Teve início na manhã de hoje, 23 de setembro, o prazo para os órgãos da administração prisional e socioeducativa indicarem as unidades que irão aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. O termo de adesão deve ser firmado exclusivamente pela internet até às 23h59 de 25 de outubro.
Cada Unidade Prisional ou Socioeducativa deverá indicar um responsável pedagógico para efetivar as inscrições dos participantes de 07 de outubro a 05 de novembro, mediante CPF do candidato. O profissional também terá acesso aos resultados obtidos pelos jovens e adultos e ficará responsável por pleitear sua certificação ou participação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), dentre outros.
Diferentemente do Enem tradicional, as provas são aplicadas em dias úteis nos presídios, já que as visitas ocorrem nos finais de semana. Este ano, elas estão programadas para os dias 03 e 04 de dezembro e serão constituídas por redação e quatro provas objetivas contendo 45 questões cada.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, os participantes serão condicionados às provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática, com duração de 5 horas e 30 minutos.
O Edital com as orientações e especificidades do Exame foi publicado na página 77, seção 3 do Diário Oficial da União desta segunda-feira. No ano passado, 23.665 pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa se inscreveram no Enem, sendo 20.687 homens e 2.978 mulheres. Desse total, 17.945 buscaram a certificação do ensino médio.