Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Falta de limites no uso das redes sociais pode prejudicar estudante no Enem 2013

Falta de limites no uso das redes sociais pode prejudicar estudante no Enem 2013

Só em 2012, 65 candidatos foram eliminados do processo seletivo por postarem imagens referentes às provas nas redes sociais.

Publicado por Wanja Borges
24/08/2013 07h45

Além de apresentar um crescimento constante nos últimos anos, o uso de redes sociais no Brasil também vem ganhando destaque pela influência que exerce no comportamento dos cidadãos. Os jovens, principalmente, se veêm cada vez mais dependentes de aplicativos como facebook, twitter e instagram e acabam não impondo limites na utilização destas redes sociais. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma dessas situações. 

Mesmo explícita no Edital a proibição de telefones celulares, smartphones e tablets durante as provas, muitos estudantes ainda insistem em desafiar a segurança do Exame e comparecerem aos locais de provas portando os dispositivos eletrônicos ou, pior, utilizarem os aparelhos durante a aplicação do teste. Só em 2012, 65 candidatos foram eliminados do processo seletivo por postarem imagens referentes às provas nas redes sociais.  

A questão principal é que mesmo que a prática passe despercebida por fiscais de sala, o candidato ainda tem grande risco de ser desclassificado do processo seletivo, seja por denúncias ou pelo monitoramento realizado pelo Ministério da Educação, como aconteceu no ano passado. Através de pesquisas com hashtag e outros métodos, foi possível localizar facilmente os estudantes que fizeram postagens das provas durante o Enem e eliminá-los antes mesmo do encerramento das provas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo recomendações expressas no Edital, ao ingressar na sala de aula, o estudante deverá guardar o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, sob pena de eliminação. A embalagem deve ser lacrada, identificada pelo participante e mantida embaixo da carteira até o término das provas. Caso contrário, o estudante é automaticamente desclassificado do Exame e só poderá fazer outro Enem no ano seguinte.  

A regra é clara e simples. É aí que fica a pergunta, será que realmente vale a pena ignorar as normas da seleção e jogar fora um ano de estudo? Do que adianta ter uma foto da prova com muitas curtidas e não poder postar no facebook que você foi aprovado no maior exame educacional do país? A decisão é do estudante, mas o Super Vestibular dá a dica, afinal, quem avisa amigo é. 

Veja também

Inscrições para a seleção Enem-Unicamp 2022 são prorrogadas
Prazo seria finalizado hoje, dia 30, às 17h. Agora, segue aberto até 06 de dezembro e a taxa custa R$ 30. Candidatos que também se inscreveram para o Vestibular 2022 da Unicamp pagarão R$ 15 para se inscrever na seleção via Enem.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/1 das Fatecs (SP) é prorrogado
Inscrições seriam finalizadas amanhã, dia 1º. Contudo, prazo foi prorrogado até o próximo dia 08.

Inscrições do Vestibulinho 2022/1 das Etecs (SP) são prorrogadas
Elas seriam finalizadas nesta terça-feira, dia 30. Porém, prazo agora vai até às 15h do dia 06 de dezembro.

PUC Campinas divulga resultado do seu Vestibular 2022
Relação de aprovados não inclui o curso de Medicina. Para esta graduação, o resultado é esperado para 16 de dezembro.

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022 da UERR
As provas estão marcadas de acontecerem no dia 09 de janeiro de 2022, das 09h às 14h, em Boa Vista e Rorainópolis. Os locais de provas serão divulgados cinco dias antes.

Enem 2021: notas dos participantes serão liberadas em fevereiro
Informação foi divulgada pelo ministro da educação, Milton Ribeiro, na tarde de hoje

USCS divulga resultado do Vestibular 2022 de Medicina
Selecionados para as 180 vagas devem fazer matrículas de 6 a 9 de dezembro.

UPE anuncia mudanças no SSA a partir de 2022
Novo formato do SSA será implantado de forma progressiva, de acordo com as normas a serem publicadas a cada ano, acompanhando a implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco.

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2022
Resultado era esperado somente para 13 de dezembro, mas relação de classificados para a 2ª etapa saiu nesta segunda-feira (29).

Enem 2021: prazo para solicitar reaplicação é iniciado
A reaplicação do Enem 2021 acontece nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022, mesmo período em que haverá prova para os privados de liberdade e para os isentos faltosos que puderam se inscrever em setembro.

UFMS divulga local de prova do Vestibular 2022 e Passe 2021
Processos seletivos serão aplicados nos dias 5 e 12 de dezembro, respectivamente

Faculdade Albert Einstein finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2022/1
Estão sendo oferecidas 300 vagas no Vestibular 2022 para os dois semestres letivos do próximo ano. Esta é a primeira edição que tem a oferta do curso de Fisioterapia.