Logo Super Vestibular

Proposta de intervenção na redação do Enem

A proposta de intervenção na redação do Enem deve estar muito bem articulada com os argumentos expostos, além de apresentar soluções viáveis para o problema.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
A proposta de intervenção é bem diferente de uma simples conclusão: é preciso intervir e apresentar soluções para o problema proposto
A proposta de intervenção é bem diferente de uma simples conclusão: é preciso intervir e apresentar soluções para o problema proposto

  Então, preparados? O grande dia está se aproximando, a edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio não vai ser nenhum mistério para quem seguiu uma rotina disciplinada de estudos e conferiu todas as dicas do Super Vestibular. Para alcançar a nota 1.000, confira uma abordagem simples e eficaz sobre a proposta de intervenção na redação do Enem.

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio apresenta algumas particularidades. Optou-se pelo tipo textual dissertativo-argumentativo, no qual o aluno deve apresentar argumentos e também justificá-los, provando assim sua aplicabilidade. Para elaborar uma proposta de intervenção conforme a matriz de referência da prova de redação, é importante que você não confunda a proposta com uma simples conclusão do texto: ao final da exposição das ideias, é indispensável que você mostre aos corretores propostas coerentes e viáveis para o problema sugerido no tema, caso contrário, sua pontuação ficará seriamente prejudicada.

Isso quer dizer que não basta finalizar seu texto, você deve intervir, e intervir significa atuar diretamente, agindo ou decidindo, emitindo e expondo opinião. Na sua proposta de intervenção, você deve apresentar soluções exequíveis, isto é, praticáveis, portanto, nada de propostas mirabolantes ou soluções milagrosas, é preciso analisar com cautela aquilo que pode ser, de fato, executado pelos cidadãos ou autoridades políticas.

A proposta de intervenção deve estar relacionada com os argumentos expostos e deve ser muito bem detalhada, mostrando assim que você se preocupou com sua elaboração e aplicabilidade. Além disso, vale ressaltar que, nos textos dissertativos-argumentativos, não vale ficar em cima do muro ou ser indiferente, é preciso intervir! Observe agora um exemplo de proposta de intervenção de um texto que alcançou a nota máxima na edição de 2013 e bons estudos!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Proposta de intervenção nota 1.000:

Na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o tema foi “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Observe a proposta de intervenção da candidata B.C.:

Portanto, a Lei Seca é importante para a redução do número de acidentes de trânsito. Porém, sua efetividade completa só ocorrerá com a mobilização da sociedade. Sendo assim, é preciso que o governo acrescente ao currículo escolar disciplinas como cidadania e segurança no tráfego, além de tornar mais rígidas as punições pelas transgressões e aumentar o número de postos de fiscalização. Ademais, deve-se fazer uma reforma no sistema de transportes públicos, aumentando o número desses nos horários nortunos e nas cidades periféricas. Dessa forma, será possível reduzir o número de mortes no trânsito e chegar a uma sociedade menos individualista.  

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.