursos ministrados em Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho
USP ofertará mais de 11 mil vagas nos Vestibulares de 2025
Entre as oportunidades de ingresso em 2025 da USP, mais de 5,5 mil são destinadas a cotistas
Violência nas escolas: o que professores podem fazer?
Conversamos com o advogado e professor Fabiano Ferreira para conseguir conselhos práticos de como professores podem se respaldar juridicamente em situações de risco