O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram nesta quinta-feira, 05 de setembro, o Guia do Participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, cujas provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro.
Acesse aqui o Guia de Participante do Enem 2013
Além de esclarecer os critérios adotados no processo de avaliação das redações do Exame e responder às principais dúvidas dos participantes, o documento, que foi desenvolvido pela equipe da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) e por especialistas na área de avaliação de textos escritos, também apresenta alguns modelos de redações que obtiveram nota máxima no Enem 2012.
Este ano, 7.173.574 estudantes se inscreveram para o Exame. No total, 15,7 milhões de provas serão impressas estes ano e distribuídas em 1.661 municípios e em 15.576 locais de aplicação. No ano passado, foram 12,7 milhões de provas. Além disso, 648 mil pessoas estarão envolvidas na aplicação das provas e 48.048 atendimentos especiais serão realizados para pessoas com deficiência, gestantes, idosos e lactantes.
O Guia
Logo no primeiro capítulo, o Guia apresenta as exigências estruturais e o processo de avaliação da prova de redação. Por meio do documento, fica claro que o candidato deverá elaborar um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, de acordo com a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Detalhes acerca de constatações de discrepâncias ou atribuição de nota zero também são expostas.
Já no segundo capítulo, o candidato terá acesso ao detalhamento das cinco competências que serão analisadas pelos dois professores na avaliação, inclusive com perguntas e respostas. Na terceira parte do Guia, a proposta de redação do Enem 2012 é apresentada com recomendações para um melhor desempenho do estudante nesta edição.
E por fim, no capítulo quatro, cinco provas que foram avaliadas com pontuação máxima no último Exame por cumprirem todas as exigências relativas às cinco competências são apresentadas, inclusive com comentários. O documento já está disponível e pode ser acessado pelo site do Inep.