Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Proposta de intervenção na redação do Enem

A proposta de intervenção na redação do Enem deve estar muito bem articulada com os argumentos expostos, além de apresentar soluções viáveis para o problema.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
A proposta de intervenção é bem diferente de uma simples conclusão: é preciso intervir e apresentar soluções para o problema proposto
A proposta de intervenção é bem diferente de uma simples conclusão: é preciso intervir e apresentar soluções para o problema proposto

  Então, preparados? O grande dia está se aproximando, a edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio não vai ser nenhum mistério para quem seguiu uma rotina disciplinada de estudos e conferiu todas as dicas do Super Vestibular. Para alcançar a nota 1.000, confira uma abordagem simples e eficaz sobre a proposta de intervenção na redação do Enem.

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio apresenta algumas particularidades. Optou-se pelo tipo textual dissertativo-argumentativo, no qual o aluno deve apresentar argumentos e também justificá-los, provando assim sua aplicabilidade. Para elaborar uma proposta de intervenção conforme a matriz de referência da prova de redação, é importante que você não confunda a proposta com uma simples conclusão do texto: ao final da exposição das ideias, é indispensável que você mostre aos corretores propostas coerentes e viáveis para o problema sugerido no tema, caso contrário, sua pontuação ficará seriamente prejudicada.

Isso quer dizer que não basta finalizar seu texto, você deve intervir, e intervir significa atuar diretamente, agindo ou decidindo, emitindo e expondo opinião. Na sua proposta de intervenção, você deve apresentar soluções exequíveis, isto é, praticáveis, portanto, nada de propostas mirabolantes ou soluções milagrosas, é preciso analisar com cautela aquilo que pode ser, de fato, executado pelos cidadãos ou autoridades políticas.

A proposta de intervenção deve estar relacionada com os argumentos expostos e deve ser muito bem detalhada, mostrando assim que você se preocupou com sua elaboração e aplicabilidade. Além disso, vale ressaltar que, nos textos dissertativos-argumentativos, não vale ficar em cima do muro ou ser indiferente, é preciso intervir! Observe agora um exemplo de proposta de intervenção de um texto que alcançou a nota máxima na edição de 2013 e bons estudos!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Proposta de intervenção nota 1.000:

Na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o tema foi “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Observe a proposta de intervenção da candidata B.C.:

Portanto, a Lei Seca é importante para a redução do número de acidentes de trânsito. Porém, sua efetividade completa só ocorrerá com a mobilização da sociedade. Sendo assim, é preciso que o governo acrescente ao currículo escolar disciplinas como cidadania e segurança no tráfego, além de tornar mais rígidas as punições pelas transgressões e aumentar o número de postos de fiscalização. Ademais, deve-se fazer uma reforma no sistema de transportes públicos, aumentando o número desses nos horários nortunos e nas cidades periféricas. Dessa forma, será possível reduzir o número de mortes no trânsito e chegar a uma sociedade menos individualista.  

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Inscrições para o Vestibular 2022/2 do IFS já podem ser feitas
Interessados têm até 9 de junho para se inscrever. São 295 vagas para cursos de graduação.

Inscrições abertas para cursinho gratuito pré-Enem no Pará
São 3 mil vagas para curso nas modalidades presencial e online.

Facape (PE) adia prova do Vestibular 2022/2 de Medicina
Avaliação aconteceria neste domingo (22) para candidatos da ampla concorrência.

Notas da 1ª e 2ª etapas do Pism 2022 da UFJF já podem ser consultadas
Candidatos podem interpor contra o desempenho informado nesta quarta-feira (18), das 9h às 16h

UFSC abre inscrições para Vestibular 2022/2 de vagas remanescentes
Prazo fica aberto até o dia 26 de maio. Pedidos de isenção da taxa de inscrição são aceitos até o próximo dia 20.

IFRO está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/2
No ato da inscrição, os candidatos deverão escolher por qual modalidade desejam concorrer, se pelo Histórico Escolar ou se pelo aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Emescam (ES) solta resultado do seu Vestibular 2022/2
Para acessar o resultado, o candidato deverá clicar no link correspondente ao seu curso.

Inscrições do Vestibular 2022 da Uesb são prorrogadas até amanhã (18)
As provas do processo seletivo da Uesb serão aplicadas nos dias 05 e 06 de junho. Na ocasião, os participantes deverão responder 85 questões objetivas.

UEM libera 2ª chamada do Vestibular e do PAS 2021
Candidatos convocados devem solicitar matrícula pela internet entre hoje (16) e amanhã (17).

UEMA informa locais de provas do PAES 2022
Candidatos farão avaliação no próximo dia 22, das 13h às 18h.

Inscrições do Vestibular 2022/2 da UEG já podem ser feitas
Provas serão realizadas no dia 7 de agosto.

Pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2022/ já podem ser feitos
As Etecs vão disponibilizar computador e acesso à internet aos interessados na redução da taxa do Vestibulinho.